16 de março de 2016

Pregnancy Diary #93

Comecei a fazer a mala da maternidade há duas semanas e terminei-a na Segunda-feira. Usei a lista padrão do hospital onde em princípio nascerá o bebé (o Garcia de Orta), bem como outras sugestões que encontrei em sites. No fim fiz duas malas, uma para mim e outra para o bebé.

Sei que são muuuuuitas coisas (muuuuuitas mesmo), mas sou uma miúda prevenida e o hospital é relativamente longe de minha casa (e não me apetece andar a mandar o Pedro em longas demandas para trazer mais isto ou aquilo). Vai daí, aqui vai a minha lista da maternidade :)



Para mim: 

* Três pijamas ou camisas de dormir de amamentação - Levo duas camisas de dormir e um pijama, todos da Prénatal;
* Roupão fino - Foi uma prenda de Natal, da Gap;
* Dois soutiens de amamentação - Na verdade vou levar o soutien que comprei para usar durante a gravidez e outro de amamentação, um tamanho acima. Comprei ambos na Prénatal;
* Cinta pós-parto - Comprei na Prénatal também.
* Chinelos de quarto - Comprei na Prénatal, não tinha porque nunca ando de chinelos em casa (ups);
* Chinelos de duche - Levo os meus chinelos de praia normais;
* Duas toalhas de banho - O hospital fornece, mas achei que me ia sentir mais confortável com as minhas toalhinhas. Levo duas toalhas grandes e uma pequena para secar o cabelo. 
* Saco para a roupa suja;
* Creme dos mamilos - O meu é o PureLan da Medela;
* Discos absorventes - Não estou a contar precisar deles, mas mais vale prevenir. Comprei os da Chicco;
* Compressas térmicas para o peito e a pipi - Levo porque o Pedro recebeu umas quantas para os olhos que vou usar para esse objectivo. Sim, eu digo pipi. Sim, as pessoas acham que os médicos recebem congressos nas Bahamas, quando na verdade recebem compressas térmicas para as pipis das suas mulheres parturientes :)
* Pensos higiénicos grandes - Comprei na Prénatal. Para quem nunca passou pelo parto, são literalmente fraldas. É uma deprimência;
* Seis cuecas descartáveis - Comprei no Continente. Ainda pensei levar as minhas porque achei que ia ficar mais confortável, mas quando vi o tamanhão dos pensos higiénicos mudei logo de ideias. Não sei se já disse, mas isto é uma deprimência;
* Caderno e caneta - Normalmente ando sempre com eles;
* Álcool gel - Para as visitas :)

(Vão para a mala no fim)

* Escova dos dentes e pasta dos dentes;
* Escova do cabelo;
* Champô, amaciador e gel de banho;
* Desodorizante;
* Perfume;
* Baton hidratante;
* Boletim da grávida e exames;
* Máquina fotográfica;
* Carregador da máquina fotográfica - Acho que vou ficar maluquinha a fotografar o meu filhote;
* Secador de cabelo - Detesto ter o cabelo molhado, por isso vou levar o meu trambolho comigo;
* Telemóvel;
* Carregador do telemóvel;
* A roupa para sair encarreguei o Pedro de levar depois.

Para o bebé:

* Uma mala à parte com body, calça, babygrow, meias, sapatinhos, gorro, casaco, fralda de pano e manta - A primeira roupinha do bebé;
* Cinco mudas de roupa completas - Cinco bodies, cinco calças, cinco babygrows, cinco meias, quatro sapatos, dois gorros e quatro casacos. Dividi tudo em saquinhos de congelação grandes que comprei no IKEA;
* Três fraldas de tecido;
* Três mantinhas tricotadas pela bisavó;
* Três babetes;
* Duas toalhas de banho - Creio que fornecem no hospital, mas vou levar para o caso de serem precisas;
* 25 fraldas descartáveis - Levo da Libero tamanho 1;
* Toalhitas - Levo da Aveeno;
* Creme do rabinho - Levo da Uriage;
* Champô e gel de banho - Levo da Uriage também;
* Creme hidratante - Idem;
* Escova de cabelo;
* Tesoura de pontas redondas;
* Álcool a 70%;
* Compressas esterilizadas - Duvido que sejam necessárias tendo em conta que estou no hospital, mas enfim;
* Soro fisiológico - Idem;
* Uma chucha - Não são de todo recomendadas nos recém-nascidos, mas está na grande maioria das listas de maternidade que vi. Não creio que vá usá-la, mas como também não ocupa muito espaço vai comigo;
* Uma corrente de chucha;
* Saco para a roupa suja;

E pronto, é isto :D Agora só falta o freguês decidir em que dia quer fazer o check-out, porque por aqui já está tudo prontinho :D

(Mas de preferência aguenta-te aí dentro mais um bocado coisinha fofa da mamã.)

47 comentários:

  1. Pela minha experiência,leva mais fraldas. Conta com umas oito a a dez por dia. Uma hora pequenina.

    Diana,mãe da princesa Maria com 11 meses

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Parabéns pela bebé :D Eu contei oito por dia para três dias, será pouco? Supostamente no hospital dão, pelo menos na lista deles não pedem :)

      Eliminar
    2. no hospital dão... sem stress

      Eliminar
    3. Depende dos hospitais. Conheço uns 3 que não dão e só têm para a neonatologia.

      Eliminar
  2. Realmente, a parte das cuecas descartáveis e dos pensos é mesmo uma deprimência, bah. Ainda por cima depois de 40 semanas sem período menstrual, ninguém merece.
    Neste aspeto, acho que a natureza não foi nada simpática.
    Que corra tudo bem :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A dada altura eu ainda pensei algo do género 'pff não devo precisar de tantas cuecas!'. Mas parece que preciso :P

      Eliminar
    2. Já deves conhecer, mas num blogue aconselharam estas cuecas-penso (quem eu quero enganar... são fraldas :P ) e eu guardei para futura referência porque achei do mais prático que há. Parecem ser super finas e discretas, e diz que basta rasgar para tirar (assim dá para evitar teres de baixar e levantar pernas). Achei uma dica super útil. Sei que se compram na farmácia, nos supermercados nunca reparei.
      Beijinhos :)

      Eliminar
    3. Que estupidez, esqueci-me de mandar o link XD e fui pesquisar de propósito para por no comentário! LOL Que despassarada. Aqui vai :P
      http://www.tena.pt/mulheres/produtos/os-nossos-produtos/cuecas/tena-pants-maxi/

      Eliminar
  3. Os pensos do hospital são estranhíssimos. Fazem-me lembrar pensos higiénicos dos anos 80. Desta vez vou levar fraldas de senhora em vez de usar cuecas descartáveis e aqueles pensos desconfortáveis.
    Que corra tudo muito bem :)

    ResponderEliminar
  4. No hospital Amadora-Sintra forneciam umas cuecas/cintas que eu usei e gostei muito...as descartáveis ficavam muito justas e mais o penso...foi uma boa opção...quanto a fraldas para o bebé fui alternando (minhas e do hospital). A mantinha também era fornecida pelo hospital e depois quando tivéssemos alta devolvíamos e recebíamos uma prenda...Vai tudo correr bem!! Também levei chucha e o meu ao fim de 4 dias usou (estive internada 9 dias). Não sei com és em relação aos pés...eu sou muito friorenta e levei/usei meias!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu comprei descartáveis tamanho M, mas realmente tenho medo que fiquem apertadas :/ Eles no Garcia pedem para levarmos a manta :)

      Não sou nada friorenta dos pés. Deve ser o único sítio onde não sou friorenta :D

      Eliminar
  5. Respostas
    1. Será que na CUF também oferecem as mesmas coisas que oferecem nos públicos? Ainda me faltam 4 meses, mas não tarda começo a pensar nisso.

      Eliminar
  6. Pergunta de alguém que não percebe nada do assunto: para que são os pensos tipo fralda?

    ResponderEliminar
  7. Olá Joana,
    No meu caso não levei roupão porque fartei-me de ler em toda a parte que a maternidade é uma estufa, acabei por passar muito frio,logo que regressei da sala de partos tremia por todo o lado (penso que tb é um dos efeitos da epidural), por isso aconselho a toda a gente levar um roupão bem quentinho e meias...pois passei mesmo mal e o cobertor que arranjaram era fininho.
    Em relação à hemorragia, no meu caso levei cuecas de algodão e pensos dos maiores super absorventes e foi o suficiente.
    Continuação de bons preparativos :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ok, entendido, levar meias! :) Vou levar um casaquinho também :)

      Eliminar
    2. Não se perde em levar...mas no HGO é estufa mesmo....até custa a respirar. Em breve também irei lá estar (2nd round :) )Já fez a visita ao HGO?

      Discos absorventes vão fazer parte da sua vida um tempo!!! Estão sempre a verter...a não ser que mude de ideias de amamentar (o que nao creio :P).

      Toalhas de banho é melhor levar sim. O que têm não sao bem toalhas lol

      Eles dão caso seja preciso umas "cuecas". Na realidade é uma rede que fica tipo boxer...é espectacular!!! mas desta vez tb comprei "fraldas de incontinencia".

      Estou com 34 sem :)

      Eliminar
    3. Vou fazer a visita daqui a duas semanas :) Mas é como se já conhecesse, a minha amiga fala tanto daquilo :D

      A minha questão com os discos era se valeria a pena levá-los para o hospital, mas vou levar na mesma :) E bem me parecia que era boa ideia levar toalhas :D

      Se calhar ainda nos vemos por lá :P

      Eliminar
  8. Desculpa a pergunta, não me diz respeito, nem é importante, é só a curiosidade de quem te acompanha por aqui: porquê o Garcia de Orta, para mais se até te fica fora de mão?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Porque quero ter o bebé num hospital público, tenho lá uma amiga que é interna de obstetrícia, a minha obstetra é de lá e gosto muito do funcionamento deles :) E têm cadeira para partos verticais, embora no meu caso em princípio não vá dar para usar por causa da questão cardíaca :)

      Eliminar
    2. Uma das conhecidas que te falei, que a suturaram a sangue frio porque já tinha passado o efeito da epidural (com ela aos gritos), foi no Garcia da Horta. Fala disso se fizeres visita! Para que não te aconteça o mesmo.

      Eliminar
  9. Pergunta estúpida de alguém que (claramente) não percebe nada de bebés: qual é a diferença entre bodies e babygrows? Andei este tempo todo a pensar que eram a mesma coisa... :D

    ResponderEliminar
  10. Olá Joana, na minha opinião deixa os discos absorventes e levas as conchas da avent. Nos primeiros dias fica mt sensível e é o melhor pq deixa o bico "respirar". Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Por acaso ontem pus as conchas na mala também! Vou levar os dois :)

      Eliminar
  11. vens para o Garcia... eu gostei muito dos meus 2 partos lá, espero que corre tudo bem contigo, também

    ResponderEliminar
  12. A menos que sejas uma daquelas felizardas que apenas precisam de lavar a cara com um pouco de água fresca para ficarem lindas e maravilhosas, parece-me que falta na tua lista alguma maquilhagem.
    Afinal de contas vão ser uns dias de extremos, por um lado vais estar fisicamente cansada, mas por outro será uma das alturas mais importantes/felizes da tua vida e mereces sentir-te uma mulher linda.
    (vá coloca aí uma base/baton/blush, o que gostares, mas mima-te).

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu já me sinto uma mulher bonita normalmente :P A maquilhagem não me faz sentir mais bonita e deixa-me até pouco à vontade ;) No dia-a-dia nunca a uso, embora goste de me ver com ela. Vi que há muita gente que leva, mas sinceramente sei que se levar não a uso (até porque ando sempre com o estojo de maquilhagem atrás de mim e não uso nada na mesma) :)

      Eliminar
    2. Então nesse caso, não faz mesmo sentido levar.
      E não há makeup melhor do que a tua primeira frase. Parabéns e felicidades.

      Eliminar
    3. Além disso sei que vou querer esfregar muito a minha cara na minha coisinha fofa :D :D :D :D

      Eliminar
  13. As minhas listas sao muito parecidas apesar de nao ter comecado a fazer a mala. Mudei de casa inicio do mes e ando com uma constipacao que nao me larga que me deixa cheia de preguica.

    Ia dizer para levares um roupao mais quentinho e meias. Dizem que pode-se sentir muito frio.
    Tenho tambem uns pensos cueca que comprei na farmacia. Dizem que sao mais praticos para o inicio.

    Tirando isso so umas coisas extras que pedem no hospital que ainda preciso comprar porque nao fazia ideia que eram precisas ;).

    Bjnhos

    ResponderEliminar
  14. Vou só ali levantar o queixo depois de ver o tamanho desta lista! Não te esqueceste de nada? :D
    Como gostas muito de ouvir o testemunho dos outros (ah, ah, ah), aqui fica a versão desta emigrante, quer dizer, residente no estrangeiro!
    A maternidade não aconselha levar nada para o bebé, nada. Fornecem roupa, fraldas, toalhitas, álcool, sacos-cama, mantas e fraldas de pano. O bebé não toma banho no hospital. A nossa roupa para o bebé só serve para o dia em que se tem alta e se vai para casa, porque somos aconselhados a não vestir as nossas coisas, porque se houver uma emergência, despem o bebé e nunca mais encontras as tuas roupas. E eu ia ficar muito triste, se desaparecesse o o meu querido babygrow da natura pura :D
    Para a mãe é diferente. Fazem falta os artigos de higiene pessoal, chinelos e roupa, e os documentos. As cuecas descartáveis são fornecidas pelo hospital, camisas de dormir, usei as do hospital porque não queria sujar as minhas coisas com sangue, a máquina fotográfica (claro) e uma pequena garrafa de champanhe sem álcool (ou outra coisa qualquer) para celebrar :D
    Gosto sempre de ouvir as histórias de toda a gente, gosto muito de vir aqui espreitar e ver como as coisas são tão diferentes!
    Beijinhos!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Também gosto muito da Natura Pura :D Que engraçado, não fazia ideia :)

      Eliminar
  15. Olá Joana.
    O meu baby nasceu à 11 meses, e na altura ouvi falar de uma menina que tinha levado cuecas de incontinência que as velhotas usam. Fiquei a pensar nisso, porque as cuecas descartáveis são caras para a quantidade que trazem, mais os pensos XXL... E olha, fui ao Jumbo e comprei um pacote de dessas cuecas tipo Tena Pants, na maternidade deram um jeitão, não me sujei, era só rasgar de lado e lixo! Depois vestia outras e 'tá a andar! Ainda me sobraram para o próximo baby. ;)

    Aproveito para te dar uma sugestão. Essas toalhitas da Avenno são boas, sim... Mas a pele do teu bebé recém-nascido é tão frágil e delicada, que não há nada melhor que lavares com água morninha e uma compressa de tecido não-tecido. Os pacotes são muito baratinhos e o rabinho do teu filho vai agradecer. Usa as toalhitas quando tiveres de sair, porque são realmente práticas. Mas sempre que puderes evita, porque sim, elas limpam e são cheirosas, mas ressecam tb tanto a pele deles, que depois começam a surgir as assaduras, rabinhos vermelhos, etc. Imagina como ficaria a tua zona íntima se te limpasses sempre com toalhitas!
    Aguinha morna, uma compressa, uma gotinha do gel/espuma de limpeza e outra gotinha de óleo de amêndoas doces, se quiseres. Secar bem com uma toalhinha turca fofinha e está feito. Creme para o rabinho, tipo Mytosil, só mesmo se precisar. Por aqui ainda se usa a mesma embalagem de pasta de água desde que nasceu e está para durar. ;)

    Na mala de maternidade acrescentaria tb uma boa dose de paciência para lidar com os telefonemas, mensagens, visitas, palpites e hormonas-descontroladas, quando tudo o que queremos é descansar, lidar com as dores e namorar o nosso filho.

    Bjinho, tudo de bom.
    Lilla

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Vou espreitar essas cuecas, mas agora já tenho das outras :(

      Sim, a ideia é lavar com água e usar a compressa, mas levo as toalhitas just in case. Toda a minha mala é um conjunto de coisas just in case :P

      Eu cá vou desligar o telefone e já avisei que só aceito visitas mesmo dos avós e dos dois tios. O resto do pessoal vai ter de esperar ;)

      Eliminar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...r: 0" />