15 de junho de 2015

Iogurte grego caseiro e uma data de sugestões :D

'The only time to eat diet food is while you're waiting for the steak to cook.'

Julia Child




Há uns meses a SIC fez uma reportagem sobre a alimentação das crianças intitulada ‘Somos o que comemos’. Na altura li sobre o assunto em 23461618203429405 locais diferentes e optei por ver posteriormente a reportagem, só para concluir o que já tinha desconfiado: embora tenha sido uma peça muito bem realizada, pecou por não apresentar alternativas viáveis.


Como sabem, a questão da nutrição infantil é algo que me preocupa particularmente. Lido diariamente com crianças, algumas delas têm excesso de peso e torna-se impossível não nos vermos envolvidos nesta temática tão importante como é a alimentação dos nossos pequenos.

Também vejo más escolhas. Vejo más opções, vejo despensas cheias do dispensável, vejo desinformação e ignorância. Mas sei que os pais não o fazem por negligência ou descuido: fazem-no simplesmente porque ninguém lhes ensinou a fazer melhor. E a forma correcta de o fazer não é mostrar tudo aquilo que eles estão a fazer mal, mas sim explicar-lhes como fazer bem.


Lembro-me que uma mãe comentava um pedaço da reportagem na minha consulta dizendo assim:

‘Disseram na televisão que o fiambre tinha açúcar. Mas o queijo tem gordura, a manteiga também, as compotas estão cheias de açúcar, já para não falar dos tulicremes... Então o que é que é suposto eu meter no pão do meu filho? Disseram que os iogurtes tinham muito açúcar e os leitinhos com chocolate também. Então o que é que é suposto eles lancharem?’.


Ocorreu-me imediatamente fazer uma publicação aqui no blog sobre lanches saudáveis e equilibrados, e decidi mostrar-vos não só uma receita de iogurtes gregos caseiros, mas também todo um conjunto de alternativas para os usarem.

Espero que gostem. Espero que vos seja útil. E espero que experimentem :D


Iogurte grego caseiro

Ingredientes:

* Um litro de leite fresco gordo;
* Três colheres de sopa de leite em pó magro;
* Três colheres de sopa de açúcar branco (opcional);
* Um iogurte grego;

Confecção:

* Numa panela colocar o leite, o leite em pó e o açúcar e mexer com uma vara de arames;

* Levar ao lume até ferver e deixar arrefecer;

* Quando estiver morno juntar o iogurte, misturando com a vara de arames;

* Colocar em copinhos e levar à iogurteira durante cerca de doze horas;

* Cobrir um coador com um pano bem fino e colocar o iogurte no coador sobre uma taça;

* Colocar no frigorífico durante seis horas;

* Bater novamente com a vara de arames;

* Transferir novamente para o frigorífico, em copinhos individuais ou numa taça grande.


Com granola de amêndoa e coco (receita aqui)
Com banana e mel
Com nutella caseira sem açúcar (receita aqui), coco e avelãs

Até amanhã! :D

12 comentários:

  1. Bom dia. Adorei o post e eu como mãe preocupada com a alimentação dos seus filhos (mais com a preocupação em fazer refeições intercalares saudáveis) quando vejo este tipo de posts...abro logo. E sim, também vi a bendita reportagem e o que mais me marcou foi aquele pai que dava ice tea ao fico em doses "industriais" por dia, pensando que era "apenas chá" e que portanto não fazia mal...
    Adorei o post. Já tirei os meus "apontamentos".
    Bjs
    Ana

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Tens um monte de outras ideias Ana. Gosto de usar compota caseira, variar nas granolas, juntar só frutos secos ou fruta aos cubos (adoro laranja com iogurte!) :) No fundo não faltam alternativas saudáveis, nós às vezes é que não pensamos nelas :)

      Eliminar
  2. Tenho mesmo de experimentar essa receita! Outro dia dei por mim a fazer iogurtes e a pensar "nunca fiz iogurte grego em casa, será que ficaria tão bom ou melhor que o de compra". Cá por casa doces e docinhos são uma raridade. Ensinei os meus filhos a apreciarem as coisas feitas em casa e hoje eles gostam muito mais dos iogurtes caseiros do que dos de compra. O meu filho mais velho só provou um chocolate pela primeira vez depois dos 2 anos e não foi porque eu lho quisesse dar, é que nestas coisas os avós agem sempre mal. É que ainda ontem quando fui buscá-lo a casa dos avós ele já trazia de braçado um frasco gigante de chocolate para barrar no pão (não era nutella, era mesmo daquele em que o ingrediente principal é o açúcar). Obviamente que a nutella não é muito melhor mas pelo menos sabe a chocolate e a avelãs. Compro esporadicamente para os mimar. Tento livrar-me de tudo o que seja prejudicial e pouco natural mas os avós acham que fazem uma grande vantagem em oferecer um frasco enorme de açúcar com cor de chocolate. Que tal uns iogurtes, umas caixas de gelatina ou até umas peças de fruta?!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu gostei :)

      Em relação aos avós, há que dar o devido desconto. As mentalidades não se mudam num dia, e é questão de se explicar (várias vezes) o que pretendemos ;) De qualquer das formas nestas situações gosto de pensar que não me fura a barriga comer um doce e que faz a minha avó feliz (embora ela nem seja muito de nos entupir com doces, mas de vez em quando lá traz um pastel) ;)

      Eliminar
  3. Qual dessas alternativas a melhor!!!??? Huuumm...
    Beijinhos,
    Susana ( http://sudelicia.blogspot.pt/ )

    ResponderEliminar
  4. Faço iogurtes caseiros em casa, de aroma na iogurteira e de gelatina.
    Adorei a tua sugestão de iogurte grego caseiro. Em ttermos de valor calório é igual ou menor ao de compra? Como ex-obesa tenho de ter muito cuidado com o que como...

    Beijinhos,
    Clarinha

    http://receitasetruquesdaclarinha.blogspot.pt/2015/06/atum-e-cogumelos-bras.html

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu creio que é menor ao de compra, mas também depende dos iogurtes gregos que comprar Clara :) De qualquer das formas é mais saudável porque é feito em casa, pelo menos sabe o que têm :)

      Beijinhos!

      Eliminar
  5. Que bom aspecto que tem! Textura perfeita :D A colherada inicial tem uma espécie de mini cavidade/bolhinha rebentada que ainda o faz parecer melhor (estranhamente - ou não :P) :D
    A tão badalada reportagem! Eu não vi, mas teve um grande impacte :P
    Pois, com tanto «não se deve comer isto, aquilo, e «aqueloutro» (adoro esta palavra)» as pessoas ficam um bocado à toa e a pensar «ok, então vou só beber água e comer bróculos biológicos» :P e tu deves estar especialmente «tocada» pelo assunto! E é mesmo complicado, porque a maioria dos pais realmente não tem uma noção muito abrangente. Acho que acertaste em cheio na questão :) compram pão e leite para o lanche porque é saudável, mas de repente nem um nem o outro o são, e o leite achocolatado tem muito açúcar, a manteiga faz mal, a Nutella e o doce também... É desnorteante :P embora também haja quem não se preocupe lá muito...
    Esse iogurte com granola :D
    Ups, disse acima basicamente a mesma coisa que a mãe na tua consulta. Desculpa :P
    É sempre muito fácil idealizar soluções quando não se contacta de perto com os problemas. Não que não seja toda a gente a contactar, mas acaba quem está mais virado para as soluções a sobrestimar as condições...
    Essas rodelas de banana perfeitas :D
    Este é um post delicioso :D e que monte de sugestões brilhantes! ;)
    Isso é Nutella caseira com avelãs ou chocolate derretido com avelãs? Imagino que o chocolate endurecesse, mas sei lá :)
    Nota-se muito a diferença para os teus iogurtes normais? É que parecem sempre ter uma textura boa e espessa :)
    Eu tenho comido muitas vezes com mel e banana (+ granola, até) :D todos os dias. Às vezes com maçã (maçã e manteiga de caju/amêndoa!), mas preferencialmente com banana :)
    Sempre ela Nutella caseira! Que padrão tão giro :D
    (Por acaso, depois de um monte de falhanços, tenho vindo a conseguir que o meu irmão coma algumas coisas saudáveis. Valeu totalmente a pena cada pedaço de sopa que lhe espetei pela goela abaixo :P)
    (Estou a brincar, não espetei nada. Só troquei uma colher de sopa por brincar com ele :P sou um coraçõ mole ;) hahaha)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ficam mais espessos, mas são igualmente bons :D E são uma boa alternativa :D

      Eliminar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...r: 0" />