14 de janeiro de 2014

Iogurtes de limão e canela - dignos de um elogio do meu pai! :D

I won't be the one to disappoint you anymore.
And I know I've said all this and that you've heard it all before.
The trick is getting you to think that all this was your idea.
And that this was everything you've ever wanted out of here.
Love's not a competition, but I'm winning...

Kaiser Chiefs


O meu pai sempre foi bastante exigente connosco e nunca foi particularmente fã de nos elogiar. Apesar disso, nunca tive qualquer dúvida que o enchia de orgulho todos os dias.

Longe de me fazer sentir revoltada ou esquecida, esta característica do meu pai sempre me motivou para ser melhor e para ir mais longe. Nunca deixei de me sentir amada ou apoiada, e sempre soube que o meu papá iria estar ali para tudo o que eu precisasse.


Esta aversão do meu pai aos elogios estende-se às minhas receitas: se por um lado tenho o meu irmão a suspirar de prazer sempre que prova as minhas comidinhas, por outro tenho o meu pai a encolher os ombros de indiferença e a dizer simplesmente que 'não está mau'.

Pois meus caros leitores, isso terminou. Muahuahuahuah.


Há algumas semanas os meus pais compraram uma iogurteira, e desde então o meu pai lançou-se no mundo dos iogurtes caseiros. Quando fui ao Porto no Natal mal conseguia conter a minha curiosidade para provar os famosos iogurtes, e quando finalmente os provei... Bem, digamos só que não eram de todo aquilo que se pretendia. Eram azedos e líquidos, vá.

Achei que o meu pai precisava de uma ajudinha e meti mãos à obra. E quando a primeira receita ficou pronta o resultado foi tão bom que arranquei um dos raros e surpreendentes elogios do meu pai, que logo me pediu para fazer mais.


No fim todos ganhámos. O meu pai ganhou uma nova receita base para os seus iogurtes, a minha mãe e o meu irmão ganharam o fim da tortura dos iogurtes azedos... E eu ganhei um elogio.

E confesso que ainda não decidi o que me soube melhor: se foi o elogio, ou se foram estes deliciosos iogurtes de limão e canela :D


Iogurtes de limão e canela (receita adaptada do blog 'Coco e Baunilha')

Ingredientes (para sete iogurtes):

* Um litro de leite fresco meio gordo;
* Casca de um limão;
* Um pau de canela;
* 75g de açúcar amarelo;
* Duas colheres de sopa de leite magro em pó;
* Um iogurte natural.

Confecção:

* Colocar o leite numa panela com a casca de limão e o pau de canela;

* Aquecer até ferver, retirar do lume e deixar arrefecer até ficar morno;

* Juntar o açúcar e o leite em pó e misturar bem com uma vara de arames;

* Acrescentar o iogurte natural, misturando bem;

* Colocar nos copinhos e levar à iogurteira durante cerca de dez horas;

* Levar ao frigorífico durante pelo menos quatro horas.


Tenham um óptimo resto de dia :D

9 comentários:

  1. Devem ser deliciosos e ainda bem que saíram todos a ganhar, bjs

    ResponderEliminar
  2. Ficaram deliciosos Joana tenho que fazer esta receita.

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  3. Toda a ente se rende aos teus cozinhados!
    Tem uma textura linda ;)

    ResponderEliminar
  4. Tem um aspecto delicioso!
    beijinhos,
    http://sudelicia.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  5. Os teus frasquinhos são tão giros! Gosto imenso das tampas, as minhas estão todas velhas e encaixam mal :(
    Adoro a ideia de fazer iogurtes em casa, porque se pode pôr imensos sabores que não são "normais" (tipo canela), mas não me dá muito jeito porque só como iogurtes de soja (depois de uma pessoa deixar o leite durante um bocadinho faz impressão voltar... Por coincidência, há uns iogurtes de soja com sabor a perfeição. A sério, sã tãão bons!). Já tentei fazer iogurtes de soja, mas ficaram super líquidos. Quando fiz cok leite normal ficaram mais "sólidos", tipo os de aromas... Até estavam bons, mas gosto mais de iogurtes cremosos, os teus parecem tervuma textura muito melhor que os meus!
    Esses elogios são os melhores ;) (ainda por cima depois de a outra pessoa não ter conseguido? Melhor coisa d sempre lol). Acho que em termos culinários, pelo que vejo, mereces! :D (estou-me a lembrar do teu post de qualquer coisa com massa folhada, em que dizias que o teu pai te disse que tinhas jeito com a massa folhada. Acho que depois também disse caramba :P dá outra expressividade!... ). Tens de pôr um carimbos nessas receitas, tipo "daddy approved" :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Por acaso também gosto imenso dos frasquinhos :) Deve dar para comprares os frasquinhos algures, julgo eu :) Eu também gostei imenso de fazer iogurtes, e depois desta experiência já tive mais duas (que vão aparecer nas próximas duas semanas). Ainda pensei em raptar a iogurteira para Lisboa, mas enquanto que lá em cima somos 4 a comer iogurtes, cá em Lisboa sou só eu porque o Pedro nunca come (não sei bem porquê, mas pronto) :) Por acaso questionei-me se daria para fazer iogurtes com outros leites (estou a pensar deixar o leite de vaca, mas não posso beber leite de soja porque sou intolerante). Tenho de pesquisar sobre isso :)

      Não me lembro a que post te referes em específico, mas lembro-me do meu pai a dizer que eu tinha jeito com a massa folhada :D E por acaso toda a gente adora os meus folhados, sempre que faço jantares pedem-me para fazer os folhados de alheira ;) Gostei da ideia do carimbo, dava outro toque às receitas :D

      Eliminar
  6. Eu ganhei a bimby no Natal e esta receita vem mesmo a calhar :)

    ResponderEliminar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...r: 0" />