5 de novembro de 2014

Vamos aprender a comer com a Fada Dentinho? :D

No sítio onde cresci o centro de saúde tem apoio da nutricionista, e eu confesso que sempre achei que seria assim em todo o lado - foi só quando vim para Lisboa tirar o curso que percebi que nenhum dos meus amigos tinha tido contacto com a nutrição antes e que não era de todo comum existirem nutricionistas nos centros de saúde.

Agora que estou no meu estágio de medicina geral e familiar percebo mais do que nunca a importância de incluirmos a nutrição no nosso SNS para a tornarmos acessível a crianças, adultos e idosos com as mais variadas patologias, desde o hipotiroidismo à diabetes. Acredito que um dia essa será a nossa realidade (sou uma sonhadora, enfim), mas enquanto não é creio que todos deveríamos fazer o que está ao nosso alcance para tornar a informação sobre a alimentação saudável mais acessível a todos. E, por isso, hoje vou falar-vos de um projecto muito giro.


Na Unidade Local de Saúde de Matosinhos (o sítio onde cresci, lá está) um grupo de nutricionistas criou um projecto muito engraçado chamado 'Aprende a comer com a Fada Dentinho', que consiste em manuais que ensinam as bases da alimentação saudável e da saúde oral às crianças do primeiro ciclo do concelho, e focam temas como a importância de:

* Comer um pequeno-almoço saudável;
* Ter uma alimentação diversificada;
* Comer sopa!
* Não comer lambarices todos os dias;
* Entre outros (não vou fazer mais spoilers, senão ninguém lê o livro) :D
 

Este projecto integrava o programa de saúde escolar da ULSM e tinha o apoio da Câmara Municipal, mas com os cortes orçamentais dos últimos tempos as crianças ficaram sem manuais - o que foi óptimo para os dentistas da zona, mas terrível para os dentinhos dos miúdos.

Vai daí ninguém ficou de braços cruzados e decidiram obter financiamento através da iniciativa do Continente, a 'Missão Sorriso'. Por isso, e para eles conseguirem concretizar este objectivo, precisam dos vossos votos e das vossas partilhas.

Assim sendo, se não forem dentistas do concelho de Matosinhos, toca a votar e partilhar :D Se quiserem espreitar o manual do primeiro ano, está disponível na página da Unidade Local de Saúde de Matosinhos aqui.


Podem votar clicando aqui :)

3 comentários:

  1. Já votei e partilhei acho fantástico esta iniciativa:)

    Obrigada pela partilha querida vou também imprimir o manual para a minha Maria, sabes se vai haver mais ou existe?
    Beijinho

    ResponderEliminar
  2. Nunca pensei nisso dos nutricionistas e dos centros de saúde, mas também não sou a maior conhecedora de centros de saúde de sempre...
    Realmente deve fazer muita falta! Para algumas pessoas os conselhos ajudavam muito... Às vezes acho que os médicos tentam fazer um bocado esse papel, mas às vezes sai tiro ao lado (obviamente que não sei mais do que eles e que alguns médicos, mesmo que não formados em nutrição, têm conhecimentos... Mas ouço algumas histórias sobre conselhos médicos um bocado estranhos dentro dessa área, e ainda é pior porque algumas pessoas bebem esses conselhos médicos como se do néctar da juventude se tratasse e quase comem quem os contraria. Acho bom ter confiança nos médicos e saber que sabem o que dizem, mas reverenciar às vezes não dá grande resultado.)
    Às vezes as tentativas de tornar certo tema atrativo são um bocado tristes e frustradas... Diários a tentar ser "fixes" para adolescentes (e esta "coisa" já é uma epidemia, há imensos), jogos didácticos chatos, livros para crianças a tentar ser brilhantes,... Mas esta parece muito gira e bem conseguida :)
    Não sabia que tinhas nascido em Matosinhos, aqui tão pertinho :D
    (Eu ligo Matosinhos ao IKEA :P)
    Por que é que só a sopa é que tem direito a ponto de exclamação? :)
    Haha :P a história da Maria e do João está demais! :)
    Estás a difamar os dentistas de Matosinhos :P
    Pelo que mostraste é mesmo muito giro! Alguns livros para crianças são muito engraçados :) não consegui votar, mas logo vou ao computador e deixo a minha pequena contribuição! Era um bom financiamento, é muito chato que tenham perdido o apoio :(
    A "Missão Sorriso" até ganha outro significado ;)
    Isto é o melhor incentivo à saúde dentária desde a pasta de dentes com sabor a chiclet!
    (Palavra tão estranha escrita!)

    ResponderEliminar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...r: 0" />