5 de dezembro de 2017

Três meses de dieta.

Tinha 58 quilos quando entrei na faculdade, há dez anos. Na altura decidi renovar o meu guarda-roupa, e entre outras coisas das quais não reza a história comprei umas calças da Levi's que adorava e que usava desde então. Durante a gravidez deixei de as usar por motivos óbvios, mas ficaram guardadas na minha caixa oficial das roupas-antigas-nas-quais-sonhava-voltar-a-caber-um-dia.

Quando comecei a fazer dieta a minha nutricionista perguntou-me qual era o meu objectivo, e eu disse que queria ficar com um peso saudável. Mas na verdade acho que tinha uma espécie de objectivo subconsciente: eu queria voltar a vestir aquelas calças, as calças de há dez anos, as calças que usava quando o Pedro se apaixonou por mim.

De certa forma, eu acho que queria pensar que a minha vida não tinha mudado grande coisa e que eu continuava a ser aquela miúda inocente e optimista, com energia para todas as aventuras da vida e sem grandes responsabilidades ou preocupações.



A Sara avisou-me que iria demorar uns três ou quatro meses a perder o peso que precisava para ficar impecável, e lembro-me que na altura isso me pareceu imeeeeenso tempo. Estávamos no fim de Agosto, em pleno Verão, ainda me faltavam quatro viagens e um número enorme de eventos sociais e era para mim impensável aguentar a dieta até ao Natal.

Três meses depois, ainda cá estou. Perdi dezasseis quilos. Teoricamente falta-me um quilo para chegar ao objectivo que tinha acordado, mas na verdade já estou a fazer a transição para a fase de manutenção.

Tenho agora 56 quilos e as calças da Levi's não me servem. Mesmo que me passem nas ancas (após muita dificuldade e uns certos saltinhos), não apertam. Foram-se.

Inicialmente chafurdei um bocadinho em auto-comiseração. Mas depois percebi que seria idiota esperar que nada mudasse, dez anos e um filho depois.

Afinal, são só umas calças.

Deitei-as fora.


(Para quem perguntou o nome da minha nutricionista, não respondi porque não sei. Foi-me recomendada por uma amiga e só sei que se chama Sara (ela disse-me o apelido, mas eu sou péssima com nomes). Mas mesmo que soubesse, acho sinceramente que os nutricionistas são como os obstetras: o que funciona para mim pode não funcionar para outra pessoa, e vice-versa. Por outro lado, recomendo vivamente terem acompanhamento nutricional se decidirem perder peso - não só pela questão de serem acompanhados por um profissional de saúde, mas também porque é um descanso ter alguém que 'controle' as coisas, que vos faça sugestões, que vos dê dicas, que faça reforço positivo quando é necessário e que seja assertivo quando é preciso.)

E pronto, está quase :D

7 comentários:

  1. Nós não pudemos estar a agarradas a um tempo que já passou :)

    ResponderEliminar
  2. Joana,
    mereces os parabéns :D colocaste um objectivo na tua cabeça e na minha opinião superaste-o. Haverá outras calças Levi's mais bonitas e confortáveis com as quais construirás novas. memórias.
    A imagem é apenas ilustrativa ou tens uma tatuagem? Muito bonita :D continuo a ganhar coragem para fazer uma XD

    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. São as vantagens de ser obsessiva :D

      É a minha tatuagem, sim. Fiz há duas semanas :D Andei meses a pensar no assunto, e eventualmente ganhei coragem e adoro :D :D :D Agora tenho que me controlar para não desatar a fazer mais :P

      Eliminar
    2. Usaste a tua obsessividade para algo bem positivo na tua vida, a tua saúde.
      Quanto à tatuagem é original e de certa forma, a tua cara :D Como referi no comentário anterior, continuo a ganhar coragem e agora a amamentar ficará para outra altura. Ganhei "tempo" para pensar no assunto. O desenho está escolhido desde os meus 16 anos, o local é que vai mudando.

      Beijinhos e boas festas.

      P.s.: já temos a árvore e as decorações montadas.

      Eliminar
  3. Agora arranjas umas novas calças, ainda mais giras para o novo formato do teu corpo saudável ;)

    ResponderEliminar
  4. Não podemos ser quem fomos nos passado,....temos que nos orgulhar o que somos no presente,....isso sim,.....e depois de ser mãe, ainda mais,...
    Passatempo a decorrer, na página de facebook aqui: https://www.facebook.com/omeurefugioculinario
    Espero por ti em:
    strawberrycandymoreira.blogspot.pt
    http://www.facebook.com/omeurefugioculinario
    https://www.instagram.com/marysolianimoreira/

    ResponderEliminar
  5. Nossa, parabéns. Me inspirou a continuar persistindo.

    ResponderEliminar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...r: 0" />