16 de janeiro de 2014

Trufas de chocolate negro e vinho do Porto e uma colecção original :)

Vê que a noite pode ser tão pouco como nós.
Neste quarto o tempo é medo, e o medo faz-nos sós.
És tu quem quer, mas eu só sei ver que o tempo já passou e eu fugi...
Que aqui está frio demais para me sentir.
Mas queres ficar?

Tiago Bettencourt & Mantha


Há alguns anos que eu faço uma colecção de canecas e outra colecção de bolinhas de neve, que vou trazendo das cidades que visito. Arriscaria a dizer que nenhuma das colecções é particularmente original, mas honestamente não me importo muito: a verdade é que me dá um imenso prazer olhar para as minhas bolinhas de neve e recordar-me de todos os sítios lindos que já visitei, ou beber chá nas canecas engraçadas que fui comprando ou que me foram oferecendo.


Já o meu avô paterno fazia uma colecção bem original: coleccionava garrafas de vinho do Porto antigas. Infelizmente não cheguei a conhecê-lo, mas dizem que herdei dele as bochechas gordinhas e o gosto pela comida. Talvez tenha também herdado o meu gosto pelo vinho do Porto.

Alguns anos depois do meu avô falecer o meu pai e os meus tios dividiram a colecção, e foi assim que demos por nós com nada mais nada menos do que quase quatrocentas garrafas de vinho do Porto, muitas delas com mais de cem anos.


Oferecemos algumas, vendemos outras e guardámos a maior parte. E por isso sempre que há uma ocasião especial lá em casa - um aniversário, uma celebração ou um Natal, por exemplo - abrimos uma garrafa, que vamos saboreando bem devagar.

Juro-vos, nunca bebi vinho do Porto tão bom como este.


Este Natal não foi excepção, e mais uma vez abrimos uma garrafa de vinho do Porto antiga. Vai daí, aproveitei para juntar um bocadinho deste néctar dos deuses às trufas de chocolate que costumo fazer para oferecer.

O meu avô paterno faleceu em nossa casa no dia de Natal quando eu tinha quatro anos, e por isso infelizmente já não está presente para provar as minhas trufas. Mas tenho a certeza que ele iria gostar. Embora talvez não tanto como gostava de rabanadas.


Trufas de chocolate negro e vinho do Porto

Ingredientes (para cerca de vinte trufas):

* 125g de natas (aproximadamente meio pacote);
* Uma colher de sopa de vinho do Porto;
* 300g de chocolate com 70% de cacau;
* Cacau em pó magro q.b.;
* Coco ralado q.b.

Confecção:

* Ferver as natas com o vinho do Porto;

* Derreter o chocolate no microondas, mexendo de vinte em vinte segundos;

* Verter as natas sobre o chocolate e misturar bem;

* Deixar arrefecer completamente, fazer pequenas bolas com as mãos e passar por cacau em pó magro ou coco ralado.


Até amanhã! :D

14 comentários:

  1. Olá Joana!

    Já descobri o teu blog há uns meses (enquanto estudava qualquer coisa aborrecida e fui passear à net) e adorei logo o primeiro post q li, também pelo enquadramento que lhes dás, sempre com alguma história engraçada/enquadramento inteligente! Desde aí todos os dias passo por cá, e já experimentei muitas receitas, principalmente de muffins! Este Natal fiz para oferecer praí 6 receitas diferentes, num total de 80 muffins! Yay!

    E pronto, era isto, obrigada por me continuares a distraír nas pausas que faço de estudar coisas aborrecidas e pelas receitas fresquinhas de todos os dias!

    (Agora que me lembro, resolvi comentar especificamente hoje, pq me identifiquei com o texto - o meu avô também faleceu quando eu tinha 4 anos, e dizem que sou parecida com ele em alguns aspectos engraçados, tenho pena de não o ter conhecido melhor, mas tenho algumas memórias boas dele, embora fosse muito pequena..)

    Beijinhos*

    Ana*

    ResponderEliminar
  2. Que giro... Eu tb tenho uma coleção de canecas! :)

    E essas trufas, apesar de eu gostar pouco de chocolate negro, têm um ar delicioso!

    ResponderEliminar
  3. Que bonitas ficaram essas trufas, fantásticas!

    ResponderEliminar
  4. Que lindas trufas! Fiquei com água na boca! Bjs

    ResponderEliminar
  5. Olá Joana,

    eu faço colecção de caixas de música:)
    Umas trufas deliciosas e bem aromáticas uma tentação em forma reduzida.

    Beijos

    ResponderEliminar
  6. A vida é assim, cheia de recordações, pormenores e boas trufas... Comia uma, quer dizer vá duas, ou três... Mandas-me uma?

    ResponderEliminar
  7. Mnham, delícia, gosto imenso de trufas (faço com nata de soja, claro...)

    ResponderEliminar
  8. Olá Ana :D

    Muito obrigada pelo teu comentário! Fico sempre muito contente quando alguém experimenta receitas minhas e gosta, mas fico particularmente orgulhosa quando são muffins :D Quais fizeste? Gostaste? :)

    Eu de facto não cheguei a conhecer este meu avô, só sei mesmo as histórias que me foram contando. Aliás, eu só tenho actualmente uma avó viva: depois do meu avô ter morrido quando eu tinha quatro anos morreu o meu outro avô quando eu tinha 12, e a minha avó paterna morreu há dois anos. Nesse aspecto não tive muita sorte :(

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Na altura tirei foto, mas como fui de férias e me esqueci da máquina teve de ser com a câmara do pc, e ficou mauzinho, então não cheguei a enviar para ti. Ora contas.... fiz os Death by Chocolate, os de Aveia com Pepitas de Chocolate (os do gresso :p), Laranja com Sementes de Papoila, Maçã e Canela com Crumble de Aveia, mais uns de mel e aveia que agora não me lembro o nome que lhes deste ao certo, e outros de côco! Os de pepitas de chocolate com aveia já tinha experimentado antes e adoro! Isto tudo, em forminhas natalícias e numa caixa fofinha, os presenteados acharam muito giro. E nós lá em casa ficámos com os mais feiozitos, q ainda assim voaram num instante! Dos novos, gostei muito de todos, se tivesse de escolher talvez os de maçã e canela, pq adoro a parte do crumble. Quando tenho aulas costumo fazer e congelar, dá muito jeito para levar a mala e não estar sempre a comer porcarias processadas. :D

      E quanto às sortes, tiveste a maior sorte do mundo com o teu jeitinho para isto, e já agora que ela assim continue com o casório e o novo trabalho! - Tenho amigos que dizem ser este o melhor ano depois do vosso Exame-mete-medo-da-especialidade! :P

      Eliminar
  9. As tuas trufas parecem deliciosas *-* E tenho a certeza que o teu avô iria adorar :)

    ResponderEliminar
  10. Estão giras! Gosto bastante de trufas, têm uma textura mesmo cremosa :)
    Oh, que triste :( é tão revoltante quando acontecem coisas tristes num dia que deveria ser feliz!
    400? Caramba, tanta garrafa! Fogo... eu colecciono borrachas :D acho que tenho umas 2818 :) também colecciono moedas de 1 cêntimo (mas isso é porque seria giro pagar alguma coisa com elas, acho que já tenho uns 40€ )
    Canecas também é giro, gosto de canecas, são reconfortantes :P
    Beijinhos:)

    ResponderEliminar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...r: 0" />