27 de fevereiro de 2015

Diabetes Mellitus - Um testemunho (parte 2)

(Na verdade esta publicação não é um 'Guest Post', mas sim uma espécie de entrevista que fiz por mail ao senhor Quintino Silva, pai do namorado de uma leitora muito simpática que se voluntariou para ajudar. Muito obrigada Raquel!)

Fui diagnosticado com diabetes mellitus tipo 2 em 2003, na sequência de análises de rotina. Na altura foi-me recomendado na consulta que evitasse os hidratos de carbono, as bebidas alcoólicas, os açúcares e os alimentos processados em geral. Aconselharam-me a evitar os sumos de compra, os enchidos e os bolos e reservá-los para as ocasiões mais especiais.

Também me foi sugerido apostar mais no peixe do que na carne, e optar pelas carnes brancas em vez das vermelhas - além de ter um benefício ao nível do controlo da diabetes, também é benéfico para o colesterol.

O exercício físico nunca foi problema - trabalhava na construção de estradas na altura, e sempre fui uma pessoa muito activa.

Ultimamente as minhas análises estão todas dentro dos parâmetros normais.

http://www.salemfreemedclinic.org/images/joint-pain-from-diabetes-83727.jpg