18 de agosto de 2015

Trufas de chocolate e feijão preto para um bloqueio criativo!

'Writing about a writer's block is better than not writing at all'

Charles Bukowski




Ultimamente sinto que perdi um bocadinho a inspiração para cozinhar receitas diferentes e para escrever textos originais. Talvez porque tenho andado a mil à hora, talvez porque o espaço mental anda ocupado com outras dúvidas, talvez porque dei por mim rodeada de novos projectos pessoais e profissionais ou talvez porque simplesmente há fases assim, o facto é que o bloqueio criativo pareceu tomar conta de mim nas últimas semanas.


Não é a primeira vez que isto me acontece. Na verdade, desde que comecei a cozinhar e a escrever já tive imensos momentos de ausência de inspiração, e com o tempo aprendi que a única coisa que podemos fazer é esperar e deixar que a vida flua naturalmente.


Pelo caminho, vou encontrando receitas interessantes sem grande esforço. A propósito da semana da obesidade infantil do blog, a Ana do blog 'Cozinhar sem Lactose' testou estas trufas de chocolate e feijão preto. E mal os meus olhinhos bateram nestas delícias saltei do sofá, pus as mãos à obra e testei a receita.


Estas trufas surgiram assim, de uma forma pouco inspirada. Também vos serão trazidas assim, com um texto pouco inspirado. Mas garanto-vos que vale a pena experimentar estas maravilhas saudáveis, saborosas, fáceis e práticas :)


No entretanto, eu vou esperando que o bloqueio criativo se decida a desaparecer. Vou tendo calma e paciência. Vou procurando receitas giras nas minhas vítimas bibliográficas do costume.

E vou deixando que a vida flua naturalmente, enquanto encho a barriga de trufas sem encher a alma de sentimentos de culpa.


Trufas de chocolate e feijão preto (receita adaptada do blog 'Ambitious Kitchen')

Ingredientes (para cerca de quinze trufas):

* 420g de feijão preto cozido e sem líquido;
* Meia chávena de chá de cacau em pó;
* Duas colheres de sopa de óleo de coco derretido;
* Três colheres de sopa de mel;
* Duas colheres de sopa de coco ralado;
* 100g de chocolate (usei chocolate de leite).

Confecção:

* Juntar o feijão preto, o cacau em pó, o óleo de coco, o mel e o coco ralado e triturar bem com a varinha mágica;

* Provar e juntar mais mel ou coco, se necessário;

* Refrigerar durante vinte minutos;

* Formar as trufas com as mãos e refrigerar novamente;

* Derreter o chocolate no microondas (podem juntar mais uma colher de chá de óleo de coco) e mergulhar as trufas no chocolate derretido;

* Colocar coberturas a gosto (coco ralado, nozes, avelãs...) e refrigerar até o chocolate solidificar.





Até amanhã! :D