29 de abril de 2015

Garam Masala de camarão e uma ida ao Martim Moniz :D




Durante seis anos da minha vida estudei perto do Martim Moniz, na Faculdade de Ciências Médicas (que fica acima do Hospital de São José). Passava por lá diariamente, a ir para a faculdade e a voltar para casa. E depois de ouvir falar tão mal da zona confesso que não sentia a mínima vontade de explorar, muito pelo contrário - de facto, depois de me contarem todas aquelas histórias assustadoras temia que se entrasse em alguma daquelas lojas me roubassem um rim.

(De tal forma que 'ainda me roubam um rim' é ainda hoje uma piada recorrente no meio da minha família e do meu grupo de amigos.)


Entretanto o Martim Moniz mudou. Eu mudei. Os meus hábitos alimentares mudaram (muito, diga-se). E a tentação de ir explorar as lojinhas asiáticas do Martim Moniz começou a falar mais alto.

Um dia ganhei coragem, meti-me no metro e fiz novamente a viagem que fez parte da minha vida durante seis anos. Depois, fiz uma nova viagem para dentro do centro comercial do Martim Moniz. E, de repente, dei por mim na Índia.


Fiquei assoberbada com as imagens e os cheiros. Fiquei momentaneamente estupefacta de surpresa pelo quanto estive errada durante estes anos todos. E depois fiquei louca de histeria e desatei a comprar coisas.


No fim, tive que me controlar muito para não gastar um balúrdio a comprar os mais variados produtos asiáticos - não porque eles sejam caros (de todo!), mas porque eu queria trazer tudo para casa. Acabei por trazer apenas farinha de coco, óleo de coco, farinha de grão-de-bico, sementes de chia, piri-piri, caril e garam masala. E passámos os dias seguintes a encher a barriga de caril e de garam masala, de tal forma que por momentos temi ter ficado enjoada de caril para sempre.

Pff, como se isso fosse possível, certo? :D


Garam Masala de camarão

Ingredientes (para duas pessoas):

* Uma cebola picada;
* Dois dentes de alho picados;
* Um fio de azeite;
* 250g de miolo de camarão;
* Cenouras baby (usei congeladas);
* Ervilhas (usei congeladas);
* Uma colher de chá de pimentão-doce;
* Uma colher de chá de paprika;
* Uma pitada de sal;
* Uma pitada de piri-piri;
* Molho de tomate q.b;
* Uma colher de chá de garam masala.

Confecção:

* Refogar a cebola picada e o alho picado num fio de azeite;

* Juntar o miolo de camarão, as cenouras e as ervilhas e deixar refogar;

* Temperar com o pimentão-doce, a paprika, o sal e o piri-piri e misturar bem;

* Acrescentar o molho de tomate e deixar cozinhar;

* Juntar o garam masala antes de servir, mexendo bem.



Até amanhã! :D