21 de setembro de 2014

Receitinhas da semana #40 - Especial Sobremesas!

Esta semana o blog vai ter um registo diferente do habitual, e peço desde já desculpa pelo desfile de gulodices a que vão assistir.

A verdade é que nas últimas semanas antes do casamento os nossos almoços e jantares não foram particularmente criativos, mas como andávamos num forrobodó de jantares com amigos e festas de despedida dos serviços onde trabalhávamos eu fiz uma quantidade massiva de docinhos.

Vai daí, decidi dedicar esta semana à publicação das sobremesas que andavam há semanas à espera de verem a luz do dia. E acreditem, elas merecem ser vistas.

Na próxima semana retomamos a nossa programação habitual. Até lá deliciem-se :D

Barrinhas de limão e coco


Coulant de chocolate negro


Bolo de limão com sementes de papoila


Bolo diamante negro (sim, há aqui um padrão entre o limão e o chocolate!)


Bolo de lemon curd e chantilly


Espero que gostem :D

6 comentários:

  1. As minhas preferidas! Pratos principais costumam ser menos interessantes do que estas coisas, pelo menos para mim :P também gosto muito mais de a fazer e inovo muito mais com sobremesas...
    Acho que é um regresso em grande! Até gosto mais assim (apesar de não ter muffins, que estranho :P)
    Essas barrinhas lembram-me de que tenho de fazer barrinhas... Esqueço-me sempre. É injusto, as tuas ficam tão bonitas e cremosas!
    Com o coco é sucesso garantido :P uma vez fiz um bolo de limão e coco (há imenso tempo, já nem me lembro!) de que um tio meu gostou bastante (e a minha avó acabou por o obrigar a levá-lo todo para casa). É uma combinação que nunca uso (tirando dessa vez, e nem me lembro de como ficou), mas parece ter tudo para fazer sucesso (nomeadamente a palavra "bars" no título).
    Essa coisa de chocolate negro! Que é isso?! (Não digas "Coulant de Chocolate Negro" :P)
    Foto mais cruel de sempre. A sério, uau... Que maravilha!
    Será esse o bolo de limão com sementes de papoila bom mas caprichoso que se cola à forma? Se sim, aguardo ansiosamente o segredo para o sucesso :P
    Essa fatia de bolo diamante negro também está demais, tem mesmo aquele aspeto escuro e húmido com uma textura fofa, diferente e deliciosa de alguns bolos...
    O bolo de lemon curd também parece uma delícia, parece ser muito fofo. Também fiz um com camadas de bolo extremamente fofas e gostei que ficasse assim, com o teu lembrei-me imenso desse. Numa altura estive para rechear um bolo de limão com lemon curd, MAS depois apercebi-me da imbecilidade que foi pensar que o teu bolo de limão ia tolerar ser partido ao meio.
    Eu sei que estou a insistir demais na história da textura, mas olha só para esse bolo de limão! É a definição de "fofo" (lamento, Panrico.).
    Essa sequência chocolate-limão está fantástica, e parece-me uma semana-regresso-do-casamento simbólica ;)
    (Mas tu ganhas, 3 contra 2. :P)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Também gosto muito mais de fazer sobremesas :D Mas não podemos alimentar-nos sempre de docinhos (snif), por isso também aprendi a apreciar fazer pratos principais :)

      O Coulant é uma espécie de bolo húmido, estilo Petit Gâteau. Na Saveurs eles diferenciam os dois e eu presumo que seja uma questão de consistência: o petit gâteau é todo húmido, o coulant é só húmido no meio ;) Ficam os dois muito bons, independentemente do nome :D

      É o bolo de limão bom mas caprichoso! Ainda não foi desta, confere. Que raio de bolo teimoso! :D

      O bolo de lemon curd é um híbrido do de coco que fiz há uns tempos. Melhor bolo de sempre, a sério :D Passou a ser a minha receita base de eleição para bolos e vou variando nas coberturas e recheios ;)

      O limão anda a ganhar cá em casa: ontem fiz lemon rolls (TÃO BONS!) para o lanche com a Joana e o Bernardo e mini-tartes de limão com merengue de caramelo para o jantar com um casal amigo. Hoje fiz queques de pêra com crumble de amêndoa, mas esses são só para mim muahuahauhauaha :D

      Eliminar
  2. Acho muito bem que esta semana seja sobre sobremesas, veio mesmo a calhar! Faço anos no próximo domingo e vou poder ir festejá-los a Portugal, por isso publica receitas de doces à vontade que é para eu mandar a malta lá em casa cozinhar ;P

    ResponderEliminar
  3. Excelentes propostas de sobremesas, sem dúvida!
    Lena
    Cooking

    ResponderEliminar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...r: 0" />