8 de abril de 2014

No-Bake Energy Bites de caramelo para uma lady! :D

Light up, light up,
As if you have a choice.
Even if you cannot hear my voice,
I'll be right beside you, dear.

Louder, louder,
And we'll run for our lives.
I can hardly speak, I understand,
Why you can't raise your voice to say.

Snow Patrol


Não gosto particularmente de correr: sempre achei que correr não era de todo um desporto de lady e detestava ficar a arfar, toda suada e cheia de dores de barriga.

Nunca tinha conseguido correr mais de cinco minutos seguidos, e no secundário era um pesadelo quando tínhamos de correr doze (que tortura!) para a avaliação do final do período. Eventualmente fiquei numa forma física mais aceitável (não era difícil) e actualmente com algum treino já consigo correr meia hora seguida sem parar. O problema é que nunca treino.

Dizem que correr é viciante, mas eu devo ter uma resistência qualquer a este efeito. 


Por outro lado, adoro andar. Consigo andar duas ou três horas seguidas a um passo rápido sem parar e sem me cansar - e tudo isto sem arfar, suar (muito) ou ficar cheia de dores de barriga. Isto sim é um desporto próprio para uma lady :D 


Sempre que refiro este meu argumento ao Pedro ele goza comigo e diz que eu não sou uma lady mas sim uma fraquinha (é muito querido ele). E de facto confesso que sinto uma pontinha de inveja dessas miúdas super fortes e destemidas que saem de casa, correm durante horas, deliram com o assunto e ainda escrevem posts extremamente inspirados que quase nos dão vontade de saltar do sofá e sair a correr pela porta fora

No fundo eu gostava de ser assim, mas não o suficiente para tentar efectivamente sê-lo. E por isso continuo a fazer as minhas caminhadas de menina com os meus snacks de menina (sim, porque calor, tensão arterial baixa e actividade física durante horas sem comer não são uma combinação bestial!). 


Estas Energy Bites já apareceram por aqui numa versão mais saudável. Desta vez decidi fazê-las com caramelo e nozes, e sinceramente achei que eram mesmo ideais para dar aquele impulso de energia durante uma caminhada mais longa :D 


No-Bake Energy Bites de caramelo

Ingredientes (para seis bolinhas):

* Quatro colheres de sopa de flocos de aveia finos;
* Duas colheres de sopa de coco ralado;
* Três colheres de sopa de caramelo (receita aqui);
* Uma colher de sopa de sementes de linhaça moídas;
* Nozes picadas grosseiramente a gosto;

Confecção:

* Misturar todos os ingredientes numa tigela;

* Cobrir e levar ao frigorífico durante aproximadamente meia hora;

* Fazer bolinhas e conservar no frigorífico.


Outra alternativa ainda mais gulosa é fazerem snacks com nozes, caramelo e chocolate! Basta juntarem as nozes e o caramelo e colocarem chocolate derretido por cima. Vai ao frio para solidificar e pronto :)

Não ficam muito fotogénicos, mas são tão booooons! :D

Até amanhã! :D 

4 comentários:

  1. Esta é daquelas receitas deliciosas que eu terei de experimentar.
    Definitivamente para mim, correr é um vício! :)

    ResponderEliminar
  2. Identifiquei-me imenso com o post :P
    Por acaso já estava à espera deste post há algum tempo, nunca dizias nada sobre as corridas!
    Acho que a pior coisa que alguma vez tive de fazer foi correr até ao 9 ano. A sério, exatamente como tu. Toda a gente ficava cansada, mas eu quase morria (corria o tempo todo, quase desmaiava :P)! Os professores ficavam sempre preocupados com o tomate que substituía a minha cara. E com a respiração de cavalo.
    Portanto nem sei por que é que comecei a correr por mim... Mesmo assim, acho que já disse, mas cheguei a pensar que tinha algum problema com as endorfinas! Toda a gente diz que correr é viciante, que depois é vício, que as corridas são únicas... E eu já corria há meses e nada. Sempre achei que simplesmente não consigo gostar. Ainda por cima de cada vez que ia correr ficava a sofrer por antecipação durante dias, e no dia tinha um sentimento de angústia... E depois achava que não evoluía assim tanto e que pessoas que nem treinavam corriam mais do que eu. Chegar "tarde" a casa e ir correr com outras coisas para fazer era tortura. E tenho tendência para dores de burro dilacerantes. E respiro mal. Até gostava das provas (pronto, nem tudo era mau, era muuito bom acabá-las e sobreviver a trails), mas as corridas não sabiam nada bem (passava-as a enervar-me com coisinhas e a remungar comigo mesma enquanto, desculpa a falta de originalidade, chafurdava em auto-comiseração e choramingava) e não se pareciam nadinha com as publicidades com "fitgirls" a correr com o cabelo ao vento :P também não fui feita para correr, não tenho jeito. Acho que só continuei mesmo por teimosia e orgulho... :P
    ...Mas acho que finalmente estou a gostar. A sério, estou tão animada! Fico imensamente feliz depois de ir correr! (Já era tempo, já lá vai mais do que um ano - não importa se meio foi a correr 8min uma vez por semana). Continuo a não correr muito e a ser lenta, mas é uma grande motivação bater recordes e aumentar distâncias. É uma concretização imensa, e agora que estou mais dedicada tenho melhorado bastante em todos os "treinos" (apesar de obviamente continuar a ser medíocre :P), o que significa que fico super feliz no dia seguinte e motivada para correr. A sério, vale imenso a pena! :D
    E uma coisa gira é que correr é muito psicológico... Se tivesse a resistência física que tenho agora e fosse começar a correr se calhar só corria 10 minutos. A evolução também depende muito do estado de espírito... Nas vezes em que me superei mais fi-lo porque me lembrei ("oh, o máximo que correste foi 1 hora e não corres há 15 dias? Venham os 19km!" ou "é o teu primeiro trail e só consegues correr 10k em estrada? 15k tá bom",... Eu sei que não é lá muito sensato ou saudável, mas pronto :P), senão fazia o costume e pensava que não conseguia mais.
    Portaanto espero que ainda dês uma oportunidade à corrida :D Meia hora já é bom, agora que passaste pela pior fase (=início) tens de continuar!
    Não sabia que gostavas assim tanto de andar! 2-3 horas é obra :) Realmente é muito mais ladylike... Ainda mais com este "lanchinho" tão delicado!
    Até gostava de fazer estas energy bites para antes de correr por teres falado nelas, mas acho que com tanta fibra e gordura é capaz de não resultar :( acho que vou ter de ser fiel ao aborrecido pão branco com imenso doce e gomas! Haha :P
    ...mas não é por não ter pretexto que não as faço! Parecem-me igualmente boas para um snack, mesmo que não como combustível para atividades desportivas :) e têm muito bom aspeto!
    Não são fotogénicos? Olha para esse aspeto! Ainda parecem melhores que as bolinhas, e é difícil!
    (Gosto muito do blog que puseste no link :) E também gostei especialmente desse "quase"!)

    (Vais escrever daqui a uns meses um post sobre como continuaste a correr, não vais? Eu sei que isto é só para enganar :D)

    Desculpa estar a ser chata, é só para dizer que tens de continuar porque compensa ;) e desculpa x2 se soou às histórias de "ohmeudeus eu nunca pensei que iria correr e agora consigo" :)

    ResponderEliminar
  3. Ahah :) Obrigada pela referência. ;)
    Mas olha que a tensão baixa não é desculpa, já que sofro desse mal e desde que corro até tem estado com valores mais "de pessoa" digamos assim, ao invés do habitual de passarinho. :)
    Vou guardar esta receita e depois aviso-te se fizeram efeito. ;)
    Beijinhos!

    ResponderEliminar
  4. também nao sou nada de corridas.. mas acho que fazia um sacrificio se viesse uma dessas barrinhas :P
    beijinhos,
    http://sudelicia.blogspot.pt/

    ResponderEliminar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...r: 0" />