7 de julho de 2014

Muffins de baunilha com nectarina para uma professora amarga.

Do you, do you really enjoy
Living a life that's so hateful?
'Cause there's a hole where your soul should be,
You're losing control a bit,
And it's really distasteful.

Lily Allen


A minha escola secundária era religiosa e por isso as aulas de educação moral eram obrigatórias.

No início não era assim tão mau: aprendíamos coisas giras sobre as vidas dos diferentes santos, passávamos aulas inteiras a conversar fazer trabalhos de grupo e víamos filmes com personagens boas e justas (como o Patch Adams).

Até que, numa tentativa de modernizar a questão, a escola decidiu mudar de professora e colocar a nossa nova professora de moral a ensinar-nos educação sexual. 


De repente as nossas aulas engraçadas (ou, pelo menos, suportáveis) transformaram-se numa hora interminável onde víamos fotos de genitais cheios de lesões a deitar pus das mais variadas cores, estudávamos ao pormenor todas as doenças sexualmente transmissíveis existentes e as suas consequências dramáticas e aprendíamos como usar o método do calendário, o único método contraceptivo que a escola admitia que nos fosse ensinado.  E pelo meio ainda víamos filmes altamente perturbadores com adolescentes grávidas, mães psicóticas e violações em grupo.


Um dia, depois de vermos um filme sobre uma adolescente que era violada pelo namorado da melhor amiga, eis que a dita professora nos ensinou o seguinte:

Quando iam a uma festa as raparigas não deviam beber - depois podiam ser vítimas de violação e indirectamente a culpa seria delas. Além disso, aquando de uma violação era impossível que uma rapariga engravidasse porque libertava hormonas que impediam a fecundação. Se ocorresse uma violação e a rapariga engravidasse era porque de certa forma ela tinha provocado o violador ou teria concedido em ser violada. 

Vou dar-vos alguns momentos para se libertarem da sensação de nojo que certamente se apoderou das vossas entranhas. 


Garanto-vos que isto aconteceu em 2006, e não em 1960. E é assustador pensar que muito provavelmente continuará a acontecer em 2060. Porque a ignorância atroz e o preconceito irão sempre existir, e cabe-nos a nós lutar contra eles. 

Como fazemos isso? Estamos informados. Somos sinceros com os miúdos. Damos abertura para que façam qualquer pergunta, sem reservas ou vergonhas. Permitimos o acesso à informação correcta. Falamos de todos os métodos contraceptivos existentes, das suas vantagens e das suas desvantagens. Esclarecemos a importância da prática de sexo seguro, mas também a importância de esperar pela pessoa certa. Marcamos uma consulta no médico de família, se preferirmos que seja ele a explicar alguns dos detalhes mais técnicos sobre a contracepção. Desfazemos mitos. Avisamos sobre a gravidez e as doenças sexualmente transmissíveis e mostramos as suas consequências. Ensinamos valores como o respeito pelo outro e pela sua liberdade pessoal. E nunca desculpamos uma violação com argumentos ridículos, arcaicos e injustos como o facto de alguém estar com roupas provocantes ou alcoolizado. 


Acima de tudo, não deixamos que sejam as pessoas amargas com a vida a ensinar coisas tão importantes como essas aos nossos adultos de amanhã. Porque, bem lá no fundo, essas pessoas ressabiadas e preconceituosas só estão é com falta de queques. E de outras coisas com uma sonoridade muitíssimo parecida. 


Muffins de baunilha com nectarina 

Ingredientes (para dez muffins):

* 190g de farinha de trigo;
* Duas colheres de chá de fermento;
* Uma pitada de sal;
* Um ovo;
* 150g de açúcar;
* 80ml de leite meio-gordo;
* 80ml de óleo vegetal;
* Uma colher de chá e meia de essência de baunilha;
* 150g de nectarina descascada e partida aos cubinhos (uma nectarina pequena);

Confecção:

* Numa tigela grande juntar a farinha, o fermento e o sal;

* Noutra tigela bater bem o ovo e juntar o açúcar, batendo bem até que se forme um creme mais claro; 

* Acrescentar o leite, o óleo e a essência de baunilha, batendo bem entre cada ingrediente;

* Misturar os ingredientes líquidos com os ingredientes secos e mexer suavemente apenas até a mistura ficar ligada;

* Juntar os cubinhos de nectarina e envolver;

* Colocar a massa em forminhas para muffins e levar ao forno pré-aquecido a 220º durante sete minutos; 

* Sem abrir a porta do forno, baixar a temperatura para os 190º e deixar cozinhar durante mais quinze minutos. 

Tenham uma óptima Muffin Monday :)