13 de fevereiro de 2015

Esfoliante de coco caseiro.

And the boy cried hang him at three,
I saw him on the front page laughing at me.
He worked in a fairground in a tall hat.
He's a liar, he's a liar and a good one at that.

Say what you wanna, say what you will,
Write your number on my telephone bill.
Walk like a monkey, kick like a mule,
I could be a beggar but I'd rather be just as cruel.

The Fratellis


Hoje não vos trago propriamente uma receita, vá. Trago-vos sim o meu último vício: os DIY.

Para quem não sabe, DIY é o acrónimo de 'Do It Yourself', uma moda relativamente recente que se instalou em algumas redes sociais - nomeadamente o Pinterest. Há literalmente centenas de ideias de projectos que podem fazer no conforto do vosso lar, desde a decoração ao tratamento da pele e desde a organização à maquilhagem.


Em relação aos produtos de beleza, no Pinterest encontram tudo o que conseguirem imaginar: champôs, desodorizantes, esfoliantes, cremes corporais e até pasta dos dentes - tudo feito em casa, com ingredientes naturais. E depois da minha editora me ter oferecido uma embalagem de óleo de coco como prendinha de Natal (Melhor. Prenda. De sempre.) decidi experimentar finalmente algo que já me andava debaixo de olho há algum tempo: fazer esfoliante em casa.


Não me interpretem mal: eu adorava o meu antigo esfoliante, o 'Sweet Lemon' da The Body Shop. Sempre me agradou o facto da marca não testar os produtos em animais (não que eu seja contra a experimentação por razões científicas, mas sou certamente contra por razões estéticas) e sempre apreciei o facto dos esfoliantes serem espessos e eficazes, em oposição a outros que só fazem cócegas nas células superficiais da pele. Mas ler os ingredientes fazia-me um bocadinho de confusão, e passo a demonstrar porquê.


Numa embalagem do meu esfoliante antigo podíamos encontrar (segundo o site da marca): Ethylhexyl Palmitate, Sucrose, Sodium Chloride, Helianthus Annuus Hybrid Oil, Silica, Citrus Medica Limonum Seed Oil, Glycine Soja Oil, Limonene, Bertholletia Excelsa Seed Oil, Parfum, Citrus Medica Limonum Peel, Juglans Regia Shell Powder, Citral, CI 19140.

É claro que não é propriamente igual a barrar-me com cianeto... Mas é certamente diferente de utilizar dois ou três ingredientes para atingir o mesmo efeito :)

Vai daí, começou a saga dos DIY cá em casa. E o esfoliante ficou uma autêntica maravilha - não fosse ele feito de óleo de coco, claro :D


Esfoliante de coco (adaptado do blog 'Glow Skincare & Makeup')

Ingredientes (para o recipiente da foto):

* Meia chávena de óleo de coco (extra-virgem);
* Três quartos de chávena de açúcar mascavado;
* Uma colher de chá de essência de limão (opcional).

Confecção:

* Misturar tudo e voilá!


Tenham um óptimo fim-de-semana :D

7 comentários:

  1. Gosto de exfoliantes e perco-me a experimentar de variadas marcas por isso mesmo que tu disseste... Alguns só fazem cócegas na pele e isso deixa-me bastante desiludida que de exfoliantes não teem nada...
    E os DIY são uma boa forma de fazermos pelas nossas próprias mãos variadas coisas caseiras tentando evitar corantes, conservantes e essas coisas todas que fazem mal :-)
    Gostei da sugestão e sinto-me tentada a experimentar!!!
    Obrigada pela dica caseira...
    Beijinhos***

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Espero que experimentes e que gostes :D

      Beijinhos e boa semana :D

      Eliminar
  2. Confesso que não fazia a minima ideia do que era o DIY até começar a utilizar o Pinterest. E tenho pena de não ter mais tempo disponível para experimentar mais coisas! Este esfoliante já está na minha lista :) Beijinhos e adorei a ideia dos DIY aqui no blog :D

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Vou tentar publicar mais coisas giras então :D Na Terça já aí vem a essência de baunilha :D

      Beijinhos e boa semana :D

      Eliminar
  3. Acrónimo? É acrónimo? Pronto, pronunciei mal a vida toda. Estou a sentir-me idiota.
    Já se ouve referências há algum tempo, mais não seja em séries ou filmes (embora nesse caso associe mais a mobília. E desastre.), mas agora tomou proporções muito maiores :) nos últimos anos a tendência tem sido cada vez maior, o que é bastante giro - é sempre engraçado ver coisas que podemos fazer em casa. Não sei, tem poada, ainda mais quando nunca pensamos nisso. Eu até já teria feito plasticina, não fosse a ideia de lavar panelas sujas com plasticina um bocado assasina.
    Eu acho piada a isso, a sério :) só que naogumas coisas acabo por duvidar um bocado da eficácia, como pasta de dentes e desodorizante. É questão de experimentar :D
    Nunca tinhas experimentado usar óleo de coco?...
    (Só porque caso contrário pode ser muito bom e útil, mas não parece assim tão escandalosamente fenomenal. Mas isso sou eu a falar, que não provei as coisas deliciosas em que usaste :D)
    Eu acho piada a essa loja, até :) mas como não uso quase nada disso estou um bocado fora do assunto.
    Testes para fins científicos e para cosmética parecem bastante diferentes, mesmo para pessoas sem muito conhecimento de causa :)
    Eu não acho que esse rótulo seja muito mau - como é que pode ser mau se foi o propulsor da tua saga de DIY? :D
    Uau, que simples! Normalmente um dos meus problemas com esse tipo de coisas é que tem um monte de ingredientes "naturais" mas difíceis de encontrar e caros. O óleo de coco é caro, mas aí os ingredientes são tão básicos que até é agradável :) e o orçamento para produtos de beleza também é mais alargado, que se paga muito mais por um pote de creme cheiroso do que por um iogurte. Por falar em iogurtes, apanhei uma desilusão com os de coco e amêndoa da alpro que afinal têm soja :P eu gosto dos de soja e não me faz grande diferença, mas tinha tão mais piada se fossem mesmo à base desses ingredientes!...
    Leva açúcar? AÇÚCAR? :P que giro! Pensei que fosse sal. Assim é bastante comestível. Normalmente o cheiro desse tipo de coisas bem que é aliciante... ;)
    (Pronto, eu vou tentar parar de fazer alusões ao ato de comer o teu esfoliante.)
    Parece muito agradável, a cor é demais e o cheiro ainda deve ser melhor :) tens mesmo de pôr limão em tudo :P não bastava o cheirinho a coco?... :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Como é que pronunciavas? :D

      Já tinha usado óleo de coco, mas nunca me tinha sido oferecido! Foi. Tão. Épico. Fiquei mesmo feliz :D

      Acho que a receita original levava sal (ou então vi muitas com sal e estou a confundir-me), mas eu achei que usar açúcar mascavado era boa ideia - e confirmou-se :D

      O cheirinho a coco é bom, mas com limão fica ainda melhor :D

      Eliminar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...r: 0" />