18 de maio de 2015

Queques de coco e o medo do dentista! :)

And I need to get away, and I, I can't escape.
And I was thinking today,
That I should think about taking my life to a higher plane.

Kate Nash




Há sensivelmente um mês atrás tinha programado ir tirar o meu único dente do siso. Foi uma decisão racional tomada em conjunto com o meu dentista: o dito dente não estava lá a fazer grande coisa, estava a entortar os outros dentes porque não tinha espaço para crescer e era apenas uma questão de tempo até arranjar uma chatice séria com aquela brincadeira.


Marquei o procedimento para depois das minhas férias, respirei fundo e tentei acalmar-me. Era a opção mais sensata. Era a opção mais madura. Era a opção mais cautelosa.

No dia da cirurgia acagacei-me.


Pois é, parece que a Joana-sensata-madura-e-cautelosa não ganha sempre, e por vezes é mesmo substituída pela Joana-totó-e-caguinchas-com-medo-do-dentista. E embora racionalmente eu soubesse que aquela era a melhor decisão, naquele dia não houve nada de racional na minha escolha.

E baldei-me.

Vá, quem nunca teve medo do dentista que atire a primeira pedra.


Acabei por marcar a cirurgia para a semana seguinte, e sete dias depois o meu medo revelou-se verdadeiro: tirar um dente é, de facto, uma experiência bastante desagradável. Mas também foi a opção mais sensata, mais madura e mais cautelosa.


Embora não seja a pessoa mais corajosa do mundo lá fora, dentro de casa sou uma valentona. Na verdade, é frequente ver-me na cozinha a inventar, a arriscar e a aventurar-me, sem qualquer receio ou rede de segurança. Umas vezes corre bem e outras vezes corre mal, mas a aprendizagem é sempre uma constante e mesmo as receitas com piores resultados ensinam-me sempre importantes lições.

Fosse sempre tão fortalhona no dentista como sou na cozinha, e a vida seria bem mais simples. Enquanto isso não acontece, aqui vão uns queques de coco feitos sem qualquer medo ou reserva.


Queques de coco

Ingredientes (para oito queques):

* 120g de açúcar;
* 75g de óleo de coco derretido;
* Três ovos;
* 75ml de leite de coco;
* 100g de farinha de trigo;
* 25g de farinha de coco;
* Meia colher de chá de fermento;
* Um quarto de colher de chá de bicarbonato;
* Uma pitada de sal.

Confecção:

* Bater o açúcar e o óleo de coco e juntar os ovos;

* Acrescentar o leite de coco e mexer bem;

* Envolver a farinha de trigo, a farinha de coco, o fermento, o bicarbonato e o sal;

* Colocar a massa em forminhas para queques e levar ao forno pré-aquecido a 220º durante sete minutos;

* Sem abrir o forno, baixar a temperatura para os 170º e deixar cozinhar durante mais dez minutos;

* Deixar arrefecer sobre uma grade.


Tenham uma óptima semana :D

29 comentários:

  1. Como eu te percebo!
    Há 5 anos estava eu em Erasmus, quando vim passar um fim-de-semana a casa e um dente andava a dar-me imensas dores. Fui ao dentista assim que cheguei a casa e foi-me retirado o siso que me andava a dar dores. Não sabia ao que ia, mas uma colega tinha arrancado um dente "normal" uns meses antes e tinha tido uma experiência do demo! De qualquer das formas, não tive tempo de ter medo, entrei, a dentista viu e disse "vamos arrancar". Correu tudo perfeitamente bem, e quando eu vi o siso na pinça da dentista pensei "já está?". Foi super rápido.
    Entretanto há cerca de 3 anos e meio um outro siso começou a dar-me dores e a dentista disse que iríamos arrancar, receitou-me antibiótico, pois prefere que tomemos antibiótico antes mesmo da cirurgia para precaver (na situação anterior é que não tinha dado tempo, uma vez que eu ia voltar para o Erasmus no Domingo), e uma semana depois iria tirar o siso. Asneira! Tive uma semana para andar a "minhocar"naquilo e comecei a ficar com medo e nervosa, apenas de não ter tido nenhuma má experiência no dentista!

    No final, correu tudo bem. E é assim que se querem as coisas!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O tirar em si foi super rápido, para mim o pior foi mesmo o antes e o depois ;)

      Eliminar
  2. Onde posso encontrar essas formas altas de papel?? Já procurei em vários sítios mas só encontro aquelas normais baixinhas.

    Obrigada

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu compro na loja de bolos onde compro as minhas coisinhas, que é a MyCake (site: http://www.mycake.pt/) :)

      Eliminar
    2. Posso meter-me? Também costumo ver na Tiger :) e em lojas de bolos, definitivamente, parece que fizeram um pacto para cada uma ter todo um arsenal de roupinha para queques. Formas, quero dizer formas. :P

      Eliminar
  3. Também não gosto lá muito do dentista! Mas nada que uns queques como esses ou um gelado não resolvam!

    ResponderEliminar
  4. Detesto ir ao dentista mas tem de ser...
    Os teus queques ficaram lindíssimos.

    Beijinhos,
    Clarinha
    receitasetruquesdaclarinha.blogspot.pt/2015/05/world-baking-day-pao-doce-fofo.html

    ResponderEliminar
  5. Eu sempre adorei ir ao dentista *.* Quando era pequena ia a uma clínica em que os dentistas vestiam batas de várias cores (o que lhes valeu alcunhas como "Dr. Pintaínho","Dr. Golfinho", ect.), conversavam imenso comigo, diziam piadas e aconselhavam-me a comer um gelado mal saísse da cadeira. Um paraíso, portanto. Derivado a isso, ainda hoje gosto bastante de ir ao dentista! (sou uma pessoa esquisita, eu sei!)
    Os meus dentes do siso foram uma complicação, cresceram de lado e não romperam e por isso as raízes estavam entrelaçadas nas dos dentes do lado. Demorei imenso tempo a arranjar um dentista que mos quisesse arrancar (todos diziam que tinha de ser uma cirurgia a sério, comigo a dormir pois tinham de partir o maxilar), mas no fim tudo correu bem: demorei cerca de 3h para cada dente, fiquei com a cara inchada e negra um mês, mas não tive medo nenhum e não me custou nadinha ;)
    Sou menos corajosa na cozinha, de facto :P

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu também adoro fazer análises porque a minha avó costumava comprar-me um croissant quando eu era criança e ia fazer análises ;)

      Eliminar
    2. Ou seja, dêm-nos comida e vamos até ao fim do mundo :P

      Eliminar
  6. Medo do dentista??? Ai ai ai... isso claramente é porque ainda não me conheceste (;

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O meu dentista também é amoroso Sofia, é mesmo uma questão de ansiedade :)

      Eliminar
  7. Também já tirei o dente do ciso, mais ou menos pelas mesmas razões, fui a medo, mas foi um procedimento mais demorado e "complicado" do que o previsto :)
    Agora estou a ter uma formação para auxiliar de dentista!!
    Na cozinha também gosto de arriscar sem medos :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O procedimento em si nem foi nada demorado, mas a recuperação foi chata :/

      Beijinhos! :D

      Eliminar
  8. Eu devo ser uma pessoa super estranha porque adoro ir ao dentista... até mesmo quando arranquei os sisos e um dele até estava a nascer para dentro... Mas depois também tenho coisas irracionais, como pseudo medo de ir ao médico. Tenho tensão normal meça onde for, menos numa clínica ou hospital.

    ResponderEliminar
  9. que bom aspecto!
    Beijinhos,
    http://sudelicia.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  10. Pecadora me confesso, já me baldei ao dentista "algumas" vezes porque estava cheiiiinha de medo :D Faz agora um ano que arranquei os 4 dentes do siso num período de um mês. Ou seja, todas as semanas lá ia eu, a tremer dos pés à cabeça, tirar os malditos. O pior deles foi o segundo, estive uma hora e tal de boca aberta a transpirar por todo o lado e o raio do dente não saía. Enfim, só boas experiências no dentista :P

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu que só arranquei um e fiz este filme todo... Nem quero pensar se fossem quatro! ;)

      Eliminar
  11. Ahhh carreguei publicar sem antes comentar os queques! Mais uns para a lista "a fazer" :) As forminhas realmente são muito giras mas aqui pela minha zona nunca encontrei à venda.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu também só encontro na loja aqui perto de casa, e nem sempre têm as cores todas :)

      Eliminar
  12. Também reparei recentemente (sou uma palerma) que tenho 1 dente do siso. MEDO. :P
    «O dito», guardas-lhe mesmo rancor ;)
    OHMEUDEUS a sério, estes queques estão perfeitos! Ele de pé todo trincado... E há algo na basezinha de papel que hipnotiza! Ou inteiro, parece que fica com aquele tipo de bordas meio caramelizado :D
    (E a cúpula... Não falemos da cúpula!)
    Que férias divertidas :P
    Que giroo, não tinha visto as forminhas e assim, depois de uma pessoa já conhecer e estar familiarizada com o queque, soa a revelação, como «Afinal «o» *inserir nome arrapazado aqui* é apelido de uma mulher» ou outro twist de telenovela qualquer - só que muito mais interessante ;) dito isto, O TEU QUEQUE TEM ROUPINHA DE BEBÉ :D é um queque bebé! Um queque bebé com cheiro a coco :P
    Caguinchas é uma óptima palavra :)
    Eu nunca tive medo do dentista, nunca fui fazer mais do que uma limpeza :P
    Aposto que na semana seguinte te arrependeste por teres adiado o sofrimento. Penso sempre isso quando me alongo na espera por fazer exercício - «sua idiota, já podias ter acabado» :P
    Acho que as tuas aventuras têm uma grande recompensa, a julgar pelo número de receitas maravilhosas que por cá desfilam ;) pronto, depois há natas e crepes paleo, mas não se pode ter tudo!...
    Gosto imenso quando as receitas atacam por várias frontes na personalização da receita. A sério, é giro. O meu sonho é fazer queques de coco com leite de coco, coco ralado, óleo de coco, coco tostado, coco fresco, flocos de coco, essência de coco, água de coco, açúcar de coco, farinha de coco, manteiga de coco, aquela coisa gelatinosa estranha do coco fresco e margarina de coco. Com pedacinhos crocantes de casca de coco. Aliás, fazer queques SÓ com coisas provenientes do coco. SIM.
    (Já agora: talvez tenha exagerado, mas não estou a caricaturar, acho mesmo giro :P)
    A última foto. Há algo de hilariante na última foto. A sério, eu deslizei da receita e tive um ataque de riso. Parece um desenho animado/cartoon qualquer com dentes parecidos com uma fusão entre os do robot do Futurama e o Darth Vader :P e também parece um incrivelmente queque fofinho :D

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Por acaso estas forminhas parecem mesmo próprias para uma festinha de bebés :D

      Bem, depois quero ver essa explosão de coco :D

      Eliminar
  13. Como eu a entendo. O meu dentinho do siso também parece que vai ter de sair mas primeiro ando a desvitalizar outro. Isto depois de algum tempo sem ir ao dentista pois andava tudo bem. Mas o que importa é que se encheu de coragem e à segunda foi mesmo e esse dente do siso já não a chateia mais.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É verdade! Nem este nem outros, era o meu único dente do siso :D

      Eliminar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...r: 0" />