6 de setembro de 2016

Férias 2016 #10: Matias, o leitor.

Mais uma ida à biblioteca para renovar o conjunto de livros cá de casa :D As pessoas da biblioteca devem achar que temos um parafuso a menos sempre que lá entramos com o Mati na mochila :D

'Houses around our world', um livro em inglês sobre os diferentes tipos de casa à volta do mundo :D E mais um dos livros da colecção 'Primeiro livro' :D


Também já tínhamos trazido um livro deste autor e gostámos bastante :) Este é sobre as profissões :D
Este é muito engraçado, e fala sobre as semelhanças entre os animais e nós :D Por exemplo, diz 'Todos os animais têm olhos, nariz e boca, tal como tu!' ou 'Todos os animais vivem numa casa, tal como tu!'. Só tem a pequena questão de também dizer coisas como 'Todos os animais têm uma mamã' e 'Todos os animais têm um papá', o que me deixa sempre sem saber o que fazer. Por agora tenho dito 'sabes Mati, há meninos que só têm mamã ou papá, ou têm duas mamãs ou dois papás!'. Eu sei que o miúdo não percebe nada e tal, mas são pancas pronto.
Também veio da biblioteca e fez imenso sucesso :D
Mati ainda de pijaminha a ler o seu livro :D
Nhom nhom que delícia
Estas cenas que os papás arranjam são mesmo saborosas!
Outros livros que adoramos cá em casa: a colecção 'Adivinha o som', o conto do lobo e os cabritinhos, o 'Muu! Muu!', com abas para adivinhar os animais da quinta, o livro musical da Dory, um livro de pop-ups com dinossauros ESPECTACULAR...
O 'eu e o meu papá', um livro com pequenos livros sobre alguns animais (leão, gato, cão, vaca, etc), os pop-ups dos animais de estimação, os três porquinhos, o Pedro e o lobo, a lebre e a tartaruga (um dos preferidos!) e um de abas para adivinhar animais :D Ainda há mais no quarto, mas estes são os que lemos mais agora :D
E pronto, se o miúdo não gostar de ler não vai ser certamente por culpa nossa! :D

14 comentários:

  1. Ele vai adorar ler! Se já começa a ser estimulado para a leitura, de certeza que vai gostar sempre de ter livros por perto.
    Sabes que essa questão dos dois papás e duas mamãs me dá um bocado que pensar? Gostava de ter cá em casa livros mais atualizados sobre isso para poder ir mostrando às miúdas. Também tenho o desejo secreto (pronto, não tão secreto quanto isso) de ter na escola da Lara e depois da Maria, ou nas nossas relações pessoais, casais homossexuais com filhos. Se calhar isso é uma grande pancada da minha parte e devia "pensar" com mais normalidade tipo, se acontecer aconteceu. Mas gostava mesmo de ensinar-lhes já algumas coisinhas ao nível da educação para a tolerância e o civismo. E filosofia, claro. :D Vou divertir-me muito a ensinar-lhes, tanto quanto souber, a ter pensamento crítico.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Espero que sim, embora ache que não é assim tão linear. Os meus pais sempre nos estimularam, e embora eu seja louca por livros (e quando era miúda então era impressionante, até ganhei prémios de leitura na escola), o meu irmão não tem qualquer tipo de interesse por ler (nunca teve, na verdade). Por isso não depende só de nós... Mas fazemos o que podemos :)

      Eu também acho que fazem falta livros sobre os diferentes tipos de família, mas depois noto que isto não faz qualquer tipo de 'confusão' aos miúdos. Tenho na consulta crianças que vivem com dois pais, que passam uma semana com a mãe e outra com o pai e o companheiro, que vivem só com os avós ou com os tios... E isto não é estranho para eles. É a família deles. E fico a pensar que se calhar nós é que complicamos as coisas ;) Eu tenho amigos homossexuais, mas nenhum tem filhos (aliás, nenhum dos meus amigos tem filhos ainda). E isso sempre será encarado de uma forma normalíssima cá em casa :) Mas sim, também tenho um bocado a panca de lhe ensinar tudo isto :D

      Eliminar
    2. O contacto com os livros, como é mais que sabido, é importante sim, mas também vai depender do próprio interesse individual.
      Dos 3 que cá tenho em casa, hoje adolescentes, uma é louca por livros, quer todos os que vê, a mais velha está numa fase em que pouco tem lido, após uma época de grande atividade. Ele é um calão, simplesmente não gosta de livros (com grande pena minha) e no entanto dos meus 3 filhos é o mais inteligente,

      No entanto, foram os 3 estimulados, da mesma forma para a leitura, desde pequenos e sempre tiveram livros adequados a eles.

      Eliminar
    3. Eu vou ter tanta pena se as minhas filhas não se interessarem por livros... Eu e o pai adoramos ler e fazemos visitas regulares à biblioteca. Até a mais novinha, de 2 meses, já foi à biblioteca comigo (embora não tenha ligado nenhuma a nada).
      Sempre li histórias à Lara com muito entusiasmo e teatralidade, e sempre lhe trouxe vários tipos de livros para perceber o que podia captar mais o seu interesse e hoje ela adora livros.
      Se, um dia mais tarde, ela se desinteressar vou apanhar uma grande desilusão mas pronto, pelo menos já estou preparada. :P
      Lá está, eu gosto tanto de ler que não imagino como é não gostar. Lembro-me que a descoberta da biblioteca foi um dos acontecimentos mais marcantes da minha infância. E, por acaso, os meus pais nunca me estimularam para ler. Até pelo contrário, ralhavam comigo porque estava sempre a ler: lia na casa de banho (ainda hoje), às refeições, em todo o lado que pudesse. :P

      Eliminar
    4. Duas sugestões para alargar os horizontes dos vossos filhotes em relação às diferentes famílias :

      Três com Tango (Justin Richardson e Peter Parnell)
      a partir de uma história verídica, em que dois pinguins machos "adotaram" uma cria.

      O Livro da família (Todd Parr) que é maravilhoso, como todos os que conheço dele :) Boas leituras!

      Eliminar
    5. O Três com Tango já andei a pesquisar, mas na altura aconteceu qualquer coisa que me fez não comprar o livro. Já não sei o quê sinceramente... Bem, vou voltar a pensar no assunto :) Vou pesquisar o Livro da Família :D Obrigada :D

      Eliminar
    6. Estou a pesquisar e o Todd Parr parece realmente ter livros bem fixes :D Obrigada pela sugestão! :D

      Eliminar
  2. O Matias esta tao fofinho, crescido e bonito. 😊
    Adoro a "panca"dos livros. :D Sem duvida que se um dia ele nao se interessar pela leitura nao sera culpa vossa.

    ResponderEliminar
  3. Ena, obrigada pela sugestão Paula! Não conhecia nenhum dos dois. :)

    ResponderEliminar
  4. Tão bom ver finalmente a carinha do Mati *.* Coisinha mais boa <3
    5 pontos por "emendares" essa parte do livro ^^

    ResponderEliminar
  5. Bem... que espectáculo! tantos livros!
    Olha com a tua experiência literária para crianças sabes de algum livro engraçado para explicar a morte a crianças? (parece oposto morte/engraçado!) Mas não é! O meu pai faleceu. Obviamente quero que o meu filho cresça a saber que teve um avô fantástico mas que já não está entre nós! Obrigada

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Oh :( Lamento imenso pela morte do teu pai :(

      Eu sei que já vi livros sobre isso (na Fnac, talvez?) mas assim de repente não me ocorre nada. Vou perguntar! :D

      Eliminar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...r: 0" />