24 de março de 2014

Muffins de mirtilo com crumble e um segundo emprego.

He would now have comprehended
That work consists of whatever a body is obliged to do,
And that play consists of whatever a body is not obliged to do.

Mark Twain
The Adventures of Tom Sawyer


Há quase três meses que comecei a trabalhar.

Eu sei que já devia estar habituada e adaptada, mas de repente comecei a notar que cada dia que passava me deixava mais cansada e farta. Sentia o tempo a escapar-se por entre os meus dedos, como se eu estivesse estática e tudo andasse depressa demais à minha volta. Sentia que tudo estava confuso, como se estivesse a olhar para o meu mundo através de uma janela embaciada.

Não tinha paciência, não tinha energia e, acima de tudo, não tinha aquela histeria alegria que me é tão familiar. Estava sempre cansada, aborrecida e ensonada.

E um dia tive uma epifania.


A verdade é que eu tenho dois empregos: sou médica durante o dia, e quando chego a casa sou blogger de culinária. E isso implica passar horas a cozinhar, a fotografar, a editar fotografias, a procurar inspiração para textos, a escrever, a confirmar que está tudo bem, a procurar novas receitas, a conhecer blogs novos, a aprender novas técnicas, a descobrir novos ingredientes, a responder a mails e a comentários e a actualizar a página de Facebook e o Pinterest. Tudo isto enquanto planeio um casamento, espero pelo lançamento do meu livro, organizo a casa, tento visitar a minha família com alguma frequência e dou carinho ao Pedro.

Não admira que me sentisse cansada.


Muito sinceramente eu sabia que este dia iria chegar. Senti-o chegar no início do sexto ano do curso, quando precisei de tempo para estudar para o exame da especialidade. Senti-o chegar quando acabaram as aulas e tive de me dedicar por completo ao estudo e ao livro. Senti-o chegar quando comecei a trabalhar. E pelo caminho deixei de comentar outros blogs, demoro mais tempo do que gostaria a responder a mails e comentários e não consigo cozinhar tanto quanto a minha alma me pede.

Eu senti-o chegar e ele chegou: o dia em que me questiono se vou conseguir continuar a manter este ritmo. O dia em que não tenho vontade de escrever uma única palavra. O dia em que percebo que o blog é uma parte importante da minha vida, mas não é a mais importante.

Chegou o dia em que tive de reorganizar as minhas prioridades.


Tirei umas férias. Deixei de me preocupar. Deixei de escrever no blog todos os dias - o que não foi notório para vocês porque vou agendando os posts com algum tempo de antecedência. Deixei de ver o blog como um trabalho. Despedi-me. E quando o trabalho foi, o hobbie ficou.

Porque já dizia Mark Twain numa das minhas frases preferidas de sempre: trabalho é tudo aquilo que somos obrigados a fazer, e prazer é tudo aquilo que não somos obrigados a fazer.


Muffins de mirtilo com crumble (receita adaptada do blog 'Cooking Classy')

Ingredientes (para dez muffins):

* 60ml de leite;
* 60ml de natas;
* Duas colheres de chá de vinagre;
* Uma chávena e três quartos de farinha de trigo (ou uma chávena mais doze colheres de sopa);
* Uma colher de chá de fermento;
* Meia colher de chá de bicarbonato de sódio;
* Uma pitada de sal;
* Dois ovos grandes;
* Uma chávena de açúcar;
* Sete colheres de sopa de óleo vegetal;
* 125g de mirtilos frescos;

Para o crumble:

* Seis colheres de sopa de farinha;
* Uma colher de sopa e meia de açúcar branco;
* Uma colher de sopa e meia de açúcar mascavado;
* Três colheres de sopa de manteiga fria e cortada em pequenos cubos.

Confecção:

* Num pequeno copo juntar o leite com uma colher de chá de vinagre e reservar durante alguns minutos;

* Noutro copo juntar as natas com a colher de chá de vinagre restante e reservar durante alguns minutos;

* Numa tigela grande juntar a farinha de trigo, o fermento, o bicarbonato de sódio e o sal e misturar bem;

* Numa tigela média bater o ovo com o açúcar até se formar um creme espumoso e juntar o óleo, o leite e as natas, batendo bem;

* Juntar os ingredientes líquidos aos ingredientes secos, mexendo apenas até a mistura ficar ligada - sem mexer demasiado para os muffins não ficarem pesados;

* Envolver cuidadosamente os mirtilos na massa;

* Para o crumble juntar a farinha, o açúcar, o açúcar mascavado e a manteiga e misturar com os dedos ou com um garfo até ficar uma mistura semelhante a areia grossa;

* Colocar a massa em forminhas para muffins e cobrir com o crumble;

* Levar ao forno pré-aquecido a 220º durante oito minutos;

* Sem abrir o forno, baixar a temperatura para os 190º e deixar cozinhar durante mais 22 minutos (ou até os muffins ficarem douradinhos, o ideal é irem verificando);

* Deixar arrefecer ligeiramente dentro das formas e retirar.



Já tinha outra receita de muffins de mirtilo com crumble aqui, que até adaptei para levar vários frutos vermelhos. Muito sinceramente gostei mais destas duas, mas isso pode estar relacionado com o facto de só ter provado estes muffins um dia depois de os ter feito (porque fi-los para uma festa). Independentemente disso estavam muito saborosos :)

Tenham uma óptima Muffin Monday :D