12 de dezembro de 2014

Chocolate quente com Nutella para mais um capítulo assustador.

When you try your best but you don't succeed.
When you get what you want but not what you need.
When you feel so tired but you can't sleep,
Stuck in reverse.

When the tears come streaming down your face.
When you lose something you can't replace.
When you love someone but it goes to waste,
Could it be worse?

Lights will guide you home,
And ignite your bones,
I will try to fix you.

Coldplay


Durante os seis anos do curso o chocolate quente foi um importante aliado nas longas noites de estudo. Aliás, eu arriscaria em dizer que o chocolate em todas as suas formas e feitios foi um importante aliado nas longas noites de estudo.

Mesmo não sendo eu a maior fã de chocolate do mundo - gosto, mas não sou loucamente aficcionada - tenho que reconhecer que há algo de incrivelmente reconfortante numa caneca de chocolate quente a fumegar. Há um aquecer da alma, do coração e da barriga. Há uma nova sensação de confiança e segurança.


Durante os seis anos de curso mostrei-vos o chocolate quente e contei-vos a minha luta inglória contra as leucemias e os linfomas. Ainda hoje abomino o tema, tal como aliás detesto toda a hematologia - com a devida excepção feita para a anemia falciforme, pela qual me apaixonei desde que fiz um trabalho durante a faculdade no qual tive vinte :D


Hoje a luta é maior. Não é contra um tema da hematologia, não é contra um capítulo do Harrison e nem sequer é contra o exame da especialidade. É pela especialidade que vou seguir. É pela pessoa que vou ser durante os próximos quarenta anos da minha vida. É pelas decisões que tenho que tomar, pelos saltos que preciso de dar e pelas inseguranças que ainda me prendem ao chão.

Nunca fui muito boa a saltar. Mas sempre venci todas as batalhas da minha vida, por isso esta é só mais uma.


Hoje a luta é maior e por isso preciso de um chocolate quente maior também. E por isso fiz um híbrido das duas receitas que já vos tinha mostrado. Porque desta vez preciso de ainda mais coragem do que aquela que precisei para estudar leucemias e linfomas.

Porque no dia em que entrar naquela sala para escolher a minha especialidade, a minha vida nunca mais será a mesma.


Chocolate quente com Nutella (como se o chocolate quente não fosse já degradante que chegasse)

Ingredientes (para uma chávena):

* 250ml de leite;
* 50g de chocolate com 70% de cacau;
* Uma colher de sopa de Nutella.

Confecção:

* Numa panela juntar todos os ingredientes;

* Aquecer em lume brando, mexendo sempre com uma vara de arames para ficar mais espumoso;

* Deixar engrossar ligeiramente e servir.


Tenham um óptimo fim-de-semana :D

6 comentários:

  1. Já não bastava ser chocolate quem, mas agora de nutella... não aguento mais :D

    ResponderEliminar
  2. Um chocolate quente sabe tão bem em dias frios. Nos meus tempos de estudo o meu aliado também era o chocolate. Quando estudava para os testes tinha sempre de comer um chocolate. Não sei se ajudava mesmo ou se era apenas da minha cabeça, mas eu acreditava plenamente que me ajudava a memorizar as coisas! Pelo menos as notas nunca revelaram o contrário!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Acho que já há estudos que dizem que o chocolate ajuda na concentração :)

      Bom fim-de-semana! :D

      Eliminar
  3. Pelo título parece que és aficcionada por livros de terror :) independentemente do assunto, tudo se deve resolver com chocolate quente. Eu sinto-me aconchegada só de olhar para a primeira foto!
    Não costumo fazer chocolate quente, mas por acaso fiz no Domingo :) é muito reconfortante, quentinho e espesso! Tem um sabor muito bom (dependendo da receita, claro, mas este aparte é desnecessário porque se trata do teu blog) :)
    Eu gosto de chocolate (99%. 99%. 99%.) e deliro com o amargo, mas também acho que vivia sem ele. A frase está um bocado incongruente... É que eu gosto bastante, adoro o sabor amargo, mas se tivesse de abdicar não "passava mal" nem passava por uma fase de desentoxicação, e muitas vezes passo bastante tempo sem comer e nem me lembro. Mas isso acontece com qualquer comida, sinceramente :P a dependência de chocolate é muito ampliada por todo o drama que se faz, a publicidade ao amor por ele, as declarações públicas de necessidade exagerada :P mas pronto, não é grande tema para discussão, acho que estou a exagerar na interpretação do gosto por chocolate.
    Eu ia dizer "só não queria deixar de fazer doces com chocolate" e acabei de me aperceber de que a maioria das minhas receitas favoritas não tem chocolate, muito menos como base :P
    O chá até tem um efeito semelhante! E panquecas. Ou waffles. :)
    (Vamos por momentos ignorar o chocolate implícito nas palavras "chocolate" e "wafffles"...)
    Com tantas situações desagradáveis começava a ligar "chocolate quente" a "mau"...
    Assim era difícil não te apaixonares! A não ser que ficasses enjoada do tema. Mas pelos vistos não é o caso! :)
    Eu vou tentar não dizer mais uma vez que essa decisão deve acarretar uma pressão enorme :P
    Essa é uma solução boa, a de juntar as duas receitas. Metias aí uma colher de manteiga de amendoim e estava tudo resultado. Ou então pavlova, baklava e varinha mágica.
    (Pensando melhor, talvez a tua ideia seja superior...)
    Hmm na terceira foto das mãos alguém já bebeu um bocado... :)
    Acho que o chocolate quente tem um sabor muito característico que não é exactamente como Nutella (espero não evidenciar demasiado a minha relação de parentesco com o Sherlock Holmes). Talvez esse ficasse um bocado diferente. Não necessariamente para pior :) parece muito bom! Só é pena não teres espalhado Nutella dos lados, estava a desejar secretamente que aparecesse na receita.
    Não sabia que era suposto o chocolate quente ser espumoso. Nunca reparei especialmente. Claro que há variações, mas achei muito estranho :P e bom, bom também. Que aspeto! :D
    (Se eu tivesse essa palhinha comprava luvas de mimo e dedicava-me a ser um palhaço.)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sim, eu bebo e como as coisas enquanto as fotografo. Sou feia :D

      Eu gosto de chocolate quente espumoso. Não gosto dele espesso, mas são gostos ;)

      Beijinhos :D

      Eliminar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...r: 0" />