15 de julho de 2015

Barrinhas de frutos secos (paleo) para uma criancinha querida :D

I'ma do the things that I wanna do,
I ain't got a thing to prove to you.
I eat my candy with the pork and beans,
Excuse my manners if I make a scene.

I ain't gonna wear the clothes that you'll like.
I'm fine and dandy with the me inside.
One look in the mirror and I'm tickled pink,
I don't give a hoot about what you think.

Weezer




Tenho na minha consulta meninos verdadeiramente amorosos: meninos de quem rapidamente se gosta e que automaticamente se quer ajudar. Hoje trago-vos a história de um deles.

Na primeira consulta, este menino trazia uma embalagem de Futebolas da Cheetos na mão. Guardou-as na carteira da mãe e passou as duas horas seguintes a portar-se lindamente, enquanto os pais respondiam às 1984728365235422 questões que normalmente se colocam numa abordagem inicial. Depois ficámos sozinhos a conhecer-nos melhor, e no fim eu fui entregá-lo aos pais, voltei para o gabinete e peguei imediatamente na barrinha de frutos secos que tinha trazido para o lanche.

Estava a morrer de fome.


Alguns segundos depois ouvi passos apressados pelo corredor e vi novamente o miúdo, que agora estava parado à porta do gabinete com um Cheeto na mão e um olhar confuso na cara.

'Queres comer uma batata frita?' - perguntou ele. 'Claro que sim!' - disse eu.


Deixei o Cheeto sobre a secretária enquanto terminava a minha barrinha. O menino voltou a saltitar para a sala de espera. E alguns segundos depois voltei a ouvi-lo pelo corredor e a vê-lo espreitar com curiosidade para dentro do gabinete.

'Não gostas de batatas fritas?' - perguntou ele. 'Gosto muito!' - menti eu.


Ele ficou visivelmente satisfeito quando comi o Cheeto, e desde então manteve a mesma rotina de despedida: quando as nossas consultas acabam, ele volta atrás e partilha o lanche dele comigo.

Os meus amigos internos recebem dos doentes limões caseiros e garrafas de vinho, eu recebo bolachas de chocolate e pedaços de Bollycao. E garanto-vos que fico muito mais agradecida e sensibilizada.


De facto, levar lanchinhos para o trabalho continua a ser o meu ponto fraco. Eu esforço-me, a sério, mas parece que nunca consigo levar comida suficiente para aguentar as dez horas diárias que passo no serviço. E é assim que vou carregada com frutas, frutos secos, bolachas paleo, batidos e queijinhos e às quatro da tarde já estou com a marmita vazia e a barriga a dar horas.

Mas as barrinhas ajudam. E os meninos amorosos também :)


Barrinhas de frutos secos (paleo)

Ingredientes (para oito barrinhas):

* Seis tâmaras;
* Meia chávena de avelãs;
* Um quarto de chávena de amendoins;
* Um quarto de chávena de amêndoas;
* Um quarto de chávena de nozes;
* Um quarto de chávena de nozes pecan.
* Duas colheres de sopa de nutella paleo (receita aqui);
* Quatro colheres de sopa de óleo de coco derretido;
* Uma colher de sopa de xarope de seiva de ácer.

Confecção:

* Picar as tâmaras, as avelãs, os amendoins, as amêndoas, as nozes e as nozes pecan;

* Misturar com a nutella paleo, o óleo de coco e o xarope de seiva de ácer;

* Colocar numa forma rectangular coberta com papel vegetal e calcar bem;

* Levar ao forno pré-aquecido a 180º durante trinta minutos (o tempo depende da espessura das barrinhas);

* Retirar do forno e deixar arrefecer completamente dentro do tabuleiro;

* Cortar em barrinhas.




Até amanhã! :D

14 comentários:

  1. Hummm essas barrinhas ficaram lindissimas e com óptimo aspecto.
    Adorava dar uma dentadinha numa mas só uma pois apesar de os frutos secos serem óptimos em valor nutricional, não são nada meus amigos para me manterem dentro do meu peso saudável. :-(
    Sei bem o que passas, eu sou professora e explicadora. Ando sempre com a marmita atrás de mim com fruta, bolachas maria (6 no máximo), gelatinas, iogurtes e o meu almoço... Nem sempre chega principalmente que tenho de comer de 2h30 em 2h30.

    Beijinhos,
    Clarinha
    http://receitasetruquesdaclarinha.blogspot.pt/2015/07/salema-em-crosta-de-sal-com-salada-de.html

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É verdade que os frutos secos têm muitas calorias, mas também saciam imenso :) Pelo menos no meu caso noto isso :)

      Enfim, viva a equipa da marmita :D

      Eliminar
  2. Olá Joana!
    fiquei de olho nessas barrinhas. Um aspecto delicioso! Eu que levo sempre marmitas (no plural pois uma não chega para o dia completo fora de casa) estas barrinhas vêem mesmo a calhar e com ingredientes deliciosos.
    O texto é maravilhoso. Estava a lê-lo e a sorrir. É tão gratificante termos esses momentos.
    Beijinhos e obrigado pela partilha.
    Beijinhos.
    Ana França

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu também tenho duas marmitas! :D Mas normalmente tento levar só uma e depois pronto... Dá desgraça :)

      Beijinhos :D

      Eliminar
  3. No meu tempo levava pitarolas para o consultório! Adorei as barritas! Beijinho

    ResponderEliminar
  4. A mim são os meninos que perguntam: "tens pão?" ;)
    Mas este ano um trazia-me bolo e bolachas, feitas por ele, acrescentando "depois não diga que nunca lhe dou nada"

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bolo e bolachas caseiras ainda não recebi :D Mas ainda tenho esperanças! ;)

      Eliminar
  5. Ando em pesquisas para iniciar a minha dieta, e acabei de descobrir este blog.
    Estou adorar, parabéns...
    Em relação ás barritas só tenho uma duvida, xarope de seiva de ácer é mesmo necessário? Não pode ser substituido por mel? Se estiver a fazer alguma pergunta sem sentido, perdoe-me, pois sou nova nestas andanças, e como disse estou em pesquisas.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Xana dá perfeitamente para substituir por mel. Eu coloco o xarope porque gosto mais do sabor, mas a consistência é semelhante (talvez o mel seja um pouquinho mais espesso, mas é uma questão de ir vendo conforme for juntando) :)

      Eliminar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...r: 0" />