13 de fevereiro de 2015

Esfoliante de coco caseiro.

And the boy cried hang him at three,
I saw him on the front page laughing at me.
He worked in a fairground in a tall hat.
He's a liar, he's a liar and a good one at that.

Say what you wanna, say what you will,
Write your number on my telephone bill.
Walk like a monkey, kick like a mule,
I could be a beggar but I'd rather be just as cruel.

The Fratellis


Hoje não vos trago propriamente uma receita, vá. Trago-vos sim o meu último vício: os DIY.

Para quem não sabe, DIY é o acrónimo de 'Do It Yourself', uma moda relativamente recente que se instalou em algumas redes sociais - nomeadamente o Pinterest. Há literalmente centenas de ideias de projectos que podem fazer no conforto do vosso lar, desde a decoração ao tratamento da pele e desde a organização à maquilhagem.


Em relação aos produtos de beleza, no Pinterest encontram tudo o que conseguirem imaginar: champôs, desodorizantes, esfoliantes, cremes corporais e até pasta dos dentes - tudo feito em casa, com ingredientes naturais. E depois da minha editora me ter oferecido uma embalagem de óleo de coco como prendinha de Natal (Melhor. Prenda. De sempre.) decidi experimentar finalmente algo que já me andava debaixo de olho há algum tempo: fazer esfoliante em casa.


Não me interpretem mal: eu adorava o meu antigo esfoliante, o 'Sweet Lemon' da The Body Shop. Sempre me agradou o facto da marca não testar os produtos em animais (não que eu seja contra a experimentação por razões científicas, mas sou certamente contra por razões estéticas) e sempre apreciei o facto dos esfoliantes serem espessos e eficazes, em oposição a outros que só fazem cócegas nas células superficiais da pele. Mas ler os ingredientes fazia-me um bocadinho de confusão, e passo a demonstrar porquê.


Numa embalagem do meu esfoliante antigo podíamos encontrar (segundo o site da marca): Ethylhexyl Palmitate, Sucrose, Sodium Chloride, Helianthus Annuus Hybrid Oil, Silica, Citrus Medica Limonum Seed Oil, Glycine Soja Oil, Limonene, Bertholletia Excelsa Seed Oil, Parfum, Citrus Medica Limonum Peel, Juglans Regia Shell Powder, Citral, CI 19140.

É claro que não é propriamente igual a barrar-me com cianeto... Mas é certamente diferente de utilizar dois ou três ingredientes para atingir o mesmo efeito :)

Vai daí, começou a saga dos DIY cá em casa. E o esfoliante ficou uma autêntica maravilha - não fosse ele feito de óleo de coco, claro :D


Esfoliante de coco (adaptado do blog 'Glow Skincare & Makeup')

Ingredientes (para o recipiente da foto):

* Meia chávena de óleo de coco (extra-virgem);
* Três quartos de chávena de açúcar mascavado;
* Uma colher de chá de essência de limão (opcional).

Confecção:

* Misturar tudo e voilá!


Tenham um óptimo fim-de-semana :D