22 de janeiro de 2015

Couves recheadas para uma pausa nos docinhos :D

I'm tired of trying,
Your teasing ain't enough,
Fed up of buying your time
When I don't get nothing back.

And for what, and for what, and for what?
When I don't get nothing back...
Oi, I'm tired.

Adele


Toda a gente se queixa imenso do mês de Dezembro e das suas consequências calóricas. Primeiro vem a época pré-natalícia com os seus 83427642895 jantares de Natal, depois chega o Natal propriamente dito com todos os seus docinhos deliciosos, e por fim chega o ano novo para dar o golpe final nas nossas coronárias.

Apesar disso, confesso que para mim Dezembro não é um mês assim tão mau. Sou muito criteriosa na escolha dos meus jantares (até porque sou uma anti-social, lembram-se?), não como assim tantos doces no Natal e sou a Grinch do ano novo, por isso normalmente acabo o mês com a balança relativamente intacta.

E depois chega Janeiro.


Começamos logo com o nosso aniversário de namoro no dia 2, com direito a jantar especial (e sobremesa bem decadente). Este ano tive também um jantar de aniversário de uma amiga no dia 3. No dia 6 faço anos e geralmente faço dois bolos: um para o hospital e outro para casa. Depois há ainda o jantar de aniversário com os amigos no fim-de-semana - com direito a mais um bolo - e a ida ao Porto para celebrar com a família - idem aspas.

E no meio disto tudo é sempre incontornável: duas semanas depois, o meu pâncreas já me implora para eu parar de ingerir açúcares.


Regresso então à minha alimentação saudável. A casa é novamente invadida pelos vegetais e as frutinhas, a garrafa de água regressa religiosamente à mala e voltam os snacks caseiros e mais saudáveis. Recomeço o exercício físico e encho o frigorífico de sopinhas bem saborosas.

E faço jantares mais suaves, sem deixarem de ser reconfortantes e saciantes. Ideais para desenjoar depois de umas semanas mais intensas :D


Couves recheadas

Ingredientes (para duas pessoas):

* Quatro folhas de couve-lombarda;
* Um fio de azeite;
* Meia cebola picada;
* Dois dentes de alho picados;
* 250g de peito de peru picado;
* Uma colher de chá de pimentão-doce;
* Uma colher de chá de paprika;
* Uma pitada de sal;
* Uma pitada de piri-piri;
* Uma colher de chá de ras el hanout;
* Molho de tomate q.b.

Confecção:

* Cozer as folhas de couve em água a ferver com sal até ficarem bem tenras;

* Refogar a cebola picada e o alho picado num fio de azeite e juntar o peito de peru picado;

* Temperar com o pimentão-doce, a paprika, o sal, o piri-piri e o ras el hanout e deixar cozinhar durante aproximadamente dez minutos;

* Retirar a carne com uma escumadeira, reservando o molho;

* Fazer bolinhas com a carne e fechar uma folha de couve sobre cada bolinha com a ajuda de palitos;

* Devolver as trouxinhas de couve com cuidado à panela com o molho da carne, cobrindo com o molho de tomate e deixando cozinhar até apurar;

* Retocar os temperos se necessário.

Até amanhã :D