4 de março de 2015

Roma (parte 1).

Há catorze anos decidimos levar a minha avó num cruzeiro: ela andava bastante em baixo desde a morte do meu avô, e nós achámos que talvez uma mudança de ambiente lhe fizesse bem. Uma das paragens do cruzeiro era em Roma, e eu confesso que há imenso tempo que não via a minha avó tão entusiasmada. O motivo? Ver o papa, claro.

No entanto, aquele dia correu bastante mal. Uma das pessoas do nosso grupo perdeu-se e passámos o tempo todo à procura dela - por isso fomos literalmente o exemplo perfeito de alguém que foi a Roma e não viu o papa (ou outras coisas, diga-se). 

Desde então que a minha avó resmunga com esse assunto. 

Em Outubro eu estava numa consulta de medicina geral e familiar e entrou uma senhora que tinha acabado de perder o marido. Foi uma consulta triste e pesada, mas a dada altura a senhora disse algo que me ficou encravado na alma:

'O grande sonho dele era ir aos Açores e nunca foi. Agora já não pode ir.'

Aquilo mexeu comigo. A minha avó é a única que tenho, e embora ela ainda seja relativamente nova (tem 73 anos) e esteja rija que nem um urso, a verdade é que ela não vai ficar cá para sempre. E eu não estava disposta a deixá-la ir sem lhe proporcionar algo que sabia que era importante para ela: ver o papa. 

Juntei-me com a minha mãe e oferecemos-lhe os bilhetes no Natal. O plano seria irmos no dia 27 de Fevereiro, dia do 73º aniversário da minha avó, para um fim-de-semana cheio de parvoíces femininas (não esquecendo a visualização do papa, claramente). 

E sabem o que é que a minha avó disse quando viu os bilhetes?

'Oh, eu queria era ver o papa João Paulo II! Este é bom, mas gostava mais do outro!'.

Lá fomos, com a minha avó ainda a resmungar com o raio do assunto do outro papa que queria ver e não viu porque alguém se perdeu. 

No fim divertimo-nos muito, como sempre. A minha avó ficou feliz. Chorou várias vezes. E viu o papa. Aqui vai a reportagem fotográfica da nossa aventura :D 

No avião, ao fim da tarde de Sexta-feira :)
Fomos jantar à pizzaria mais antiga de Roma: a Est! Est! Est!


Pizza de mozzarella de búfala e tomate cherry para mim :D Estava deliciosa :D
Melhor. Tiramisú. De Sempre.
Fontana di Trevi à noite e em obras :(

Pequeno-almoço com direito a Nutella (que é italiana!) :D
Cappuccino :D
Basílica de São Pedro e praça :)














Até amanhã :D

10 comentários:

  1. Mas que bela prenda! Gostaria de fazer um dia essa viagem :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É uma cidade linda Sara, espero que consigas visitar um dia :)

      Beijinhos e bom fim-de-semana :D

      Eliminar
  2. Fizeram muito bem. E Roma é tão linda. Foi a cidade que mais gozo me deu conhecer. Fui ao Vaticano, estive na Basílica e não vi o Papa (era o Bento, na altura).

    ResponderEliminar
  3. Lindas fotos!
    Beijinhos,
    http://sudelicia.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  4. Que maravilha de passeio =D A minha avó morreee de medo de aviões, nuncaa a conseguia levar numa coisa assim infelizmente :( Mas pronto peguei no meu irmão o mês passado e fiz o mesmo que tu mas com Londres :D
    Em Setembro/ Outubro estou a pensar ir a Roma mas não tenho encontrado nenhuns hotéis de jeito, ficaste em qual?


    Beijinho*


    Beijinho*

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu fiquei no Barocco e gostei muito :) É uma cidade linda, acho que vais adorar :D

      Beijinhos :D

      Eliminar
  5. A minha avó está sempre a dizer que se a irmã fosse com ela gostava da irmã (isto normalmente segue-se de uma constatação que envolve «irmã» e «esmifra»). Acho que ela não tinha grande prazer em ir ver o papa.... mas é muito querido que tenham feito isso com a tua avó :)
    Alguém se perder no estrangeiro?! Que pesadelo! Realmente é uma pena... Deve ter sido uma enorme desilusão :(
    A minha avó tem praticamente a mesma idade que a tua (+1) :)
    «Rija que nem um urso» hahaha
    É difícil pensar assim :/
    Acho que acontece muitas vezes... nem consigo imaginar os remorsos. Aliás, deve provocar remorsos por mil e uma razões...
    «Visualização do papa», dito assim fica engraçado :D
    A tua avó é uma objetificadora de papas ;)
    História engraçada :P haha
    Fico muito feliz por a tua avó ter gostado :D aposto que foi demais ;)
    As fotos de asas de aviões são sempre demais :) ia estar sol no dia seguinte :P
    Que giro, essas «atrações» são engraçadas :) «a mais antiga» é um grande título :P para sobreviver durante todo este tempo (os italianos chegaram a comer pizza de mamute, facto provado) tem de ter alguma coisa de especial :)
    Essa pizza parece mesmo muito boa :) nunca comi tomate fresco em pisa, não fica estranhamente sumarento?
    Acho que a única falha é A PIZZA NÃO ESTAR CENTRADA NO PRATO haha :P
    A sério? Pronto, agora vou ter de fazer tiramisú. Alguém disse tiramisú? Apetece-me tiramisú.
    Mesmo assim é bonito :) Olha só para esses andaimes belos :)
    A Nutella não podia ter outra nacionalidade :) é giro pores tudo no prato, incluindo o copo :P parece tudo delicioso!
    O cappuccino parece muito bom, tanta espuma!... Acho que a minha avó gostava de ir a Roma tomar isso, ela adora espuma em café. Tenho de tentar fazer desenhos na espuma, parece divertido :)
    Essa foto das colunas está tão bem :D
    É tudo tão bonito :D
    A foto com o céu enorme dá toda uma nova perspectiva :) e eu a pensar que as construções eram imponentes... :P
    (Continuam a ser :P)
    Se olhares de perto podes ver uma bailarina de saia rodada e braços minúsculos na cúpula :) A CÚPULA DA BASÍLICA DE SÃO PEDRO É UM QUEQUE.
    (Admite lá, foste é em busca de inspiração.)
    (Não que precises.)
    As fotos estão todas lindas :D (como sempre :P)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sim, a pessoa perdeu-se no meio de Roma. E não falava inglês. No comments ;) É só aventuras ;)

      Eu gosto imeeeeeeeenso de pizza com tomate fresco. Acho que fica muito bom :D

      'A mais antiga' = Tem uns 100 anos. Sempre imaginei que a pizza seria algo mesmo arcaico, até pensava que o Michelangelo comia umas fatias nos intervalos da pintura da Capela Sistina ou assim... Parece que estava errada :D

      Também adoro tiramisú :D

      Eliminar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...r: 0" />