26 de março de 2017

Dez meses de Matias.

Tecnicamente são dez meses e meio :D Aqui vai a actualização do nosso patuscão :D

* Alimentação

08.00h: 270ml (!) de leite (e mais marchava se dependesse dele!);
11.30h (na creche): sopa, prato e fruta;
15.00h (na creche): iogurte quatro vezes por semana, papa caseira três vezes por semana;
18.00h (já em casa): sopa e fruta;
20.00h (antes da caminha): 270ml de leite (e mais marchava se dependesse dele!).

A transição para a sala dos 'bebés crescidos' trouxe a novidade de o Matias passar a comer a comidinha da creche ao almoço. Por um lado estávamos algo reticentes (há algo angustiante no facto do miúdo já não ser totalmente dependente de nós), mas por outro confesso que isto nos poupa imenso trabalho (porque as sopas duram agora o dobro do tempo e só precisamos de fazer pratos para o fim-de-semana!) :D



Independentemente disso, o Matias continua a comer muito bem e sinceramente não me ocorre nada a que o miúdo torça o nariz. Adaptou-se bem à comida da creche e come cheio de vontade. Já mastiga lindamente os pedacinhos pequeninos e já nem sequer lhe damos a comida passada. Adora iogurtes e sopa. Já gostou mais de fruta, mas ainda vai comendo bastante bem.

Um dos pratos iniciais: risotto de peixe com brócolos :)
Já é uma foto antiga, mas está amorosa :D
Farinha-de-pau de vitela com cenoura :)
Iogurte natural sem açúcar :D
De longe a comida preferida do Matias! :D :D :D
* Sono

Depois de umas quantas semanas a acordar um montão de vezes durante a noite porque queria fiesta, o Matias voltou ao seu registo anterior e passou novamente a dormir a noitinha toda. Por outro lado, agora acorda impreterivelmente às sete da manhã! :D Deitamo-lo às oito da noite e ele acorda às sete todo bem dispostão :) De dia normalmente dorme das 9.30h às 10.30h (na creche), das 12.30h às 14.30h (na creche) e das 17.00h às 18.30h (já em casa). Nesta última semana começou a dormir mais na última sesta (possivelmente porque estará mais cansado), por isso tem dormido das 17.00h às 19.00h. Nos fins-de-semana geralmente dorme ainda mais (agora são 11.40 e ele ainda está a dormir a sesta da manhã) :)

Gosto de dormir!
E também gosto de comer os sapatos!
* Creche

Está tudo a correr lindamente. Adoramos a creche. Agora o Mati está noutra sala com meninos bem mais crescidos (é o mais novo), mas está a adaptar-se muito bem e parece gostar :) Entretanto aprendeu a mandar beijinhos, por isso é o máximo deixá-lo lá e vê-lo a despedir-se com beijinhos :D


Coisa boa da mami :D
* Rotinas

De manhã o Mati acorda às 7.00h, mas fica na caminha até por volta das 8.00h (vai ficando enrolado nos cobertores a curtir o quentinho, ou a brincar, ou a roer as grades...) ¯\_(ツ)_/¯

Às 8.00h começamos as rotinas. Eu visto o Mati, dou-lhe o leitinho e depois visto-me (enquanto ele anda atrás de mim a gatinhar), lavamos os dentinhos (o Matias já lava os seus próprios dentinhos!), preparamos as coisas e chegamos à creche às 9.00h. Às 16.00h o Pedro vai buscá-lo à creche, vêm para casa, brincam, o Matias dorme uma sestinha, janta, brinca mais um bocadinho, toma banho, bebe o leitinho e cama :)




* Personalidade

Continua um malandrias. Só está bem a fazer asneiras. Farta-se de rir com palhaçadas. Adora fazer o pino e dar cambalhotas, e é frequente estar no nosso colo e atirar-se para trás porque quer ficar de cabeça para baixo (temos ginasta!). Sempre foi muito independente (desde que nasceu que nunca pareceu grande fã do colo, sempre preferiu andar a explorar), mas agora já pede colinho com os braços levantados e gosta de estar a brincar ao nosso lado. Continua a entreter-se muito bem sozinho, mas gosta de ter os papás por perto para um ou outro abracinho. Anda atrás de nós pela casa. É um miúdo super simpático e sorri para toda a gente. Como anda sempre a mexer-se e a fazer asneirada, tem sempre uma qualquer lesão!

Mega-hematoma
A tentar comer a máquina fotográfica :D
Ar de safadola :D
A fazer asneiras

* Dentinhos

Mantém os mesmos quatro: dois em cima e dois em baixo :D Escovamos os dentinhos de manhã e à noite. De manhã o Matias escova comigo na casa-de-banho (gosta de se sentar ao meu lado a escovar os dentes dele enquanto eu faço o mesmo), à noite gosta de ficar com a escova no banho a lavar os dentes (tenho que filmar isso, é mesmo o máximo!) :D

Dentolas :D
* Desenvolvimento no geral

Gatinha muito bem e muito rápido. Já anda muito bem agarrado às coisas, mas ainda não anda sozinho. Troca lindamente de posições: ora está sentado, ora está de gatas, ora está de joelhos, ora já está de pé... Também já diz mamã (embora diga mamamã) e papá (diz papá ou papapá). Dá beijinhos e dança ao som das músicas. Gosta de brincar aos índios (com a mão à frente da boca a fazer uhuhuhuh) :)

* Actividades preferidas

Roer e babalhar coisas variadas. Passear de um lado para o outro. Bater com os objectos e fazer barulho. Andar com os carrinhos.




* Saúde

De vez em quando vai tendo as suas coisinhas. Já teve algumas constipações, uma conjuntivite, uma balanite e uma gastroenterite. Nós somos muito descontraídos com estas coisas, e na verdade também temos sorte porque o miúdo normalmente está outra vez rijo passado um dia ou dois :)



E pronto, está um patuscão :D