14 de julho de 2016

Dois meses de Mati :D

Hoje o Zé Carlos Matias faz dois meses. Dois meses inteiros. No entanto, parece que ele está aqui desde sempre e nem sequer nos lembramos de como eram as coisas antes de ele ter vindo enriquecer a nossa vida. Assistir ao desenvolvimento dele tem sido uma viagem do caraças :) Aqui vão alguns detalhes dos últimos meses:



O Mati:

* Tem agora 5710g e 60cm. É bastante comprido para a idade (está no percentil 85!) :D

* Adora sorrir para toda a gente, mas gosta imenso de sorrir para nós. Farta-se de sorrir enquanto lhe trocamos a fralda e até dá gargalhadas enquanto dorme. Tem o sorriso mais lindo do mundo :D

* É um mimalhão de primeira. Adora estar no colinho de toda a gente.

* Tem uma rotina de sono nocturno mais ou menos estabelecida que consiste em banhinho, leitinho e cama. Acorda uma ou duas vezes (mais frequentemente duas) por noite e dorme geralmente umas dez ou onze horas. Já adormece sozinho na cama dele.



* É um tipo friorento. Gosta de estar enroladinho nos cobertores todos e para ele quanto mais quentinho melhor!

* De dia é um chatalhão para dormir e ainda não temos propriamente uma rotina nesse aspecto. Há semanas em que dorme duas horas de manhã e duas de tarde, ultimamente tem andado cheio de folia e só dorme uma sesta curtinha de tarde, que eu aproveito para dormir também :)

* É imensamente curioso e está sempre a olhar para todo o lado. Gosta particularmente de andar comigo de um lado para o outro em casa.

* Não quer a chucha para nada, mas começou agora a descobrir as mãos e os brinquedos.

* Não é o maior fã de estar de barriga para baixo, embora o acalme quando ele está muito rezingão.

* Gosta de ficar a ver-nos a comer!

* Faz imensos sons e juro que parece que percebe o que nós dizemos e que tenta falar connosco.

* No geral é um miúdo bem dispostão e muito querido, embora tenha os seus momentos de 'agora apetece-me é chorar três horas seguidas, aqui vai!' :)

Eu:

* Sinto-me absolutamente impecável. Nunca tive baby blues, não me senti triste, recuperei lindamente do parto e sinto-me uma espécie de heroína todos os dias por conseguir keep my shit together :D Não há nada melhor para a minha auto-estima do que ser mãe :D


* Embora tenha imensa energia, passo a vida a dormir umas belas sestas! De noite durmo dez ou onze horas como o Matias (com os devidos intervalos para lhe dar a comidinha pelo meio, e demoro sempre bastante tempo a adormecer entre mamadas) e aproveito as sestas dele para eu própria pesar uns figuinhos (expressão que parece existir apenas na minha família). 

* Dos vinte quilos que ganhei na gravidez (eu sei, que biolência), onze já foram à vidinha deles. Não estou com pressa, mas estou muito empenhada :D Adeus croissants mistos da Padaria Portuguesa! * snif *.


* Ainda tenho dores no braço. Depois de ter partido o braço uma semana antes do Mati nascer e de ter ficado três semanas com ele imobilizado, fui diagnosticada com uma tendinite. Tecnicamente devia fazer fisioterapia, mas como #yolo #procrastinação #preguiça #nãotenhoquemfiquecomomiúdo estou a ver se isto se cura sozinho. Até ver estou melhor (nada como andar com um leitãozinho de seis quilos ao colo para curar um braço!) :D



* Ando entusiasmadíssima a programar as nossas próximas férias em família :D

* Consigo manter as minhas rotinas enquadrando o Matias nelas. Faço praticamente as mesmas coisas que fazia antes, mas agora tenho um sidekick :D



* Sinto saudades de não me preocupar com o sol e o calor, e se antigamente saía de casa quando quisesse agora evito ao máximo sair entre as 11h e as 17h.

* Sinto saudades de trabalhar! Eu sei que parece estranho (até porque durante a gravidez tive uma grande crise de 'não quero ser médica, estou na profissão errada!'), mas sinto saudades do meu trabalho :) É claro que quando tiver que voltar me vai custar horrores, mas pronto :)

É isto :D

20 comentários:

  1. Bem... ler estes teus relatos otimistas anima-me sempre. :D
    A minha Maria tem 13 dias e a Lara 28 meses e eu estou completamente irritadiça e insuportável. :P Não é sempre, claro.
    Chateia-me sobretudo estar em casa tanto tempo mas a maior parte do tempo ando muito feliz a contemplar a minha gordinha e a minha grandalhona. :P

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu também pensei que ia estar assim, até porque sou um bocadinho diva :P Mas não, sinto-me muito bem. Curiosamente, a minha vontade de ter mais filhos diminuiu drasticamente porque só penso 'e se com os próximos não corre tão bem?' :P Acho louvável quem tem filhos com idades próximas, a sério. Se eu já me sinto uma heroína acho que tu deves sentir-te uma deusa :D :D :D

      A mim não me chateia ficar em casa, mas chateia-me sobremaneira a questão do calor. Agora vão estar 40º no fim-de-semana e enquanto toda a gente pensa 'YEY' eu só penso 'OH NÃO, será que vou conseguir sair de casa?' :/ É óptimo ter bebés pequenos no Verão, mas neste aspecto é bem chato :/

      Eliminar
    2. Pois, o calor é uma chatice. Aqui nos Açores não temos tanto calor mas temos uma humidade de nos deixar com a roupa colada ao corpo o dia todo.
      Mas, seguindo o teu exemplo, sempre que posso vou passear com a Maria ao ar livre, a jardins, esplanadas, à beira do mar, tudo menos sítios fechados e cheios de gente. Faz maravilhas pela disposição. :)

      Eliminar
    3. Faz, não faz? :D Mesmo que seja só tomar um café, faz tanta diferença! :) E há programas que dá para fazer com eles na maior :) Por aqui andamos a pensar em ir ao Oceanário no fim-de-semana (mais por nós do que por ele, coitado, ainda não liga grande coisa a nada disso) :D

      Em Setembro vamos a São Miguel e espero que esteja um tempo mais agradável :D Pode ser que consiga levá-lo para tomar uma banhoca no Parque Terra Nostra :D

      Eliminar
    4. Como se diz por aqui vocês vão-se consolar na água quentinha do Parque Terra Nostra (ou na Poça da Beija) e com as comidinhas dos Açores. ;)

      Eliminar
  2. Pesar figos deve ser do norte, toda a minha vida ouvi essa expressão, é o mesmo que passar pelas brasas.
    A minha filha só agora com 13 anos é que dorme 11 horas seguidas, em bebé acordava de 3 em 3 horas religiosamente e demorávamos mais tempo a adormecê-la do que ela levava a dormir :-) Por isso tens uma sorte do catano!!! Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Aqui ninguém conhece! É uma expressão tão engraçada :D O Mati também acorda praticamente de 3 em 3h :) Faz um intervalo grande primeiro, de 4 ou 5, e depois faz 3 + 3 (por exemplo, ontem acordou às 4h, às 7h e às 10h) :) Mas acorda essencialmente para comer e adormece logo (ou quando não adormece levo-o para a caminha dele e ele adormece lá sozinho). Mas sim, acho que tenho uma sorte dos diabos. Não sei se é só uma fase e se isto vai piorar (cá em casa já tivemos fases de acordar de hora a hora para lhe dar o leitinho, mesmo sendo leite adaptado), mas assim não me posso queixar de todo.

      (Embora gostasse muito que ele fosse como eu quando era bebé, que pelos vistos dormia 12h seguidas desde sempre.) :P

      Eliminar
    2. era o que eu ia dizer Joana.
      essa expressão é de cá de cima, também a ouvi desde sempre!
      Continuação de dias felizes com o Mateus!

      Eliminar
  3. Tenho adorado acompanhar esta vossa grande viagem pela maternidade, que coincidiu também com a minha! A minha filhota é mais nova que o Matias apenas 3 dias e eu já estou em pulgas pela consulta da próxima semana, para saber a quantas andamos de peso. A "desvantagem" de amamentar é mesmo não saber a quantidade de leite que ingere e ficar sempre com aquele receio de não estar a ser suficiente (mas depois os neurónios sobreviventes do pós-parto começam a raciocinar e percebo que ela parece satisfeita e enche bem as fraldinhas, por isso não há crise!).
    Engraçado como, enquanto lia sobre o Matias, pensava como há coisas tão semelhantes cá por casa. Os sorrisos que nos derretem são o máximo. E as gargalhadas pequeninas enquanto dorme? Fico deliciada :D
    E o que ela gosta de mimo e de colinho? Mesmo tendo montes de gente a criticar - "ai que ela já é manhosa e mimalha, tens de desabituá-la do colo", acho isso tudo um disparate e acho muito bem que ela reclame por colo sempre que lhe apeteça.
    Ainda não dorme no quarto dela, continua no berço ao meu lado. Geralmente, adormece-me no colo mas depois fica bem na caminha. Mesmo que acorde quando a ponho lá, encosta a cabeça à borda da cama e volta a adormecer. E esta semana tem dormido cerca de 7/8 horas seguidas. E eu a acordar para ver se ela está bem e a pensar que são horas demais para um bebé tão pequenino estar sem comer... Mas ela dorme tão bem e mesmo quando lhe mexemos não acorda, pronto, lá deixamos ficar e aproveitamos para dormir também :D
    Durante o dia é mais chatinha também, e chega a pedir a maminha de 2 em 2 horas ou até com intervalos menores. Creio que é este calor, tem sede e sente necessidade da mama mais vezes.
    A mim toda a gente me diz "que sorte!!" porque ela adora a chupeta desde o primeiro dia! Não tinha levado para o hospital, porque a forma de pegar na chupeta e na mama é diferente e não queria dar-lhe chupeta antes de a amamentação estar bem estabelecida. Mas qual quê! Esta miúda adora chuchar, seja a chupeta ou a mamoca da mãe :D O que é óptimo, pois ajuda-a a acalmar. Ao mesmo tempo é mau, porque quando está a adormecer sozinha e com as mãozinhas sempre agitadas, muitas vezes arranca a chupeta sem querer e fica chateadíssima.
    Quanto a mim... hum, passei pelo baby blues (e acho que teve a ver com o facto de a inscrever no infantário e pensar que queria é ficar com ela em casa a tempo inteiro até aos 2 anos!!), mas passou. Tenho-me sentido cansada mas feliz. Desde que não me olhe muito ao espelho :P tenho apenas mais 1 kg do que antes da gravidez, mas acontece que já engravidei acima do peso que devia ter e agora parece que todo o peso extra se concentrou numa barriga chata :(
    Ah! Não sinto saudades nenhumas de trabalhar :P e pesar figos é uma expressão bem nossa, nortenha ;)
    Parabéns para o Matias pelo 2º mês :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Isso também nos acontece de vez em quando, mesmo estando a alimentar o Mati de biberão. Há fases em que ele come pouco, outras em que come muito, outras em que quer comer de 2 em 2h, outras em que fica 4h sem comer... Mas lá está, o que interessa é estar bem disposto e com vitalidade :)

      Sim, a questão de termos que os habituar é engraçada. Ainda ontem me diziam que devia começar a habituar-me a deixá-lo com outras pessoas, porque depois ele vai para a creche e custa mais... Mas ele só tem dois meses coitado :P E só vai para a creche em Janeiro! :P

      Geralmente o Mati também adormece no colo enquanto come e não acorda quando o deitamos, mas mesmo quando está acordado fica sossegadinho na caminha. Já percebeu a mensagem de que 'agora é hora de dormir' :) Passá-lo para o quarto dele também foi importante, porque como ele nos ouvia a conversar, a respirar e a mexer dormia sempre muito pior.

      Não é inédito ele fazer intervalos maiores, mas a rotina é mesmo as 5-6h. Já chegou a fazer 10h seguidas e tudo :D Ia morrendo quando acordei, fiquei tão assustada! Mas ele estava todo consolado, na maior mesmo :P Por outro lado mesmo quando dorme as 5-6h acorda, come em 20 minutos e volta a adormecer durante mais 3 horitas :)

      Aqui a questão da chupeta é mesmo mútua. Nem ele gosta, nem eu insisto. É verdade que é mais difícil quando ele está muito rabugento, mas nada que não se aguente com uma boa dose de paciência :)

      No início também achei que estava com a barriga feita num oito, mas agora está a ir ao sítio. Tenho é mais dez quilos do que o meu habitual, o que por vezes me deixa um bocado deprimida (como há duas semanas, em que tive de ir comprar um vestido para um casamento de uma amiga minha). Mas pronto, nada que não se consiga com algum esforço e tempo :)

      Eliminar
  4. Ola!
    Sou mae ha 10 meses e 4 dias e estou a adoraaaaaaaaar.
    Mas o estranho é que apesar de querer ser mae outra vez, retraio me porque penso no mesmo -e se da proxima nao corre tao bem? -
    Eu tb so tive pinky blues:)
    Bjs

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Acho que está relacionado com o facto das pessoas falarem tão mal da maternidade no geral. Quando as coisas correm bem connosco simplesmente assumimos que foi sorte e que da próxima vez isso pode não acontecer :P Mas efectivamente há bebés bem chatinhos. Eu fui uma bebé super pacífica, mas pelos vistos o Pedro foi um bebé terrível e traumatizante para os pais dele. E se me calha um desses para a próxima? :P

      Eliminar
  5. Parabens ao Mati e aos papas.

    O Liam ja esta com quase 11 semanas e nao faco ideia do peso. A ultima vez q pesou estava com 6 semanas e pesava 5kg e 56cm.

    Ele gosta bastante de dormir. Normalmente adormece mesmo as 22. Tenho tentado por ele a dormir mais cedo desde o inicio mas nao funciona. Quando esta muito cansado adormece depois do banho e leitinho por volta das 19h3p mas so dura no maximo meia hora. Depois acorda cheio de energia e so adormece mesmo as 22.

    Quando tem mesmo sono adormece sozinho na caminha dele no nosso quarto durante a noite ou adormece a comer e nao acorda quando o colocamos q dormir. Durante o dia dorme em qualquer lugar sem problemas.

    Nao temos routina durante o dia.

    Ele dorme as 22, acorda entre as 3h30 e 4h30. Come por 10 minutos ou 15 no maximo, troco a fralda (se nao troco fica a resmungar). Volta a dormir num instante. Eu é que as vezes nao consigo voltar a dormir logo. Acorda de novo as 7, 9 e 11. As 11 fica acordado 1 hora ou 2 a brincar depois volta a cair no sono para a sesta. Esta mesmo acordado a partir das 3.

    Tambem nao Tive baby blues. Tinha aumentado so 2kg na gravidez e depois do parto estava 3kg mais magra q o meu peso normal. Farto-me de comer e ainda falta 1.5 para o meu peso normal.

    Vou voltar ao trabalho 4 dias por semana. 1 dia em casa e 3 no escritorio. O Liam tambem so vai a creche em Janeiro.

    Teve umas colicas chatinhas mas ja esta a passar. Ha 2 dias esteve a chorar por 2 horas e tentei de tudo e esbarrei na musica do Quim Barreiros enquanto procurava play list para acalmar bebés . Calou, respirou fundo e adormeceu 😂😂😂

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Por aqui também tentámos pô-lo a dormir mais cedo, mas a hora dele é mesmo às onze. Se for para a cama às dez dorme pior :P É impressionante :P Por isso vai às onze ou onze e meia, acorda uma vez durante a noite (às 4h, às 5h, às 6h, vai variando), come, volta a adormecer e dorme mais três ou quatro horitas :) Acordamos por volta das 10 ou 11, dou-lhe biberão, brincamos, deixo-o a brincar e trato da casa, ele entretanto adormece e dorme mais meia horita, à tarde costuma dormir uma sesta também e a partir das 4 ou 5 fica bem acordado :) Depois às 8 costuma adorar rabujar :P

      Ele não tem propriamente cólicas, mas tem imensos gases e ainda não é regular no cocozito. Mas pronto, não me posso queixar :D

      Eliminar
  6. E o teu coração, como está? Pronto para outra? :) (estou a falar literalmente, claro. Metaforicamente acredito que tenhas uma cardiopatia hipertrófica irreversível :P)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Tem dias. O calor agora não ajuda, passo a vida a sentir-me mal :P Mas já estou muito melhor do que durante a gravidez, bolas :P

      Eliminar
  7. Expressão para sestas na minha família: pesar uns figos; pescar umas fanecas. :P Também uso!!

    Tens muita sorte e tiveram sabedoria em habituar logo o menino à cama e ao lugar dele durante a noite. :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pescar fanecas é giro :D

      Não tivemos propriamente grande remédio. O nosso quarto é a divisão mais quente da casa (facilmente atinge os 26-27º) e isso é perigoso para ele. Além disso ele dormia mal porque nos ouvia a respirar, a mexer ou a conversar e eu ainda dormia pior porque acordava ao mínimo barulho que ele fazia (até quando suspirava!). Ele também nunca se adaptou bem ao berço, estava sempre a bater com os braços dos lados... Na altura senti-me um bocado insegura, mas decidimos seguir o nosso instinto e tomar a decisão que para nós fez sentido. Estamos todos muito satisfeitos. Ele dorme bem, nós também, e assim fica cada um no seu sítio :) E de tarde ainda pesamos uns figos juntos na nossa caminha :D

      Eliminar
  8. Fico muito feliz por estarem contentes e felizes. Aproveita cada segundo. Ainda não fui mãe mas tenho uma irmã com menos 15 anos portanto já fiz o "estágio de quase-mamã" :P

    P.S. Alterei o URL do blogue. http://omundoencantadodatulipanegra.blogspot.pt/
    Para voltares a receber as notificações sobre as novas publicações basta adicionares o link anterior à tua lista de leitura =)

    ResponderEliminar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...r: 0" />