18 de fevereiro de 2014

Caril de grão-de-bico e uma rotina peculiar :)

You're falling about,
You took a left off Last Laugh Lane.
You were just sounding it out,
You're not coming back again.

You used to get it in your fishnets,
Now you only get it in your night dress.
Discarded all the naughty nights for niceness,
Landed in a very common crisis.
Everything's in order in a black hole,
Nothing seems as pretty as the past though.
That Bloody Mary's lacking in Tabasco,
Remember when you used to be a rascal?

Arctic Monkeys


Às Quintas-feiras a minha rotina é muito peculiar.

O Pedro tem sempre banco até à meia-noite e eu habitualmente chego a casa por volta das quatro ou cinco da tarde. Vai daí, faço qualquer coisa rápida e deliciosa para o lanche e começo logo a preparar o jantar.

Sim, leram bem, eu começo a fazer o jantar às quatro da tarde.


Há várias razões para isto, mas a mais importante é esta: às Quintas eu adoro vestir o pijama, sentar-me no sofá coberta com uma mantinha e só sair de lá quando são horas de ir para a cama. E se por algum lapso faço isto antes de fazer o jantar, garanto-vos que depois não há autocontrolo que resista e que acabo sempre a jantar uma tigela de cereais.

Assim sendo, opto por fazer o jantar cedo, tomar um longo banho, vestir o pijama e atirar-me para o sofá. Quando chega a hora de jantar é só aquecer ligeiramente a comida no microondas e deliciar-me :D


Outra razão para fazer o jantar mais cedo (e estaria a mentir-vos se dissesse que não é para mim uma razão importante) é que assim posso fotografar o meu jantar com luz natural. Agora que as refeições em casa durante o dia se limitam ao fim-de-semana, gosto de aproveitar a oportunidade de fazer pratos mais interessantes durante a semana e conseguir fotografá-los.

E esta é a história deste caril de grão. Não é uma história particularmente entusiasmante, eu sei, mas prometo-vos que é um prato bem delicioso :D


Caril de grão-de-bico e tomate

Ingredientes (para duas pessoas):

* Uma lata pequena de grão-de-bico cozido;
* Meia cebola picada;
* Dois dentes de alho picados;
* Um fio de azeite;
* Uma chávena de molho de tomate com teor reduzido de sal;
* Uma colher de chá de paprika;
* Uma colher de chá de pimentão-doce;
* Uma colher de chá de caril;
* Uma pitada de cominhos;
* Uma pitada de coentros;
* Meia colher de chá de açafrão;
* Meia colher de chá de piri-piri;
* Uma pitada de sal.

Confecção:

* Refogar o alho picado e a cebola picada num fio de azeite;

* Juntar o grão-de-bico cozido (descartando o líquido da lata) e deixar refogar;

* Acrescentar o molho de tomate e envolver;

* Temperar com a paprika, o pimentão-doce, o caril, os cominhos, os coentros, o açafrão, o piri-piri e o sal e mexer bem;

* Deixar cozinhar, rectificando os temperos se necessário.


Até amanhã! :D