9 de outubro de 2015

Bolo de laranja e chocolate e uma parceria :)

'Let them eat cake.'

- Autor desconhecido




Há alguns meses fui contactada pela Silikomart, uma empresa especializada na produção de moldes de silicone e ferramentas para culinária, para testar algumas das suas formas de silicone.


Fiquei simultaneamente entusiasmada e reticente: se, por um lado, todos os produtos que via no site me pareciam encantadores, por outro a verdade é que já tinha ido no passado experiências verdadeiramente desastrosas com formas de silicone de outras marcas, quer em queques quer em bolos.


Decidi experimentar na mesma. Escolhi uma receita da Saveurs que já me andava debaixo de olho há algum tempo (e que me pareceu apropriada para testar a forma de bolo pela primeira vez) e meti as mãos à obra com algum receio.


No fim, fiquei agradavelmente surpreendida: o bolo soltou-se lindamente da forma, estava perfeitamente cozinhado (tenho um historial de bolos que ficam crus em formas de silicone) e estava absolutamente lindo. Melhor do que isso, só mesmo o facto de estar delicioso e de ter sido coroado com uma cobertura de chocolate que o deixou ainda mais tentador e guloso. Ficou um bolo fofinho, onde o sabor da laranja e do chocolate combinaram na perfeição.


Levei o bolo para o trabalho (ainda com a cobertura de chocolate quentinha) e fez as delícias dos meus colegas do serviço, que comentavam inocentemente entre si que eu só faço coisas paleo e por isso o bolo devia ser saudável, enquanto se serviam de mais uma e outra fatia :)


Desde então, a forma de bolos tem sido usada várias vezes. A outra forma que recebi, para bolinhos pequenos, ainda não foi testada: mais por culpa da minha falta de inspiração do que propriamente por não ser uma forma super mimosa.


Vai daí, o meu grande agradecimento à Silikomart por me terem enviado os produtos :) Podem espreitar a página de facebook da marca aqui.

Espero que gostem :)


Bolo de laranja e chocolate (receita adaptada da revista Saveurs de Fevereiro)

Ingredientes:

* Duas laranjas;
* Uma colher de café de bicarbonato de sódio;
* 180g de açúcar;
* 240g de farinha;
* Uma colher de chá de fermento;
* 60g de açúcar;
* Três ovos;
* 125ml de óleo;
* 150ml de sidra de maçã;
* 40g de manteiga sem sal;
* 100g de chocolate negro.

Confecção:

* Tirar as cascas das laranjas e picar na picadora;

* Colocar numa panela com um pouco de água e o bicarbonato de sódio e deixar cozinhar durante aproximadamente vinte minutos, colocando mais água se necessário;

* Misturar os 180g de açúcar e misturar bem;

* Numa taça grande misturar a farinha, o fermento, o açúcar, os ovos, o óleo e a sidra, misturando bem;

* Acrescentar a raspa de laranja e envolver;

* Colocar a massa na forma e levar ao forno pré-aquecido a 180º durante aproximadamente 45 minutos;

* Deixar arrefecer e cobrir com o chocolate derretido no microondas com a manteiga.





Tenham um óptimo fim-de-semana :D

5 comentários:

  1. A forma é bem gira! Gosto muito de bolos de laranja! Beijinhos

    ResponderEliminar
  2. Adorei a citação :P
    Já conheço a marca, parece ter produtos giros :)
    Exactamente, as formas de silicone costumam ser o terror :P a minha tia comprou umas quantas, fez bolos, colaram todos e concedeu-me o fardo. Já estão todas no lixo :P
    Em queques? Não dá tanto aconchego, mas desastroso como? Já fiz nas formas de silicone várias vezes e descolou sempre bem :) aliás, eu pensava que era o método básico até perceber que era suposto usar-se forminhas de papel por cima :P
    Essa descrição de deixar água na boca :D
    Esse rótulo de cozinheira saudável é muito favorecedor :P
    O bolo ficou mesmo perfeitinho, com um relevo perfeito e tonalidades muito agradáveis :D adoro o desenho :P quase (QUASE) dá pena tapá-lo com essa cobertura deliciosa. Acho sempre um bocado estranho pôr chocolate num bolo de laranja... Mas começa a soar bastante bem :P
    Há como não gostar? ;)
    Então não se usa o interior da laranja, certo? O que se põe numa panela é a casca? :)
    Agora fiquei com saudades de um bolinho de laranja! São dos melhores :D quase consigo sentir o aroma desse... A textura parece perfeita, devia estar tão bom!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. As minhas formas de silicone a dada altura tinham formas estranhas (tipo carruagens de comboios) e a massa ficava sempre crua em baixo... Um pesadelo :P Sim, só se usa a casca. A parte de dentro comi :P

      Eliminar
  3. a farinha deve ser de trigo, certo? posso substituir por outra que não tenha gluten?

    ResponderEliminar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...r: 0" />