20 de maio de 2015

Espetadas de morango (sugestão).

'Simplicity is the ultimate sophistication.'

Leonardo da Vinci




Como certamente se recordam, os jantares temáticos eram uma espécie de ex-líbris cá de casa: durante anos, adorava receber os meus amigos em elaborados jantares com vários pratos internacionais. E desde o jantar irlandês ao jantar grego, passando pelo jantar cubano e pelo jantar árabe, reconheço que passámos óptimos momentos a descobrir receitas originais. 

E depois começámos a trabalhar.


Se antigamente era habitual sair às 14h dos estágios e passar toda a tarde a preparar um jantar temático, agora as coisas estão ligeiramente diferentes. De facto, assistimos a uma espécie de regresso aos primeiros tempos de faculdade, e de repente voltaram a aparecer nos nossos jantares com amigos as pizzas e os hambúrgueres.

Numa primeira fase confesso que me sentia um bocadinho fraudulenta, mas eventualmente a comodidade de ter alguém a trazer hambúrgueres para todos começou a vencer os meus preconceitos. E foi assim que durante algumas semanas os nossos jantares decorreram quase em modo de piloto automático, sem nenhum planeamento associado.

Um dia convidei a Beatriz e o Samuel para virem cá jantar. A Beatriz insistiu em trazer alguma coisa, e como eu sabia que sairia tarde do trabalho (e por isso não teria tempo para fazer nada particularmente elaborado) sugeri trazerem eles o prato principal e eu organizar uma sobremesa na véspera.


Assim foi. Preparei de manhã bem cedo estas espetadas e uns coulants de chocolate negro paleo que sairão no blog na próxima semana, deixei tudo a postos e saí para trabalhar. O jantar estava marcado para as nove.

O problema é que eu saí do trabalho às nove. O Pedro saiu pouco tempo antes. E creio ter sido aí que percebemos que efectivamente a nossa vida tinha mudado: pela primeira vez, os convidados não iam chegar a nossa casa enquanto nós ainda estávamos a organizar os 8757360203847 pratos que eu tinha decidido fazer para o jantar.

Porque iam chegar antes de nós.

No fim, tudo correu bem. O Pedro chegou a casa antes de mim e orientou a Beatriz e o Samuel. Comemos uma salada de quinoa e uns cogumelos recheados com ricotta que nos encheram a barriga e a alma, e depois rematámos com os coulants que entretanto tinha colocado no forno e com estas espetadas.

E eu aprendi uma nova lição: muitas vezes as coisas mais simples são as que mais enchem o olho. Principalmente se forem mergulhadas em chocolate e caramelo :D


Espetadas de morango

Ingredientes:

* Pauzinhos de espetadas;
* Morangos;
* Chocolate negro;
* Manteiga ou óleo de coco para derreter;
* Caramelo normal (receita aqui) ou sem açúcar e sem lactose (receita aqui).

Confecção:

* Montar os morangos nos pauzinhos;

* Na hora de servir derreter o chocolate com a manteiga ou o óleo de coco no microondas;

* Servir com o chocolate e/ou o molho de caramelo.

Até amanhã! :D

8 comentários:

  1. Respostas
    1. E por vezes as coisas mais simples são mesmo as mais deliciosas :D

      Eliminar
  2. olha que bela receita! Sei bem o que isso é, tentar organizar o jantar com os amigos ao mesmo tempo que saio do trabalho... rezultado: a actifry a trabalhar com um franguinho e uma saladinha de frutas no meu caso! mas olha que gostei dessas espetadinhas!
    beijinhos,
    http://sudelicia.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Para a próxima vou dar trabalho à Actifry, é uma óptima sugestão :D

      Beijinhos! :D

      Eliminar
  3. (AAAAH, isto apagou!..)

    e a simplicidade desses morangos com o chocolate e o caramelo não lhes retirou o mérito! estavam deliciosos, comprovadíssimo.

    venham os coulants, venham os coulants! :D
    ando há três ou mais semanas a lambusar-me com as 5327658 fornadas dos teus brownies de feijão preto (que apareceram por aqui há uns tempos) que a minha irmã e a minha mãe não param de repetir. é a loucura, ahah. e eu agradeço porque me aparecem sempre uns pedaços em lisboa (o último - até aos próximos! - está ali à minha espera para depois do almoço. delícia!

    beijinhos! e venha o fim de semana :D

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Os coulants saem já para a semana :D

      Os brownies de feijão preto são mesmo bons. Já testei uma data de outras receitas, mas essa é mesmo a minha preferida :D E com caramelo por cima então, é a loucura :D

      Até jáááá :D

      Eliminar
  4. Eu sempre achei muito giros esses teus jantares, dá para descobrir pratos engraçados e é original! Mas realmente deve consumir bastante tempo :/
    Tantos jantares giros :D
    Ohh, reviravolta :(
    ...Pizzas e hambúrgueres não é assim tãão mau :P especialmente pizzas! Toda a gente (pronto, nem toda) come isso de vez em quando, e para um jantar entre amigos não me parece muito mal - não é preciso comida toda fina para passar um bom bocado :) claro que com os teus pratos deliciosos era um bocadinho melhor, mas continua a não ser nada mau (digo eu :P) :D
    Ando a sonhar com esses coulants há imenso tempo ;) finalmente sai a receita! :D
    Cozinhar de manhã «bem cedo» deve ser horrível :P mas acho que foi uma boa solução de adiantamento, coisas boas e prontas a fazer na altura :D
    Porque é que com a frase «O jantar estava marcado para as nove.» eu já sabia que alguma coisa ia correr mal? :P
    Salada de quinoa e cogumelos com ricotta também soa muito bem :D
    Afinal não foi nenhum desastre. Também não podia ser, com coulants e espetadas deliciosas :D
    O prato das espetadas ficou lindo, nem sequer deixa pena por não haver fotos do produto final :D aposto que estavam deliciosas também! Com essas 3 coisas apetitosas e sabidamente fantásticas não podia ser menos do que extremamente bom!
    «Montar os morangos nos pauzinhos» - não sei porquê adorei esta frase!
    E/ou? E/OU?! Acho que é bastante claro que a conjunção é obrigatória. :D

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sim, pizza até é agradável :D Por acaso a malta por aqui gostou mais da versão com caramelo, mas como esse caramelo da foto foi a versão paleo com mel e eu gostei mais da versão com xarope de seiva de ácer acho que preferi com chocolate :D Para a próxima faço também chantilly de creme de coco :D

      Eliminar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...r: 0" />