29 de fevereiro de 2016

Pregnancy Diary #81

Já aconteceu em diversas situações as pessoas perguntarem-me se 'irei optar por amamentar'. E eu confesso que fico meia surpreendida: afinal, porque raios não haveria de 'optar por amamentar'?

Eu explico: para mim, seria como se as pessoas me perguntassem se irei 'optar por fazer o teste do pezinho', 'optar por vacinar' ou 'optar por levar a criança às consultas de saúde infantil'. E questiono-me porque será a amamentação, algo cientificamente comprovado como benéfico e mais vantajoso para o nosso bebé, considerada uma opção, quando todos os outros exemplos não o são.

(Pelo menos no nosso país, porque infelizmente a vacinação já é considerada uma opção noutros locais.)

Not anorexic just know what is best for me and my babies :):



Não sou uma fundamentalista da amamentação, atenção. Lá porque não acho que exista outra opção no início, não quer dizer que ache que não existem opções depois se alguma coisa correr mal. Ou seja, eu nunca deixaria de tentar amamentar numa primeira fase, até porque é o que a ciência me diz que é o melhor para o meu bebé. Mas se as coisas não correrem bem, passa-se ao plano B sem dramas.

Além disso, lá porque eu acho que não existe outra alternativa no início, não quer dizer que os outros não tenham as suas razões para achar o oposto. E eu respeito isso.

1. Because Oreos | 10 Advantages Of Breastfeeding:

Talvez esta minha dúvida se prenda com o facto de conhecer todas as razões que levam as mães a amamentar, mas desconhecer por completo o que as faz optar por não o fazer (tirando as óbvias, como a necessidade de tomar medicação incompatível com a amamentação). Talvez esta minha dúvida se prenda com o facto de ser médica e saber perfeitamente quais são os benefícios médicos do leite materno (e as desvantagens do leite de fórmula). Mas confesso que não consigo perceber porque é que haveria de encarar a amamentação como 'uma opção'. E gostava. Gostava de saber as opiniões contrárias, de conhecer outros argumentos, de falar abertamente sobre o assunto com pessoas com posturas diferentes.

Definitely wanted to say this around the in laws. They knew nothing about bf until I came along. Not very bf friendly.:

Também me irrita que normalmente esta pergunta seja feita como uma espécie de rasteira. Primeiro, vem o 'está a pensar em optar por amamentar?' com um ar queridinho, e depois lá vem o ar ameaçador 'é que como médica certamente saberá que é a única forma de darmos tudo o que o nosso bebé precisa *crazy eyes*'. Mas então decidam-se malta: amamentar é uma opção ou não? É que uma coisa é eu acreditar que a amamentação é o melhor para o meu bebé, outra coisa é obrigar os outros a concordar comigo.

Even When They Do It Discreetly:

E, no meio disto tudo, eu dedico-me a pensar. Será que a amamentação é realmente uma opção? Se sim, porque é que alguém optaria por não amamentar? Se não, porque é que continuamos a chamá-la como tal?

Ajudem-me a pensar nisto porque o Tico e o Teco não andam muito colaborantes. Chutem aí as vossas opiniões. Mandem os vossos bitaites.

* Vou abrir a publicação a comentários anónimos porque quero que todos possam dar a sua opinião. Sejam simpáticos, ok? *