23 de julho de 2017

Nomes e mais nomes.

Nunca fui propriamente uma pessoas entusiasmada por nomes. Tinha alguma noção do facto de gostar de nomes 'diferentes' (como Humberto), mas nunca tinha dedicado muito tempo mental ao assunto.

Durante a gravidez o assunto dos nomes deu pano para mangas. Inicialmente pensámos em Benjamim, mas como aparentemente toda a gente do mundo odiava o nome ficámos com dúvidas. Quando nos decidimos por Matias, já eu estava grávida de 33 semanas, começou outro filme: o filme do segundo nome. Ora eu não gosto de nomes compostos, mas como o Pedro queria mesmo um segundo nome lá nos ocorreu José.

Hoje acho que o nome do nosso filho é perfeito.



Na altura em que ainda tínhamos muitas dúvidas o blog Nomes e mais Nomes deu-nos um jeitão. E fiquei tão fã do tema que desde então adoro ler o blog, penso imenso no assunto, faço listas mentais dos nomes dos nossos próximos dez filhos quando estou com dificuldades em adormecer e já obriguei o Pedro a votar umas quarenta mil vezes em nomes diferentes.

Vai daí, ocorreu-me fazer uma lista dos meus nomes preferidos. Pode ser que assim nos próximos filhos não tenhamos tanta dificuldade em escolher (posso sempre sonhar, certo?) :)

Nomes femininos:


Não deixa de ser curioso que apenas 6 destes nomes estejam no top 25 de nomes femininos mais registados em 2016: Alice (14º), Bianca (24º), Clara (16º), Diana (17º), Inês (9º) e Sofia (8º). Se calhar toda a gente tem razão e eu só gosto de nomes esquisitos :D


Tanto eu como o Pedro gostamos de Diana, Gabriela e Luísa, sendo que há uma clara preferência para Gabriela. 

Por um lado, Mati e Gabi soa lindamente. Por outro, Matias e Gabriela nem por isso (acho que Matias é um nome mais forte e Gabriela é um nome mais musical). Além disso, não me ocorre nenhum segundo nome que fique bem com Gabriela. Também temos Luísa (que até é o nome da minha avó e tudo), mas confesso que gosto mais de Gabriela :)

Nomes masculinos:


Nos nomes masculinos a coisa descamba à séria, possivelmente porque trabalho com miúdos e já vomito nomes como Martim, Rodrigo, Santiago, Salvador, Gonçalo, Guilherme e por aí fora. Não tenho nada contra eles, atenção, mas simplesmente não seriam nomes que colocaria num filho. Dos nomes masculinos que eu gosto apenas 5 estão no top 25 de nomes mais registados em 2016: Gustavo (21º), José (25º), Pedro (13º), Simão (24º) e Tiago (15º).


Benjamim ficou-nos claramente atravessado, e sinceramente arrependo-me um bocado de termos sido tão choninhas. É claro que agora adoro o nome do Matias e não o trocaria por nada, mas num próximo miúdo Benjamim é decididamente uma opção. Além disso eu adoro Nicolau e acho que combinaria lindamente com Matias, mas há outra vez a problemática do segundo nome (eu sei que a Filipa me lê, por isso pode ser que ela tenha sugestões) :D

E pronto, é isto. Já sei que somos doidos, que só gostamos de nomes estranhos e que os nossos filhos vão ser uns traumatizados :D