26 de janeiro de 2015

Iogurtes líquidos de menta e canela e as coisas que me distinguem :)

Well, you can knock me down, step in my face,
Slander my name all over the place.
Well, do anything that you want to do, but honey lay off of my shoes!
And don't you step on my blue suede shoes.
Well, you can do anything but lay off of my blue suede shoes.

Elvis Presley (originalmente de Carl Perkins)


Os meus amigos dizem que eu sou perfeitamente distinguível da multidão: independentemente do sítio onde esteja, serei sempre a pessoa de bandelete na cabeça.

Na verdade, não é só para os meus amigos que eu sou facilmente identificável - para os meus leitores também. Já fui abordada várias vezes na rua por pessoas que perceberam que era eu graças à sempre eterna e omnipresente bandelete, e até a Lucília e a Isabel não a deixaram de parte na pregadeira que me enviaram tão carinhosamente :)


No Inverno, ainda é mais fácil identificar-me: à bandelete juntam-se os aquecedores nas orelhas, o cachecol bem quentinho e a garrafinha térmica de chá. E confesso que não vivo sem eles.

É assim que me podem encontrar, todas as manhãs, no longo trajecto entre o local onde estaciono o carro e o hospital. Bandelete a combinar, aquecedor de orelhas tão quentinho que por vezes me esqueço de o tirar quando chego às consultas, cachecol aconchegante, garrafa de chá do pato Donald e cara de poucos amigos - afinal, não sou de todo uma morning person e antes das dez da manhã ainda estou carrancuda.


Também o meu gosto por chá é bastante individual e intransmissível: não sou particularmente fã de chá verde ou preto, acho que o chá vermelho sabe a peixe e não gosto de todo de chá branco, mas adoro chá de camomila, de erva-príncipe ou de menta. E por isso desde que descobri o chá marroquino da Lipton, há muitos meses atrás, nunca mais larguei este meu amor incondicional.

Afinal, o que há para não gostar num chá que sabe essencialmente a menta e a canela?


De facto, este é o chá que mais frequentemente me acompanha nas minhas caminhadas matinais até ao hospital. Também é o chá que faço no micro-ondas da sala de reuniões. E creio que se tornou já parte das características que seguramente me identificam para quem me rodeia.

Vai daí, desta vez saíram da iogurteira uns iogurtes líquidos de menta e canela, feitos com o maravilhoso chá marroquino. Usei leite normal em alternativa ao leite fresco para obter iogurtes mais líquidos, e agora é só esperar que o tempo melhore um bocadinho para a caneca de chá ser substituída pela garrafinha de iogurte caseiro :D


Iogurtes líquidos de menta e canela

Ingredientes (para sete iogurtes):

* Um litro de leite meio-gordo;
* Três colheres de sopa de leite em pó magro;
* Três colheres de sopa de açúcar branco;
* Uma saqueta de chá marroquino;
* Um iogurte natural.

Confecção:

* Numa panela colocar o leite, o leite em pó e o açúcar e mexer com uma vara de arames;

* Juntar a saqueta de chá, levar ao lume até ferver e deixar arrefecer;

* Quando estiver morno juntar o iogurte, misturando com a vara de arames;

* Levar à iogurteira durante cerca de dez horas;

* Transferir para o frigorífico durante pelo menos quatro horas.


Tenham uma óptima semana :D

11 comentários:

  1. Já tenho visto iogurtes feitos a partir de saquetas de infusão de chás mas nunca fiz. Um destes dias tento-me porque adoro chás, principalmente infusões diferentes, com sabores diferentes. Deixo-lhe a sugestão de experimentar (se ainda não experimentou, claro) de o Andaluzia da lipton (passo a publicidade). Tem um sabor a citrinos e flor de laranjeira. Muito bom também. Quanto aos iogurtes, ótima sugestão, como sempre.
    Bjs e boa semana.
    Ana

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Já experimentei, mas confesso que não gostei. Achei meio picante :) Mas ainda o tenho ali, tenho que voltar a experimentar porque às vezes as primeiras impressões enganam :)

      Beijinhos e boa semana! :D

      Eliminar
  2. Eu sou congecida por ser simpatica... E xata. No entanto todos dizem k so a partir das 11 porque ate la estou mau humorada e carrancuda!!! Defenitivament tb n sou uma morning pwrson!
    Esse nunca provei... Mas sou fa do marrakech da dolce gusto! Deve ser parecido!
    Beijinhos,
    http://sudelicia.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu nem é a partir das 11... Acho que é só a partir da uma da tarde vá :D Mas depois compenso porque estou bem humorada pela noite dentro se for preciso :)

      Não conheço esse chá, mas deve ser bem bom :D

      Beijinhos :D

      Eliminar
    2. Reformulando: fico bem humorada pela noite dentro SE não estiver a trabalhar entenda-se :D

      Eliminar
  3. Acho que tens uma presença bastante forte, porque... sei lá :P deve ser mesmo da bandelete!
    Que giro, pareces as atrizes e essas coisas que são abordadas na rua :) lembro-me de ler qualquer coisa sobre um vilão de telenovela (apelidado mesmo assim nas revistas, no decorrer da generalizada mania de corrigir a repetição do nome. É pior a emenda que o soneto, aquilo fica horrível - «o irmão da marília», «o João», «o vilão», «o director da empresa X»... Ainda bem que não vejo novelas :P) que dizia que as pessoas se chateavam com ele na rua por ter papel de mau. Pelo menos é sinal de que faz um bom trabalho, certo?... Um bom vilão tem de ser odiável :P
    A pregadeira, aquela coisa extremamente gira :D
    Eu já usei aquecedores de orelhas, mas incomoda-me um bocado :P e um médico disse que fazia mal, por causa da pressão ou assim... Que eu tinha muitas otites. Otites são horríveis :P
    Espero que a garrafa de chá do pato Donald o tenha beiçudo para condizer com o teu humor :P eu não percebo isso muito bem, é estranho... Eu fico um bocado estremunhada quando acordo e não me quero levantar, mas passa depois de 5 minutos (o tempo de me vestir també, que não sou a pessoa mais alegre do mundo a vestir-me com um frio de morrer). A sério que dura até às 10h? :P
    Eu ando sempre com uma garrafa, mas é de água normal. Eu gosto de chá, mas não tenho garrafas térmicas, e mesmo se tivesse acho que se fosse pequena não seria suficiente e se fosse grande tinha de usar 5 tisanas (adoro esta palavra). Eu também não gosto muito de chá verde. Preto, vermelho, branco, menta, marroquino e erva-príncipe nunca provei. Mas branco parece fixe porque me faz lembrar o coelho da Alice a tomar chá com luvas brancas (e um relógio, luvas brancas e um relógio) (coitado, provavelmente queimava a língua com a pressa) (associação feita por ser tudo branco, se bem que também ligo o coelho a chás «laxantes» por causa da associação intestinos - relógio: bela metáfora!).
    Ah, marroquino é chá para menta e canela? (repara bem no uso de «chá» como uma língua :P)
    Eu gosto dos chás da Lipton, mas são um bocado carotes :P o meu preferido é mesmo o lemon macaron, apesar de achar estranho a escrita com 2 Os. Admito que até é mais pelo cheiro que pelo sabor :P Mas costumo comprar uns de caramelo, baunilha e ultimamente «verveine orange» que também são muito bons (e cheiram bem)!
    Se a bebida que transportamos nos define então eu sou um conjunto de garrafa de plástico e de campismo (o meu pai comprou-me uma só de meio litro, e como é pequena eu tenho de usar outra de 0,5L engarrafada só para não fazer a desfeita de não usar a mini garrafa ;) haha :P estou a brincar, até dá jeito que se não fosse assim só transportava o,75 e morria de sede). No ano novo estive algum tempo a reflectir, porque no ano passado fui uma garrafa verde com um desenho todo esfolado e toda mocada das quedas enquanto cheia. Será que sou uma pessoa melhor?...
    Deve ficar um cheirinho a canela na sala de reuniões... :D
    Os teus iogurtes já são relaxantes, agora imagina com uma palhinha rosa bebé. A última foto faz-me adormecer :P Que cores tão... mornas! Iogurte a saber a chá pareceu-me a princípio um bocado estranho, mas parece muito bom :) nem é preciso esperar pelo verão para beber iogurtes assim!
    (Podes sempre aquecê-los. A mãe da minha avó aquecia sempre os iogurtes em banho maria. EU SEI.)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Passa depois de cinco minutos o teu mau humor? Que sorte ;) Eu também gosto do chá de macaron de limão :D

      (Aquecer os iogurtes? Que estranho!) :D

      Eliminar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...r: 0" />