17 de novembro de 2015

Pregnancy Diary #4

Estou de baixa desde hoje. A saga dos desmaios continua, e depois de ver os resultados dos exames que fiz na Quinta-feira passada a cardiologista foi peremptória: por agora preciso de ser mãe primeiro e médica depois. E foi esse o meu mantra nas últimas horas. O que vai acontecer aos meus doentinhos? Ser mãe primeiro e médica depois. Como vou reorganizar os meus estágios? Ser mãe primeiro e médica depois. Qual é o problema de andar a trabalhar com uma frequência cardíaca de 180bpm? Ser mãe primeiro e médica depois.

Juntem à festa da taquicardia (quem é que tem frequências cardíacas de 120 a dormir, pelo amor de Deus!) o facto da minha tensão arterial continuar uma miséria - embora passe os dias a tentar afogar-me em litros de água - e da minha glicémia ter seguido o mesmo caminho - nem os croissants folhados recheados com chocolate da Padaria Portuguesa me safam - e temos a receita para o desastre. Ou, neste caso, para umas mini-férias-forçadas. Não se preocupem, já arranjei coisas relaxantes e estupidificantes para fazer.

Cheira-me que os próximos dias vão ser passados assim!



À parte disso, está tudo bem com os meus exames do primeiro trimestre.

Embora tenha ido a uma consulta pré-concepcional (só para ver se estava tudo bem e tal), nunca cheguei a fazer análises. Tinha análises recentes (era dadora de sangue), sabia o meu grupo de sangue e tinha algumas das serologias em dia, por isso o meu obstetra decidiu adiar a realização das análises para o primeiro trimestre.

A única coisa que eu não sabia era a minha imunidade à toxoplasmose. Vai daí, passei os três primeiros meses da minha gravidez a ter os cuidados recomendados às grávidas não-imunes: nada de carne mal passada (adeus bifinhos do lombo do Uruguai) nem de saladas (esta não me custou muito, sou mais menina de sopas).

As análises do primeiro trimestre revelaram, para minha grande surpresa, que era imune à toxoplasmose. E celebrámos a rigor, com um belo jantar na Carvoaria Jacto (não perguntei a nacionalidade ao senhor bife, mas era bem bom!) acompanhado de uma saladinha deliciosa.

(Neste dia celebrámos também o facto do Pedro ter sido aceite para uma comunicação oral no congresso nacional de oftalmologia!) :D

A ecografia do primeiro trimestre também correu lindamente e o nosso bebé já tinha os bracinhos e as perninhas mais queridos do mundo :D Entretanto já fiz mais outra ecografia (na Quinta, quando fui parar à urgência) e também estava tudo bem.

Foi então altura de contar ao grupo de amigos mais alargado. Aproveitei o facto de termos o jantar de Halloween combinado cá em casa, e abri a porta assim:

Foi para lavar e ainda não está passada a ferro, é só para perceberem a ideia. Fui eu que fiz, daí não ter ficado grande espingarda.
É claro que toda a gente delirou com a novidade :D

30 comentários:

  1. A t-shirt é tão engraçada! Nas minhas gravidezes trabalhei até ao ultimo dia, por isso nem quero imaginar o que seria se tivesse de ficar de baixa. Não que eu não goste de ficar a descansar, mas numa casa onde ja ha crianças é impossivel descansar! Entao na ultima foi mesmo esgotante! Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pois, mesmo sem crianças a tentação de fazer coisas é tão grande :/

      Eliminar
  2. As coisas que eu já aprendi com estes diários :)
    Estou a adorar! A tshirt está muito muito boa! :D
    Espero que aproveites o descanso, sabe sempre bem principalmente nesta altura (frio e natal à porta).
    Fartei-me de rir com as coisas relaxantes que tens para fazer ihih :P
    Beijinhos*

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Já estou a tratar das coisas relaxantes. Afinal, não há mais nada para fazer :)

      Eliminar
  3. Tão bom que estejas a viver esta fase em pleno, querida Joana. =)
    A tensão arterial e a glicémia é que ando aí a dar umas dores de cabeça, mas vai tudo passar... Beijinho!

    ResponderEliminar
  4. As melhoras Joana! Muito descanso e repete esse mantra (essa grande verdade!) as vezes k forem precisas. Isso dos batimentos sei bem, coisas como correr deixavam.me a pensar k ia morrer (120 a dormir é normalíssimo em mim, mas qualquer coisa dispara logo, as vezes nem conseguia dormir, era horrivel!), mas a cardiologista receitou.me um betabloqueante que mudou a minha vida :P vamos la ver como é comugo quando um dia engravidar!
    Adoro a t.shirt. Esta perfeita! ^_^ descansa muito. Esquece.te do mundo. Curte a tua gravidez sem culpas :) aproveita bem cada segundo em que o bebé e tu são um só ^^

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O problema do betabloqueante é que me baixa (ainda mais!) a tensão! Por isso só mesmo em último recurso :)

      Eliminar
    2. Pois, tambem tenho esse problema, pois ja tenho tensao inclinada para a de piriquito :P boa sorte, vai melhorar :)

      Eliminar
  5. Taooo giro como contas t a novidade!
    Beijinhos,
    http://sudelicia.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  6. Joana que forma mais original de apresentar a gravidez aos amigos :)
    As melhoras para essa tensão maluquita.

    ResponderEliminar
  7. Olá Joana!
    Também eu passei ao início da gravidez da Rita pela situação de ter de acalmar e a questão colocou-se: tenho que conseguir conciliar o trabalho e esta gravidez maravilhosa e tão desejada. E foi assim, que acalmei o meu ritmo e consegui que tudo corresse bem.
    Os organismo reagem de maneira diferente e nós também temos que nos adaptar (nem sempre é fácil mas tudo se consegue e o pensamento positivo é o primeiro a ajudar) :). Agora, o importante é repousar e estabilizar. Vais ver que dentro de pouco tempo já estás novamente a ajudar os teus outros meninos(as).
    Que bom ser imune à toxoplasmose...eu não tive essa sorte e olha que adoro saladas ;)
    Fico feliz por saber que tudo corre bem com o pequeno príncipe.
    Adoro essa t-shirt. Ficou o máximo!
    Beijinhos e repouso por agora com muitos filmes e séries :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Hoje ainda foi só um filme, mas tenho por aí mais dias pela frente ;)

      Eliminar
  8. Ohhh :-( As melhoras Joana. Eu na minha gravidez também tinha muitos piripaques, mas nada comparado com isso e acredito que seja muito chato e incapacitante... Mas tenta aproveitar a gravidez da melhor forma que conseguires, desejo mesmo que essa situação vá melhorando com o avançar da gravidez... Já agora, muitos parabéns ao Pedro pela conquista, tão bom quando somos recompensados pelo nosso trabalho e esforço :-)
    A t-shirt deve ter provocado muitos sorrisos :-) É muito engraçada!!! Beijinhos grandes e muito repouso para esse bolinho continuar a ser bem cozinhado eheheheh

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Achei piada à parte do bolinho :D É o bolinho mais delicioso de sempre :D

      Eliminar
  9. Joana, antes de mais muitos parabéns! (Tb estou grávida de poucas semanas, ainda me custa dizer isto por ser tão recente!) Estas de quantas semanas? Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu estou de quinze Nádia :D As pessoas dizem que passa rápido, mas pessoalmente acho que tem passado suuuuper devagar. As primeiras semanas então! :) E tu, estás de quantas semanas? :)

      Eliminar
    2. Penso que estou de 7 semanas. Ainda não fui à primeira consulta, será na próxima semana. Até antes de ontem não sentia qualquer alteração, mas nós últimos dias tenho passado super mal com náuseas... Já não sei o que fazer... Estou sempre à espera de vomitar! E depois como não quero falar disto no trabalho, esta a ser complicado .. estou ansiosa pela consulta e pela eco 😊 beijinhos

      Eliminar
    3. Pois, é uma fase difícil. Não sabemos se está tudo bem, mas também não há grande forma de saber e parece que o tempo não passa! Mas vai tudo correr bem :) No fundo desde que não haja nenhum sinal preocupante (dores muito fortes, hemorragias) assume-se que está tudo nos conformes :) Estou a torcer para que passe rápido :)

      Eliminar
  10. Sim, está a correr tudo bem, tirando as náuseas não tenho dores nem sinais alarmantes. O tempo parece que não passa, como te compreendo! Tb quero que passe rápido para começar a sentir o bebé... Mentalizar-me que vou mesmo ter um bebé e construir uma família!
    Muitas felicidades tb para ti, Joana.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  11. Não vais acreditar, estive agora mesmo com a tua sogra! Ela não sabe que estou grávida, na verdade só o meu namorado e os meus sogros sabem, vou contar aos meus pais este fim-de-semana! O mundo é mesmo pequenino... Ainda gosto mais de vocês!
    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Que giro :D A minha sogra está radiante também :D Toda a gente fica muito feliz ;) O mundo é mesmo pequeno :D

      Eliminar
  12. PARABÉNS aos dois pelo bebé!!! :)

    Apesar de não estar a ser uma gravidez fácil, vai correr tudo bem e daqui a uns meses terão nos vossos braços o novo elemento que vos acompanhará em muitas aventuras.

    Espero que tudo melhore daqui para a frente.


    Muitos beijinhos,
    Pintainha

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu não acho que esteja a ser uma gravidez difícil. Há coisas bem piores, e o que interessa é que o meu bebé esteja bem :)

      Eliminar
  13. Esses números até assustam :P por muito complicado que seja parece que tens mesmo de te render às evidências!
    Isso é porque não são croissantes recheados com Nutella ;) Ainda por cima folhados, onde vai a bela tradição de encharcar tudo de gemas e (ainda) mais manteiga? :)
    Espero que fiques mesmo bem! Esse cobertor quentinho deve ajudar :)
    Conseguiste sobreviver sem os teus bifinhos do lombo do Uruguai? D:
    Parabéns a ti por seres imune à toxoplasmose e ao Pedro por ter sido aceite :D que bela comemoração dupla, é bom que aqueles bifes tenham sido mesmo do Uruguai ;)
    Que bom que esteja tudo a correr bem :) tirando os teus xeliques e tal, claro :D ;)
    Que maneira engraçada de dar a notícia! A t-shirt está bem gira :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Na verdade eles dizem que são de chocolate, mas sabem a Nutella :D São mesmo bons :D

      Eliminar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...r: 0" />