4 de janeiro de 2016

Pregnancy Diary #34

* Estou neste momento com 22 semanas de gravidez;

* A saga do nome está a revelar-se bem mais complexa do que a saga da creche, e ainda não nos decidimos totalmente * suspiro *;

* Já fiz a ecografia do segundo trimestre e parece estar tudo operacional. Estava com algum receio por causa da parte cardíaca do bebé (porque eu tenho a insuficiência mitral), mas parece estar tudo bem :)

* Uma das prendas de Natal que o Pedro me ofereceu foi uma ecografia a 4D, que vou fazer durante a próxima semana. Confesso que acho estas coisas um bocadinho uma mariquice, mas até estou entusiasmada :)

* Já tenho a roupa praticamente toda comprada (faltam apenas umas coisinhas), o berço (que vai ser emprestado lá do trabalho), a cama de grades, a banheira (que é também muda-fraldas e cómoda) e o sling (que me foi oferecido). Estou mesmo a tentar não comprar mais nada até ao baby shower, que será em Fevereiro :)

Eu sei que já publiquei esta imagem, mas gosto mesmo dela :P



* Pensei que me ia aborrecer em casa, mas tenho tido imensas coisas para fazer! Entre as tarefas normais da casa, a saga das obras (fazer contactos, pedir orçamentos, entrar em pânico porque não vamos ter tudo pronto a tempo, parecer uma histérica ao telefone, entre outros), ir mil vezes ao banco entregar papéis pelas mais variadas razões (ser adulto é uma seca) e tratar de assuntos no geral, ando bastante entretida nos últimos dias. Por outro lado, a partir do meio da semana as coisas vão acalmar :)

Plano para o resto da semana!

* Apesar de andar relativamente ocupada, ando meeesmo empenhada em relaxar. Já marquei a minha sessão de flutuação (depois conto), o nosso fim-de-semana romântico no spa (depois conto) e ando à procura de locais para fazer acupunctura (depois conto).

Quero!
 * Continuo a ter desejos de gin tónico. Não tenho desejos de mais nada, a não ser em algumas situações esporádicas. Também não tenho vontade de comer coisas estranhas a horas estranhas.

* Para além dos sintomas típicos da insuficiência mitral (cansaço demoníaco, falta de ar, aumento da frequência cardíaca) não tenho tido propriamente sintomas chatos da gravidez. Tenho azia com alguma frequência, imensos pesadelos, uma certa irritabilidade latente e dores nas costas, mas fora isso acho que até está a correr tudo bem :)



E acabaram as novidades :)

18 comentários:

  1. Olá! :-) Estou a tirar o curso de medicina tradicional chinesa e ainda há pouco tempo estivemos a falar em acupuntura em grávidas. Cada vez é mais procurada para provocar o parto, fazer com que o bebé vire ou para relaxar a mamã. Mesmo que não seja esse o caso, aconselho mesmo! Faz maravilhas :) Eu sei que sou suspeita mas acredita que sim! Boa sorte ;-)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. No meu caso não é para nenhuma dessas hipóteses :P Há cinco anos tive uma inflamação no trapézio e tive de fazer várias sessões de fisioterapia com associação de anti-inflamatórios. Agora estou novamente mais aflita, não posso tomar grandes medicamentos e também não tenho tempo nem paciência para andar a fazer fisioterapia durante meses. Pensei logo na acupunctura, mas ainda ando a ver sítios :)

      Eliminar
  2. Olá, Joana. Leio o teu blogue há imenso tempo, mas nunca tinha comentado. No outro dia estive mesmo para te escrever; estava cheia de medo de estar grávida, embora soubesse que tinha tido todo o cuidado do mundo, e só queria que uma médica me dissesse que estava tudo bem e que o atraso no período era só por causa do longo hiatus (não dá para riscar isto por aqui.) / período celibatário pelo qual tinha passado. Depois ficou tudo bem, mas decidi escrever-te na mesma. Também sou do Porto, mas moro em Lisboa, porque trabalho cá; e tenho 23 anos. Está tudo resumido sobre mim. E acho-te absolutamente espetacular. Tens um sentido de humor maravilhoso, e és inteligentíssima (e nada exibicionista.). Gosto mesmo muito de te ler. :)

    Um beijinho e desejo-te tudo de bom para o nascimento do bebé mais sortudo do mundo.
    Inês

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ainda bem que ficou tudo bem Inês :) Também já passei por uma situação semelhante, e na altura não passou de um susto ;) Muito obrigada pelo teu comentário, a sério :D Fiquei tão comovida :) Fico muito feliz por gostares de me ler :)

      Um beijinho e que 2016 seja um ano espectacular para ti :)

      Eliminar
  3. Eu passava a vida em médicos devido a vários problemas de saúde e agora não tenho grandes chatices, uma gripe só de vez em quando. A medicação deixou de fazer efeito,a medicina alternativa foi o que valeu. Procura as clinicas do instituto português de naturologia de lisboa.:-) Eu estudo no IPN Porto, mas talvez em Lisboa seja mais prático. :-)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. No meu caso faz efeito, mas queria experimentar outras alternativas - até porque sou a primeira a mandar os miúdos da minha consulta para a acupunctura em determinadas situações e depois nunca fiz eu própria :P

      Eliminar
  4. Ola Joana

    Que chato estares de novo de baixa mas como tudo tem um lado positivo podes sempre ir adiantando as coisas para quando o baby nascer e pelos vistos e o que andas a fazer.

    Eu voltei ao trabalho hoje depois de quase 2 semanas de ferias. Fiquei mesmo aborrecida e nao via a hora de voltar ao trabalho. Sou uma anormal.
    Mas ja fiz algumas compras para o baby incluindo o carrinho que é o que estava a custar mais decidir. Agora falta todo o resto mas como Vamos mudar de casa em fevereiro vou esperando.
    Vou ter um menino tambem e ja andamos na saga do nome.

    Se tiveres alguma dica para a azia partilha sff que estou mesmo a precisar.

    Bjos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu não fico nada aborrecida :) Também pensei que ia ficar, mas tenho feito imensas coisas em casa e ainda consigo descansar, o que é uma grande vantagem :)

      O carrinho é o próximo na nossa lista, vamos ver. Talvez em Fevereiro :)

      Eu para a azia como amêndoas com pele, mas só ajuda durante algum tempo (uma hora, talvez). Quando estou mesmo aflita faço um remédio caseiro com bicarbonato de sódio e limão, e se estiver mesmo desesperada faço medicação.

      Beijinhos :)

      Eliminar
    2. Nos aproveitamos o carrinho porque estava com uma optima promocao.

      Como e esse remedio caseiro? Eu como amendoas e nozes com casca tambem mas nao dura muito.

      Bjos

      Eliminar
    3. Meio copo de água, uma colher de chá de bicarbonato de sódio, umas gotas de sumo de limão. Não faço com frequência, mas quando estou mesmo aflita (principalmente antes de ir para a cama, porque se não sei que depois não consigo dormir e que fico cheia de dores) faço. É um alívio quase instantâneo, até porque o bicarbonato neutraliza o ácido do estômago. O sumo de limão é ácido, mas ajuda a não tornar a mistura tão agressiva - às vezes faço sem sumo e fico cheia de gás no estômago, embora também seja eficaz depois. O que eu noto é que nas fases em que fico com azia, não há nada que alivie a longo prazo tão bem como a medicação. Vou aguentando com o bicarbonato, mas três ou quatro dias depois acabo a fazer um comprimido e depois fico umas duas semanas sem ter azia, o que é bastante aceitável. Em relação a medicação, tens mesmo de perguntar à tua obstetra ou médica de família porque todos eles têm opiniões diferentes, e mesmo entre todos os meus amigos médicos de família estalou a discussão sobre qual seria a alternativa menos prejudicial durante a gravidez :P

      Eliminar
    4. Obrigada, vou experimentar quando estiver mais aflita. Cortei tudo o que e acido para ver se ajuda e ajudou um pouco.

      Aqui e com a midwife e medicacao so se estiver mesmo mal o que para ela e quase nunca :(. Ela sempre diz para aguentar, que faz parte e aquele bla bla bla todo. Por isso que medicacao deve estar fora de questao para mim.

      Bjos

      Eliminar
    5. Outra coisa que ia comentar e esqueci. Tambem vou fazer a eco 4D mas so la mais para frente porque dizem que fica melhor (la para as 30 semanas).

      Nao preferias fazer mais tarde? Ou nao faz muita diferenca?

      Eliminar
    6. Eu por acaso não noto que fique pior com comidas ácidas. Continuo a beber leite e a comer laranja e não me faz mal nenhum. Já quando estou mais aflita qualquer coisa me deixa pior, até a água ;)

      Pois, acho que há definições diferentes do que é 'estar mesmo mal'. Para mim, não conseguir dormir com dores é estar mesmo mal. Não conseguir comer com dores, idem. Por isso, acho que é justificável usar medicação nessas situações. Mas isso depende do médico que te segue, claro :)

      Eliminar
    7. Pelo que li, deves fazer pelas 22 ou pelas 28 semanas. Às 22 o bebé já se vê muito bem, às 28 já está grande e só consegues ver com mais detalhe a carinha. Depois disso, começa a estar demasiado grande para veres o que quer que seja, carinha incluída. Foi o que li e também o feedback que me deram algumas pessoas que conheço que já fizeram ou até colegas que fazem. Acabei por optar fazer agora, e depois se for tipo a melhor experiência de sempre faço às 28 semanas outra vez :) De qualquer das formas não é bem uma prioridade para mim, importante é saber que o bebé está bem e o resto é um bocadinho secundário por isso era-me quase indiferente :)

      Eliminar
    8. Aqui a maioria das clinicas que pesquisei fazem das 24 as 32 semanas. Vou pensar nisso do tamanho e decido melhor quando fazer. A minha foi prenda de amigos, nao estava nos meus planos fazer porque nao e algo que acho necessario ou que vai mudar alguma coisa. Acho giro mas nao mais que isso ;).

      Depois diz o que achaste ;)

      Eliminar
    9. A mim pareceu-me melhor opção fazer antes, até porque depois eles têm preços especiais para quem quer repetir e se gostar mesmo muito posso sempre fazer novamente às 28 (já o inverso não seria verdade). Mas depois eu digo o que achei, claro :)

      Eliminar
  5. Olá Joana! Acompanho o teu blog há imenso tempo mas nunca comentei... É giro ir assistindo a toda a tua evolução! :)
    Venho deixar-te aqui um contacto que frequento e que faz acupunctura (tem o curso de medicina tradicional chinesa). Pelas tuas descrições, penso que seja relativamente perto para ti.
    https://www.facebook.com/liriodeaguapura
    Beijinhos. E muitos parabéns! Que esta nova fase seja a melhor da tua vida!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada pelo contacto :D Realmente ando à procura de opções aqui na zona, vou ver :)

      Beijinhos :D

      Eliminar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...r: 0" />