3 de novembro de 2014

Iogurtes naturais (vegan) e um objectivo cumprido :)

And all I wanted was the simple things, a simple kind of life.
And all I needed was a simple man, so I could be the wife.

No Doubt


Há muito tempo que queria fazer iogurtes vegan, e o facto do Pedro ter começado a seguir a dieta paleo - e ter eliminado o leite de vaca da sua alimentação - impulsionou-me a agir.

Na verdade, mal comecei a fazer iogurtes normais questionei-me logo como seria fazer iogurtes sem leite de vaca, mas esbarrava sempre num pequeno problema: eu sou intolerante à soja, e por isso fazer iogurtes de soja estava fora de questão.

Ora, é quase imprescindível usar um iogurte como fonte de probióticos para os iogurtes restantes: há outras alternativas, mas honestamente não me pareciam tão práticas. Como eu não encontrava iogurtes feitos integralmente de arroz ou de amêndoa (ou de outras coisas que não fossem leite de vaca ou soja) vi-me perante a necessidade de ter de arranjar uma solução de compromisso. Vai daí, usei um iogurte de soja e leite de amêndoa e arroz.


O meu objectivo era fazer iogurtes líquidos (são mais práticos para levar na marmita e para beber naqueles intervalos entre consultas) e por isso não utilizei nada para 'solidificar' mais os iogurtes, mas se pretenderem ter iogurtes sólidos vegan basta utilizarem ágar-ágar - em breve vou experimentar e partilhar aqui :)

Por isso aqui têm: iogurtes vegan saudáveis, deliciosos e práticos. Não são particularmente baratos (os senhores da indústria dos leites vegetais devem estar milionários), mas são bastante bons. E são tão versáteis que desta fornada saíram iogurtes simples, de pêra, de butterscotch e de pêra e butterscotch (cééééééééu!).


Hoje trago-vos os iogurtes simples, perfeitos para quem quer descomplicar. Não foram os meus preferidos (o meu coração continua a bater mais depressa pelos de butterscotch e pêra), mas são uma boa base para algo mais :)


Iogurtes naturais (vegan)

Ingredientes:

* 800ml de leite de amêndoa;
* 200ml de leite de arroz;
* Três colheres de sopa de açúcar branco;
* Um iogurte de soja natural.

Confecção:

* Numa panela colocar o leite de amêndoa, o leite de arroz e o açúcar e mexer com uma vara de arames;

* Levar ao lume até ferver e deixar arrefecer;

* Quando estiver morno juntar o iogurte, misturando com a vara de arames;

* Levar à iogurteira durante cerca de dez horas;

* Transferir para o frigorífico durante pelo menos quatro horas.



Pêra
Butterscotch
Pêra e butterscotch
Espero que gostem e tenham uma óptima semana :D

7 comentários:

  1. Se fizeres os leites vegetais em casa ficam-te muito mais baratos! Também faço como tu, uso iogurtes de soja como base e depois uso os leites vegetais que tiver à mão. Mas parece que podes usar pró-bióticos diretamente (aquelas pílulas que podem ser consumidas por vegan); já li na net mas nunca experimentei.

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  2. Parece-me uma excelente ideia!
    Beijinhos,
    http://sudelicia.blogspot.pt/

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  3. Eu vejo as dietas paleo e vegan como um bocadinho opostas. Quem as segue normalmente acaba, em ambas, por tentar comer coisas menos processadas, mas de resto é bastante diferente... Também é porque (pelo menos para mim) ser vegan é uma questão de ética e ser paleo é uma tentativa de ter uma vida mais saudável... E porque os vegans não comem carne (que a dieta paleo usa bastante) e substituem por coisas tipo leguminosas (que na paleo são proibidas), além de não limitarem necessariamente os hidratos de carbono. Nem tinha pensado neste campo dos lacticínios em que se cruzam :P e pelos vistos têm filhinhos lindos (e deliciosos)!
    É mesmo um problema... Eu gostava imenso de experimentar iogurtes de coco/amêndoa/arroz, gelados de coco/amêndoa/arroz e frozen yogurt de coco/amêndoa/arroz :) não sei porquê, há alguma coisa de fascinante nessas variações! Sem soja é complicado... Mesmo com soja já fiz uns (iogurte de soja + leite de soja e agar-agar, acho eu) que foram um desastre :P mas, como acho que tinha dito no post anterior, acho que há quem use um "starter". Encontrei alguns quando pesquisei, também queria fazer iogurtes vegan sem soja (mas acabei por não fazer, ninguém aqui se tornou paleo... Ninguém apoia e impulsiona as minhas experiências!). Aqui também não sei se dá para arranjar... Isto:
    www.culturesforhealth.com/vegan-dairy-free-yogurt-starter.html
    Acho que podes sempre encomendar pelo Amazon... www.amazon.com/Yolife-Yogurt-Starter-oz-Bottle/dp/B000ZK50D2
    Também já li sobre usar probióticos em cápsula, aqueles que é suposto serem suplementos e provavelmente se vendem nas farmácias, mas eu não sei porque nunca tomei nem conheço ninguém que tenha tomado (e disso sabes mais do que eu :P)... Neste link:
    www.artisanveganlife.com/forums/topic/probiotic-capsules-as-yogurt-starter/
    tem alguma informação que eu achei útil :) e gosto de encontrar pessoas com os mesmos problemas que eu E nas mesmas circunstâncias, especialmente quando alguém já ajudou :P
    Este usa tofu, mas tu toleravas o tofu, não era? Pareceu-me giro :) :
    chocolatecoveredkatie.com/2010/07/28/vegan-greek-yogurt-a-special-guests-take/
    (Eu até gosto deste blog, também :) apesar de às vezes as receitas serem estranhas, tipo GELADO - leite, congelar, triturar :P)
    O que me pareceu ser o melhor de todos foi este: tasty-yummies.com/2014/06/03/how-to-make-coconut-milk-yogurt/
    ...parece tão bom! E tem a opção de usar as tais cápsulas :)
    Depois acho que um espessante também é capaz de ajudar, tipo goma xantana ou linhaça triturada... Provavelmente mesmo só com leite e espessante ficava parecido a iogurte, mas isso não vale :P

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  4. Outra coisa que me parece muito "interessante" é usar frutos secos. Não sei porquê acho sempre piada às "natas" e sobremesas vegan com frutos secos. Cheesecake feito com cajus deve ficar mesmo bom, tenho de experimentar :P de iogurtes a receita de que gosto mais é esta:
    deliciouslyella.com/recipe/vegan-almond-and-cashew-yoghurt-dairy-free/
    (Eu disse que ficava convencida com alegações de "incrivelmente bom" :P só de ler o texto e os comentários fico com vontade de ir comprar amêndoas de pijama!)
    Também acho que depende de para que é se quer os iogurtes... Se for pelos probióticos acho que esta receita (das amêndoas e cajus) provavelmente não é a melhor, mas se queres uma forma de "comer" leite sob a forma de iogurtes que sejam permitidos na dieta paleo e que sejam vegan parecem-me muito (MUITO) bons :)
    Mas o uso de 1 iogurte de soja também parece resultar muito bem :D e afinal queres iogurtes líquidos... Paciência, fica aqui um resumo de toda a informação sobre iogurtes sólidos, vegan e sem soja que eu possuo :P
    (E eu não percebi a pista da palhinha e achei que eram sólidos...)
    Pois, os iogurtes líquidos são muito mais práticos! Eu também cheguei a transportar, mas acabavam por ficar quentes e nojentos :P e eu já não gosto muito de iogurtes líquidos. É pena que os sólidos não dêem jeito para levar :P só ter de levar colher chateia, nem é preciso chegar à parte do ser constrangedor estar a comer um iogurte sólido de pé :P sempre achei estranho quando na primária alguns levavam iogurtes e pediam colheres da cantina, de comer sopa, para os comer...
    Normalmente também são mais práticos pelo formato mais esguio e a embalagem mais sólida, fácil de guardar e menos propícia a sujar tudo :) mas abdicava disso para andar com estes iogurtes na bolsa! :D Quero ver como ficam na versão sólida! :) estou curiosa para ver a textura, devem ficar bons :)
    Eu seei, eu gostava de experimentar alguns leites vegetais (não sei porquê! Nem leite de soja bebo, não gosto muito de leite e não vou estar a beber só porque a minha avó acha que um pequeno almoço decente tem de ter uma caneca com líquido branco aquecido. Nem gosto muito de beber leite de caneca, mesmo vegetal, mas mesmo assim acho os leites vegetais giros :)), mas alguns são mesmo exagerados... Uma vez vi um de amêndoa a metade do preço e pensei "que giro, vou experimentar!", mas depois reparei que custava 3€ :P mesmo que se faça em casa fica muito caro, os frutos secos são um desgosto :P de arroz é que já não fica muito caro (e é bastante mais fácil de fazer do que de soja, há algo de repelente em usar grãos de soja).
    Acho que retiro o que disse sobre não ser fã iogurtes líquidos, quero tanto experimentar os de butterscotch e pêêra! :D
    Eu tenho uma teoria sobre a inexistência de iogurtes líquidos naturais, obrigada por a destruíres ;) mesmo assim butterscotch e pêra ganha! :)
    Fizeste tantas variações! Quando eu planeio usar uma receita base para fazer várias coisas acabo sempre por desistir... Haha :P
    Esses 2 "leites" parecem deliciosos! Já namorei o de amêndoa, mas nunca o experimentei :P
    Eu não teria coragem para usar assim a receita normal e adaptar para vegan! Mas ainda bem que o fizeste, porque parecem deliciosos :D

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  5. O leite de amêndoa não é assim tão caro!Feito em casa claro!Faço uma récita que leva 70 gr de amêndoa.E compro amêndoa na praça!Delicioso!Agora o que queria mesmo era iogurtes sem soja

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    Respostas
    1. Em comparação com o leite normal fica mais caro... Mas acho que compensa :)

      Eu também adorava conseguir fazer iogurtes sem soja, mas como é necessário haver uma base não consigo... Mas há quem use probióticos com bom resultaod :)

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