18 de julho de 2017

Catorze meses de Matias.

Desde os dez meses do miúdo que não faço um ponto da situação (shame!). Enfim, mais vale tarde do que nunca, e sei que um dia mais tarde vou adorar ler estas coisas (na verdade já adoro!) :D

* Alimentação

08.00h: 270ml de leite;
11.30h (na creche): sopa, prato e fruta;
15.00h (na creche): iogurte com fruta quatro vezes por semana, papa caseira três vezes por semana;
18.00h (já em casa): sopa, prato e fruta;
20.00h (antes da caminha): 270ml de leite.





As novas papas do Mati são feitas com aveia em grão na Julie :D
Aos doze meses o Mati começou a comer a comidinha dos papás, e desde então notamos que ele tem uma clara preferência pelo prato. Adora peixe grelhado com arroz e também parece gostar bastante de caril de frango e massa à bolonhesa :D Tornou-se mais esquisitinho com as sopas (embora continue a comer bem) e nem sempre quer a fruta. Gosta de comer bananas inteiras à dentada e adora iogurtes, principalmente iogurtes gregos :D Na creche continua a comer lindamente :D A fase da recusa alimentar parece ter passado por agora, embora ainda aconteçam algumas situações desse género (ainda hoje o Matias começou a empurrar o prato, por isso o jantar dele foram literalmente quatro bocados de manga, uma fatia de queijo de ovelha e uma colher de sopa!).

Já iniciado nas panquecas com banana :D
Depois de uma fase muito complexa que envolveu uma certa reorganização das nossas posturas, agora somos muito mais descontraídos em relação a isso. Se o Matias está a fazer birra porque não quer comer, não come e pronto. Afinal, o miúdo não está propriamente magrinho :D

* Sono

Depois do internamento o Mati voltou a dormir três sestas por dia: duas horas de manhã, duas horas depois do almoço e uma hora no fim da tarde. Também voltou a dormir 12h seguidas durante a noite (na verdade até dormia mais, porque deitava-se às 20h e acordava às 10h!). Entretanto já voltou ao seu registo habitual em que dorme uma hora de manhã e duas horas depois do almoço (na creche) e já raramente dorme a última sesta da tarde. Tem ido para a caminha às 20h e acordado às 8h :)


* Creche

Continua tudo a correr lindamente. Depois de ter passado duas semanas em casa comigo o Mati decidiu começar a fazer drama quando o deixava na creche, mas entretanto esta semana já está mais contentão novamente :) Segundo a auxiliar da sala também o notam mais carente de miminho, mas faz parte :)

Nas brincadeiras :D
* Rotinas

As nossas rotinas mantêm-se, mas agora o Mati fica mais cedo na creche porque eu voltei às quarenta horas de trabalho (blé). Entretanto começaram as birras para tudo (não quero vestir! não quero lavar os dentes! não quero trocar a fralda! odeio a minha vida!), mas sinceramente até acho divertido. Um dia faço uma publicação sobre lidar com as birras (não fosse a mamã interna de pedopsiquiatria!).

De manhã eu preparo o Mati, visto-o, lavo-lhe os dentes, dou-lhe o leitinho e vamos para a creche, onde chegamos por volta das 8.30h. O Pedro vai buscá-lo às 16h, brincam em casa, eu chego, brincamos mais, damos o jantar, brincamos, damos banho, bebe o leitinho e cama :) Normalmente acabamos o dia absolutamente esgotados :)

Família <3
* Personalidade

Como provavelmente já repararam, o Matias é um bebé muito sociável. Adora rir para toda a gente. É muito simpático. Adora atenção. Gosta de ouvir música, de dançar e de bater palminhas. Adora brincar às lutas de almofadas. Passou de brincar sozinho para querer brincar sozinho ao nosso lado para querer brincar connosco :) Parece ser um miúdo mais para o teimoso e a fase das birras já começou em força (embora dependa dos dias). Também parece ter um temperamento mais para o confiante, vamos ver :)


* Dentinhos

Passou de quatro para dez! :O Já tem os quatro da frente em cima e em baixo e dois molares :D

* Desenvolvimento no geral

Já anda sozinho! Gosta de dançar, agarra em todas as migalhinhas, consegue desenhar (fiquei em choque quando o vi pegar numa caneta pela primeira vez e começar a rabiscar um livro!) e bate muitas palminhas. Por outro lado, ainda não diz propriamente grande coisa de perceptível. Há uns meses dizia mamã e papá mas depois deixou de dizer, depois passou a dizer olá mas também lhe passou... Ele fala imenso, mas não se percebe rigorosamente nada do que diz :)

Na Quinta Pedagógica :D
* Actividades preferidas

Carregar em botões variados. Fazer asneiradas. Apanhar porcarias do chão e tentar comê-las. Dançar e bater palminhas. Trepar para a cama e para o sofá e descer sozinho. Jogar ao jogo do cucu.

Desarrumar! :D
Ver animaizinhos :D
* Saúde

Está outra vez impecável :D

Patuscão da mamã :D
Ainda com umas manchinhas! (Num tema não relacionado, não estou a maior fã da minha cor de cabelo neste momento. Acho que vou voltar a ser ruiva!) :)
Enfim, é um fofo :D