5 de novembro de 2014

Vamos aprender a comer com a Fada Dentinho? :D

No sítio onde cresci o centro de saúde tem apoio da nutricionista, e eu confesso que sempre achei que seria assim em todo o lado - foi só quando vim para Lisboa tirar o curso que percebi que nenhum dos meus amigos tinha tido contacto com a nutrição antes e que não era de todo comum existirem nutricionistas nos centros de saúde.

Agora que estou no meu estágio de medicina geral e familiar percebo mais do que nunca a importância de incluirmos a nutrição no nosso SNS para a tornarmos acessível a crianças, adultos e idosos com as mais variadas patologias, desde o hipotiroidismo à diabetes. Acredito que um dia essa será a nossa realidade (sou uma sonhadora, enfim), mas enquanto não é creio que todos deveríamos fazer o que está ao nosso alcance para tornar a informação sobre a alimentação saudável mais acessível a todos. E, por isso, hoje vou falar-vos de um projecto muito giro.


Na Unidade Local de Saúde de Matosinhos (o sítio onde cresci, lá está) um grupo de nutricionistas criou um projecto muito engraçado chamado 'Aprende a comer com a Fada Dentinho', que consiste em manuais que ensinam as bases da alimentação saudável e da saúde oral às crianças do primeiro ciclo do concelho, e focam temas como a importância de:

* Comer um pequeno-almoço saudável;
* Ter uma alimentação diversificada;
* Comer sopa!
* Não comer lambarices todos os dias;
* Entre outros (não vou fazer mais spoilers, senão ninguém lê o livro) :D
 

Este projecto integrava o programa de saúde escolar da ULSM e tinha o apoio da Câmara Municipal, mas com os cortes orçamentais dos últimos tempos as crianças ficaram sem manuais - o que foi óptimo para os dentistas da zona, mas terrível para os dentinhos dos miúdos.

Vai daí ninguém ficou de braços cruzados e decidiram obter financiamento através da iniciativa do Continente, a 'Missão Sorriso'. Por isso, e para eles conseguirem concretizar este objectivo, precisam dos vossos votos e das vossas partilhas.

Assim sendo, se não forem dentistas do concelho de Matosinhos, toca a votar e partilhar :D Se quiserem espreitar o manual do primeiro ano, está disponível na página da Unidade Local de Saúde de Matosinhos aqui.


Podem votar clicando aqui :)