7 de abril de 2014

Muffins de chocolate e café (com farinha de arroz e de aveia) e o instinto maternal :D

Listen to the song here in my heart,
A melody I've started but I will complete.
Now I'm done believing you,
You don't know what I'm feeling.
I'm more than what you've made of me,
I followed the voice you think you gave to me.
But now I gotta find my own,
My own.

Beyoncé


Desde que me lembro que sempre quis ter três filhos - talvez porque fui filha única durante dez anos e achei isso a maior chatice do mundo.

Quando tinha dezasseis anos fui trabalhar para uma escola primária no Verão e apercebi-me de um pequeno impedimento a este meu plano: eu não gostava de crianças. Na verdade achava aqueles seres as coisas mais irritantes, mal-comportadas, idiotas e barulhentas do mundo, e de repente a ideia de ter três daquilo em casa começou a parecer-me simplesmente insuportável.

E depois cresci. E apareceu o Pedro. E o meu relógio biológico desatou aos gritos.


Talvez esteja impresso nos meus genes - afinal, a minha mãe foi mãe aos vinte e um anos -, mas quem me conhece sabe que eu mal posso esperar para ter filhos.


Agora que estou em pediatria o meu relógio biológico passou de estar aos gritos para estar em modo ambulância a socorrer uma emergência. É claro que não ajuda o facto de muitas das mães que vejo no berçário serem da minha idade (deve ser um qualquer mistério da zona de Vila Franca), bem como o facto de passar quarenta horas por semana rodeada das coisas-mais-fofinhas-e-bem-cheirosas-do-mundo.

Snif. Quero ter bebés.


Como não sou irresponsável (e como agora não é de todo uma boa altura para ter bebés) lá vou suspirando, encolhendo os ombros e sonhando pelo dia em que vou ser mãe. E pelo caminho vou treinando.

Já sou especialista em vestir e despir aquelas roupinhas complicadas. Já consigo fazer com que eles parem de chorar. Já sei o que fazer quando se engasgam. Já sei a teoria toda da amamentação. Já percebo bastante sobre a diversificação alimentar. Já estou razoavelmente imune ao choro continuado.

E já sei fazer muffins deliciosos e saudáveis. Assim, um dia vou poder entupir as minhas crianças com eles.


Muffins de chocolate e café (com farinha de arroz e de aveia)
(podem ver uma receita só com aveia aqui)

Ingredientes (para oito muffins):

* 130g de farinha de trigo sem fermento;
* 75g de farinha de arroz;
* 75g de farinha de aveia;
* Três colheres de chá de fermento em pó;
* Uma pitada de sal;
* 100g de pepitas de chocolate negro;
* Um ovo batido;
* 100g de açúcar amarelo;
* 260ml de leite;
* Três colheres de chá de café em pó;
* Uma colher de chá de essência de baunilha;
* Quatro colheres de sopa de óleo (ou 60ml).

Confecção:

 * Numa tigela grande juntar as farinhas, o fermento, o sal e metade das pepitas de chocolate;

* Numa tigela média juntar o ovo batido, o açúcar amarelo, o leite, o café em pó, a essência de baunilha e o óleo, batendo bem entre cada ingrediente;

* Juntar a mistura líquida aos ingredientes secos e misturar com uma colher de sopa apenas até os ingredientes ficarem ligados;

* Colocar em forminhas para muffins e cobrir com as pepitas de chocolate restantes;

* Levar ao forno pré-aquecido a 220º durante sete minutos;

* Sem retirar do forno, descer a temperatura para os 190º e deixar cozinhar durante mais vinte minutos, ou fazer o teste do palito.



As farinhas de arroz e de aveia não reagem muito bem ao fermento, e por isso estes muffins não cresceram muito. Por outro lado, confesso que experimentei um fermento de uma marca nova (pela primeira e possivelmente última vez) e julgo que também terá tido influência no resultado final. Estes muffins ficaram mais consistentes, mas independentemente disso fizeram imenso sucesso (afinal, têm chocolate!) :)

Tenham uma óptima Muffin Monday! :D