30 de junho de 2015

Nutella Cups (sem açúcar) para um dia apressado!

You know that big wheel keep on turning,
Proud Mary keep on burning.
And we're rolling, rolling, rolling,
Rolling on the river.

Tina Turner




Acordei às sete da manhã. Às sete e meia já estava na bomba de gasolina a abastecer o carro, e eram oito quando cheguei ao trabalho.

Passei a manhã toda em consulta. Já passava da uma quando saí para ir ter com a Joana, com quem tinha combinado almoçar. Comemos um hambúrguer na Hamburgueria do Bairro de Belém, demos duas de letra e apressei-me a regressar para as minhas consultas da tarde.


Saí apressada por volta das seis. Era dia de jogo do Sporting na UEFA Futsal Cup, por isso decidi trocar de roupa para não ir vestida com a roupa do trabalho.

Apanhei um montão de trânsito. Quando finalmente cheguei a casa, lembrei-me que ainda não tinha fotografado as nutella cups e pensei que seria melhor tratar do assunto antes que acabassem. Fotografei-as, agarrei numa para trincar pelo caminho e saí a correr, enquanto resmungava com a Joana do passado por ter achado que oferecer ao Pedro bilhetes para o jogo era uma ideia de génio.


Rendi-me às evidências, venci o cansaço e a inércia e mergulhei novamente no trânsito de Sexta-feira.

Pelo caminho, a música encheu o ar. E, no meio da auto-comiseração, eu decidi que ia fazer o resto do dia valer a pena. Por isso deliciei-me com a nutella cup saudável, cantei no carro, jantei com o meu marido e torci pelo clube dele. No fim o Sporting perdeu o jogo, mas nós divertimo-nos na mesma.


Porque podemos andar a duzentos quilómetros por hora na vida, mas há sempre aquele momento em que o tempo pára. E nós olhamos à nossa volta e percebemos que isto é a felicidade plena: uma roupa confortável, música boa, a janela do carro aberta e o braço de fora a receber o calor do sol, um docinho maravilhoso e saudável e a viagem para os braços um do outro.

Nunca mais é Sexta-feira outra vez.



Nutella Cups (sem açúcar)

Ingredientes (para nove cups):

* Três colheres de sopa de manteiga de avelã caseira (receita aqui);
* Uma colher de sopa de manteiga sem sal;
* Uma colher de sopa de xarope de seiva de ácer;
* Sete tâmaras picadas;
* 200g de chocolate (usei chocolate negro e chocolate de leite).

Confecção:

* Juntar a manteiga de avelã, a manteiga, o xarope de seiva de ácer e as tâmaras picadas e levar a aquecer em lume brando, mexendo sempre;

* Quando começar a borbulhar, desligar o lume e misturar bem;

* Deixar a mistura arrefecer e formar bolinhas achatadas;

* Derreter o chocolate no microondas, mexendo de trinta em trinta segundos;

* Colocar duas colheres de chá de chocolate derretido em cada forminha de papel e deixar solidificar à temperatura ambiente;

* Colocar cada bolinha de avelã sobre o chocolate solidificado e cobrir com mais duas colheres de chá de chocolate derretido (ou mais, se necessário);

* Deixar solidificar e servir à temperatura ambiente.



Até amanhã! :D

12 comentários:

  1. Não tenho palavras para dizer o que quer que seja sobre estas miniaturas tentadoras!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. São uma delícia saudável :D Nem há descrição possível :D

      Eliminar
  2. Hmmm.. de facto, parece saudável (= mais do que eu tinha imaginado! Muito bem, muito bem (=

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Lá está, as aparências iludem :D Parece um pecado, mas é bastante saudável :D

      Eliminar
  3. Recrutei os meus pais* para fazerem uns queques teus parecidos (tinham manteiga de amendoim e não eram versão saudável :p) mas eles queixaram-se que era muito difícil arranjar o ponto de fusão do chocolate - mesmo pondo pouco tempo de cada vez, ora ainda estava demasiado sólido ora já estava demasiado seco. Algum truque? :) (com isto o aspeto dos meus ficou bem feio, mas eram deliciosos!)

    *era para o meu aniversário, tenho desculpa :p

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Derreteram no microondas? Eu vou tirando e mexendo de vinte em vinte segundo e até me ajeito, mas antigamente não me corria tão bem e então optava por derreter em banho-maria :)

      Eliminar
  4. És rápida :)
    Duas de letra :P parece um trocadilho para falar por mensagem :P
    Depois de um montão de trânsito ainda tens paciência para fotografar comida? Uau :) acho que nessa situação me ia apetecer é deitar-me no sofá :P
    Que boa decisão! Claro que é muito psicológico e depende imenso do estado de espírito, mas quando se está chateado é muito difícil inverter a situação e começar a pensar positivo por ser um bocado espiral descendente :P
    Eu gosto da linha toda HD que fica entre o chocolate de leite e o preto! :P
    Sim, acho que é uma bela definição de felicidade ;)
    Já foi Sexta. Desculpa :P
    Os cups estão meeesmo com bom aspecto! Achei piada ao procedimento, achei que tivesse mesmoa tua Nutella saudável :) deve ficar mesmo bom, a julgar pela receita e pelo maravilhoso aspecto :D e as «tampinhas» de cor diferente ficam mesmo giras, a sério :P descola bem das formas de papel? :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Já foi Sexta e soube super bem :D

      Descola bem das formas de papel sim senhora :D

      Eliminar
  5. Que giras e que tentação!!
    Um autentico pecado!

    http://deaprendizachef.blogspot.pt/

    ResponderEliminar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...r: 0" />