13 de julho de 2016

Pano versus mochila versus carrinho?

Tenho recebido comentários e mails sobre a questão do pano versus mochila versus carrinho e achei mais prático responder numa publicação :)

Sempre achei que um carrinho era um item obrigatório. E lembro-me de estar no avião a caminho de Nova Iorque, grávida de dez semanas, a tentar decifrar as dezenas de carrinhos que apareciam nos diferentes catálogos da Prénatal e ficar seriamente confusa com a quantidade de informação absolutamente gigantesca que era preciso assimilar. Queria um duo ou um trio? E de que marca? E com que características? E o que raios era o isofix?

Olhando para trás, percebo que fiz borrada.



Achei lógico que precisávamos de comprar um trio - ou seja, com alcofa, ovo e carrinho de passeio. Afinal o ovo era obrigatório para o carro e não podíamos ter alta da maternidade sem ele, a alcofa era necessária enquanto o bebé fosse pequenino e a cadeira de passeio iria ser utilizada depois. No fim comprei um trio da Jané e dou graças aos santinhos por não ter empatado 1200 euros no Bugaboo Bee, porque na verdade nos últimos dois meses usei o carrinho duas ou três vezes.

https://apiassets.bugaboo.com/binaries/content/gallery/bugaboocms/strollers/products/bee/bee3/bugaboo_assets_configure_bee_01.gif
Mas o raio do carro é lindo caramba!
http://www.babyblue.pt/4144-24285-large/jane-trio-epic-matrix-light-2-clay-2015.jpg
O nosso carrinho
Há várias razões para isso. Na zona onde moro há imensas subidas e descidas (o que é bom para ginasticar os braços, mas chato porque chegamos a casa de rastos), acho a calçada em Lisboa pouquíssimo prática para andar com o carrinho (embora o nosso até seja bastante resistente), irrita-me a logística de abrir e fechar o carro (embora o nosso seja bastante fácil de abrir e fechar), temos três escadas à porta de casa e é um pesadelo sair com o carro sozinha e além disso acho o carro enooorme. É óbvio que ele já era deste tamanho (e nós escolhemos um dos carros mais pequenos!), mas é impressionante a quantidade de espaço que passamos a ocupar com um carrinho!

Entrou em cena a mochila. A mochila foi-nos oferecida pelos colegas de trabalho do Pedro no jantar surpresa que organizaram para nós e é da marca ByKay. No primeiro mês de vida do Mati o Pedro ficou em casa e era maioritariamente ele que usava a mochila, pelo que a minha experiência neste campo é mais reduzida. Ele adorava-a (aliás, ainda a usa) e eu sempre a achei super prática de colocar: com o tempo ele começou a tirá-la desapertando apenas um dos encaixes (o inferior), por isso pô-la era muito rápido. O Mati também sempre pareceu adorar a mochila.

A nossa
Quando o Pedro voltou ao trabalho e eu fiquei sozinha com o Mati entrou em cena o pano. O pano foi-nos oferecido pelos nossos antigos colegas de trabalho de Vila Franca de Xira e é - pasme-se - da marca ByKay também. Inicialmente é meio manhoso de montar, mas nada que a prática não ajude. O miúdo vai muito aconchegadinho, fica com a cabeça mesmo a jeito para dar beijinhos - o que não acontece com a mochila, porque como ele ainda é pequenino desaparece lá para dentro - e parece adorar aquilo. Fica muito calmo e adora dormir lá. Às vezes uso inclusivamente o pano em casa, principalmente quando ele está muito rabugento e eu tenho coisas para fazer e preciso das mãos livres.

No fim fiquei completamente rendida ao pano e temos saído com ele praticamente todos os dias. A única desvantagem (na minha opinião) é o pano ser quente, mas no nosso caso em particular isso até é bom porque o Mati adora ficar no quentinho. Também não dá muito jeito quando queremos sair para lanchar ou tomar um café, porque não temos onde pousar o miúdo - nessas situações temos levado o carrinho, mas não é inédito ele ir no pano na mesma.

Love love love :D
Enfim, em retrospectiva no nosso caso deveria ter gastado menos dinheiro - e tempo mental - no carrinho e mais a procurar outras alternativas, mas lá está: só quando nos vemos perante as situações é que percebemos o que funciona melhor no nosso caso. De qualquer das formas, sugiro que vão a um loja (pelo que sei tanto o pano como a mochila vieram da Totikids), experimentem o pano e a mochila e percebam o que resulta melhor para vocês.

Até há a possibilidade de não gostarem de nenhum deles, ou até que, tal como nos aconteceu a nós, a mãe prefira um e o pai outro. Mas o melhor conselho que posso dar é mesmo este: o que funciona connosco pode não funcionar convosco, e vice-versa. Não há nada como experimentar :)

Mati a dormir no pano

10 comentários:

  1. Eu acho que vou ser super fã do pano e/ou mochila quando tiver filhos. Sempre achei os carros mal jeitosos (sou super desajeitada) e o ovinho super pesado para andar com ele na mão (vai ser só para ficar no carro, mesmo!). No pano estão ali quentinhos, a ouvir o nosso coração, parece quase uma extensão da barriga. Levam colinho e miminhos, ficamos com os braços livres. Como nunca tenho calor, não creio que um dia seja um problema para mim!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olha que eu também nunca tenho calor (ainda durmo de lençol e edredão, por exemplo, e o nosso quarto é a divisão mais quente da casa!) e efectivamente fico suada na barriga com o pano :P Mas o Mati parece amar aquilo (fica super consolado) e quando chegamos a casa basta tirar-lhe a roupinha, passar-lhe água morninha no corpo e mudar a roupa (só para não o deixar depois arrefecer na roupa suada) :)

      Eliminar
  2. Sempre me fez confusão o pano.
    Nunca o experimentei por achar que o bebe vai muito torto e com pouco espaço livre para a cabeça e para respirar...
    Mas lá está, falo também, se calhar por nunca ter experimentado.

    http://diiana.blogs.sapo.pt/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Dá essa sensação a quem fica de fora, reconheço. Mas efectivamente há espaço para a cabeça, há forma de deixar a cabeça mais segura e há imenso espaço para respirar (até porque eles por tendência colocam a cabeça para um dos lados, ficando com o nariz livre :) É giro porque a mim faz-me imensa confusão é ele ir na alcofa a nadar :P

      Eliminar
  3. Conclusão: o carrinho que compraste então não usas muito? Estás como eu: quando a nossa filhota nasceu, compramos carrinho xpto e poucas as vezes o usamos,...olha acabei por o vender, anos mais tarte, pois tal como tu ocupava muito espaço e 1º que conseguíssemos abrir o dito cujo, era sempre uma luta. Quanto ao pano, sempre me fez uma certa confusão, os bebés estarem naquele posição, que para mim é esquisita. Quando somos mães temos tanto cuidado com o corpo do bebé, principalmente a cabeça. E vejo tantos pais a pegarem nos bebés de uma forma,....enfim,....o que vale é que eles crescem rápido :)
    Beijinhos,
    Espero por ti em:
    strawberrycandymoreira.blogspot.pt
    http://www.facebook.com/omeurefugioculinario

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não, de facto não uso muito. Pode ser que no próximo use mais, estamos a planear tê-lo já fora de Lisboa... Não sei :P

      É a posição fetal, não há nada mais intuitivo para um bebé pequenino :)

      Eliminar
  4. Também tenho um matrix ;) o Lucas anda sempre na alcofa, só tem 11 dias, ando a pesquisar sobre mochilas ergonomicas e panos, mas acho que vamos optar por uma mochila que se adapte ao crescimento dele, só ainda não decidimos qual :) Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Muitos parabéns pelo nascimento do Lucas Nádia :D :D :D Espero que tenha corrido tudo bem :D Olha eu ouço falar bem da manduca, tenho colegas de trabalho que compraram e gostam. Pelo que vi aquilo parece chato de montar e tirar, mas o pano também e é uma questão de prática :)

      Muitas felicidades :D

      Eliminar
  5. Ola Joana e Mati,

    Ha muito q nao escreve por aqui. Sempre q leio estou a fazer ou outra coisa qualquer e nao da jeito escrever.

    O Mati esta grande e vejo q vcs tem feito passeios muito giro e aproveitando bastante.

    Nos temos feito o mesmo. Decidi aproveitar o maximo os ultimos tempos ja q volto a trabalhar dia 1 de Agosto. Estou cheia de saudades do trabalho mad ja tenho saudades do Liam e de passar o dia todo colada a ele.


    Eu tenho o pano. É uma coisa q sempre quis comprar e o Liam adora. O engracado é que ele só gosta de ficar no pano quando Vamos para a rua para poder ficar atento a olhar para tudo. Dentro de casa detesta. Se o colocamos no pano e ficamos mais de uns minutos dentro de casa comeca aos berros.

    Uso a alcofa tambem dependendo de onde vamos e se vamos ficar o dia todo na rua. Se ele estiver acordado nao gosta de ficar na alcofa porque nao consegue ver nada.

    O meu pano é a marca funki flamingo se nao me engano. Comprei Pelo amazon. Para quem nao sabe ao certo se vai gostar ou nao é melhor nao comprar 1 muito caro. Eu peguei 20 libras e acho q compensou bastante.


    Bjnhos

    ResponderEliminar
  6. Boa tarde,

    Sabe onde posso comprar uma mochila bykay?

    Obrigada e felicidades

    ResponderEliminar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...r: 0" />