'Simplicity is the ultimate sophistication.'
Leonardo da Vinci
Como certamente se recordam, os jantares temáticos eram uma espécie de ex-líbris cá de casa: durante anos, adorava receber os meus amigos em elaborados jantares com vários pratos internacionais. E desde o jantar irlandês ao jantar grego, passando pelo jantar cubano e pelo jantar árabe, reconheço que passámos óptimos momentos a descobrir receitas originais.
E depois começámos a trabalhar.
Se antigamente era habitual sair às 14h dos estágios e passar toda a tarde a preparar um jantar temático, agora as coisas estão ligeiramente diferentes. De facto, assistimos a uma espécie de regresso aos primeiros tempos de faculdade, e de repente voltaram a aparecer nos nossos jantares com amigos as pizzas e os hambúrgueres.
Numa primeira fase confesso que me sentia um bocadinho fraudulenta, mas eventualmente a comodidade de ter alguém a trazer hambúrgueres para todos começou a vencer os meus preconceitos. E foi assim que durante algumas semanas os nossos jantares decorreram quase em modo de piloto automático, sem nenhum planeamento associado.
Um dia convidei a Beatriz e o Samuel para virem cá jantar. A Beatriz insistiu em trazer alguma coisa, e como eu sabia que sairia tarde do trabalho (e por isso não teria tempo para fazer nada particularmente elaborado) sugeri trazerem eles o prato principal e eu organizar uma sobremesa na véspera.
Assim foi. Preparei de manhã bem cedo estas espetadas e uns coulants de chocolate negro paleo que sairão no blog na próxima semana, deixei tudo a postos e saí para trabalhar. O jantar estava marcado para as nove.
O problema é que eu saí do trabalho às nove. O Pedro saiu pouco tempo antes. E creio ter sido aí que percebemos que efectivamente a nossa vida tinha mudado: pela primeira vez, os convidados não iam chegar a nossa casa enquanto nós ainda estávamos a organizar os 8757360203847 pratos que eu tinha decidido fazer para o jantar.
Porque iam chegar antes de nós.
No fim, tudo correu bem. O Pedro chegou a casa antes de mim e orientou a Beatriz e o Samuel. Comemos uma salada de quinoa e uns cogumelos recheados com ricotta que nos encheram a barriga e a alma, e depois rematámos com os coulants que entretanto tinha colocado no forno e com estas espetadas.
E eu aprendi uma nova lição: muitas vezes as coisas mais simples são as que mais enchem o olho. Principalmente se forem mergulhadas em chocolate e caramelo :D
Espetadas de morango
Ingredientes:
* Pauzinhos de espetadas;
* Morangos;
* Chocolate negro;
* Manteiga ou óleo de coco para derreter;
* Caramelo normal (receita aqui) ou sem açúcar e sem lactose (receita aqui).
Confecção:
* Montar os morangos nos pauzinhos;
* Na hora de servir derreter o chocolate com a manteiga ou o óleo de coco no microondas;
* Servir com o chocolate e/ou o molho de caramelo.
Até amanhã! :D