28 de janeiro de 2014

Iogurtes de laranja e coco para um mistério resolvido.

But there's a side to you
That I never knew, never knew.
All the things you'd say
They were never true, never true.
And the games you'd play,
You would always win, always win.

Adele


Há quatro anos eu e o Pedro dividimos a casa com um estudante de engenharia informática, o João.

É engraçado como as pessoas deixam marcas tão curiosas na nossa vida. Foi graças ao João que arranjámos a palavra-passe da internet dos vizinhos (que usávamos para conseguir downloads mais rápidos), mas também foi graças a ele que me enjoei irremediavelmente da música 'A morte saiu à rua' do Zeca Afonso, que ele tocava em modo repeat durante horas. Foi graças ao João que percebemos as potencialidades do nosso armário do corredor, mas também foi graças a ele que o Pedro percebeu que tocar guitarra eléctrica era mesmo sexy (o que fez com que tenhamos agora uma em casa).


O João foi embora um ano depois, mas continuamos a manter o contacto. E por isso decidi pedir-lhe ajuda para instalar aqui no blog um programa de verificação e localização de IPs.

O meu propósito era perceber quem me visita, de onde me visita e quanto tempo em média fica por aqui. O problema é que pelo caminho descobri algumas coisas um bocadinho desagradáveis.


Primeiro descobri que há algumas pessoas que comentam o meu blog depois de terem lido o meu texto durante cinco segundos, o que me permite inferir que não me lêem de todo e só comentam como uma forma de auto-publicidade.

Depois descobri que só há duas pessoas responsáveis pelos comentários anónimos que recebo de vez em quando. Através da localização de IPs consegui saber onde moram, e uma delas até é alguém que eu conheço e que julgava ser boa pessoa.


Há assim duas lições para tirar desta história. A primeira é que sabermos quem nos rodeia só nos traz benefícios, por muito que isso nos magoe inicialmente. A segunda é que a minha mãe tinha razão quando dizia que a vida se ia encarregar de me tornar um bocadinho mais amarga.

E magoa-me, juro-vos. Afinal, para amargas já bastavam estas laranjas.


Iogurtes de laranja e coco (receita adaptada do blog 'Coco e Baunilha')

Ingredientes (para sete iogurtes):

* Um litro de leite fresco meio gordo;
* Casca de uma laranja;
* Cinco colheres de sopa de coco ralado;
* 75g de açúcar;
* Três colheres de sopa de leite magro em pó;
* Dois iogurtes naturais.

Confecção:

* Colocar o leite numa panela com a casca de laranja e o coco ralado;

* Aquecer até ferver, retirar do lume e deixar arrefecer até ficar morno;

* Coar o leite;

* Juntar o açúcar e o leite em pó e misturar bem com uma vara de arames;

* Acrescentar os iogurtes naturais, misturando bem;

* Colocar nos copinhos e levar à iogurteira durante cerca de dez horas;

* Levar ao frigorífico durante pelo menos quatro horas.

Estes iogurtes ficam menos doces do que o habitual, mas são ideais para quem gosta mais de iogurtes naturais. Fizeram imenso sucesso em casa dos meu pais :)


Até amanhã! :)

26 comentários:

  1. Só para não ficares muito amarga eu que nunca comentei o teu blogue digo que leio "fio a pavio" e que adoro tudo!!
    As fotos, o "palavreado" e as receitas! Continua que tenho a certeza que hámuito mais pessoas como eu!!!
    Eu adoro...todos os dias visito e mostro as fotos ao pessoal cá de casa!! Beijos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Há sim senhora :) Eu sou uma delas!

      Beijinhos

      Eliminar
  2. Eu leio tudo :) do principio ao fim (menos a receita, só quando estou meeeesmo a fim de experimentar)

    ResponderEliminar
  3. adoro a forma como relacionas as receitas contigo...embora esta não seja assim tão boa :/ mas acredita que tens muitos leitores graças a esta tua particularidade, não vens aqui por receitas simplesmente, vens aqui trazer uma receita tua que nos conta mais um bocadinho sobre ti :) beijinho*

    ResponderEliminar
  4. Já me inspiraste com este post...há tanto tempo que não faço iogurtes e agora apeteceu-me!
    Gostei muito de saber isso dos IP's, deve ser interessante descobrir essas coisas...daria para colocar no meu também? Há algum link que possas partilhar ou é uma coisa mais complicada?

    Beijinhos :)

    ResponderEliminar
  5. Joana tens de me dizer como comigo fazer o mesmo! Por acaso achei bem interessante essa aplicação...
    Eu sou de coisas doces, mas acho que tenho de fazer alguma dieta, por isso uns iogurtes menos doces parecem-me bem! hehehe
    Beijinhos,
    http://sudelicia.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  6. Olá! Eu já sigo este blog à algum tempo, já comentei 1 ou outra vez e até já ganhei um livrinho num passatempo :-)
    Mas confesso que agora fiquei um pouquinho intrigada e desiludida :-(

    Porque isto dá-me a sensação de 'violação de privacidade'... Atenção, não estou a criticá-la aferroadamente nem nada que se pareça, apenas dá aquela sensação de sempre que eu vier aqui a partir de agora, a joana vai saber o que vi, o que li... e ter acesso a partir de onde eu vejo, a minha morada etc... confesso que me faz macaquinhos no sótão :-(

    E cada vez mais isto serve para percebermos o quanto expostos estamos na internet. Não que já não soubesse disso, mas simplesmente como não é uma coisa que penso frequentemente, agora ao ler este post fica-se assim a pensar........................................

    Mas pronto!

    Beijinhos
    Joana

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Joana!

      Sabes, eu pensei nisso. No entanto, o meu objectivo era muito bem intencionado: eu queria simplesmente saber de onde me visitavam as pessoas e quais as receitas que as cativavam mais. Lamento informar-te, mas a maioria dos sites tem localizadores destes actualmente ;) Eu não tenho acesso à tua morada, simplesmente ao teu IP e cidade. Para a morada tenho de utilizar outro programa, que neste caso utilizei para perceber quem me comentava anonimamente. Na verdade o que as pessoas não percebem é que um comentário anónimo pode ser um crime - como a difamação - e por isso eu tenho todo o direito em saber quem está do outro lado, tal como poderia perfeitamente munir-me dessa informação e processar a pessoa. Acho que já há na altura de se exigirem responsabilidades nestas situações. De resto, quem não deve não teme ;)

      Eliminar
    2. Não há nenhum "localizador de ip" que dê moradas exactas. Só dizem moradas (e muitas vezes nem correspondem à realidade - tenho exemplos desses no meu blog)

      Eliminar
    3. Mas não te preocupes porque eu só tive um programa durante uns dias. Entretanto bloqueei os comentários anónimos e retirei o programa, porque eu também não tenho vida para andar a examinar estas coisas com este detalhe ;) E também já tenho a informação que queria :)

      Beijinhos e peço desculpa se te deixei incomodada. Não era de todo esse o meu objectivo - como disse, a minha intenção era boa :)

      Eliminar
    4. Lia a maioria de facto não dão - em muitos deles a minha morada aparecia no Castelo de São Jorge, sendo que não vivo lá perto :)

      Eliminar
  7. Deixa-me só corrigir uma coisa: as pessoas podem ler os teus posts através de Reader, ou Feedly ou outra plataforma qualquer e abrem só as páginas do blog para comentar. E isso é óbvio que vai contar com muito pouco tempo ;)
    Não quer dizer que comentem sem ler :)

    Beijinhos*

    ResponderEliminar
  8. Eliminei o teu comentário BF, sei que preferes não ser identificada ;) É claro que há mais pessoas, mas são sempre comentários simpáticos. Não tenho mesmo razões de queixa, tirando casos pontuais :)

    ResponderEliminar
  9. Joana,
    há comentários que não precisam dessas informáticas para perceber que há pessoas que não leram o que escrevemos!
    Mas há tantas que o leem e fazem comentários com tanto carinho que nos dão motivação para continuar a escrever :)
    Mas sim, a vida encarrega-se de nos dar umas lições de vez em quando!
    Os iogurtes estão com uma aparência fantástica :)
    Apesar de não ser grande fã de coco aposto que ficaram uma delícia!
    Um beijinho

    ResponderEliminar
  10. Eu sempre fiz os iogurtes da forma mais natural possível porque não sabia de outra, e também não me dei ao trabalho de procurar confesso vá! Mas agora que tens algumas, eu vou experimenta-las e depois dou-te o feedback, e já agora dou-te os dos muffins de maça e canela com crumble de aveia, ficaram sem duvida muito muito bons! :D

    ResponderEliminar
  11. Joana, eu adorava saber quem me manda comentários com nome falso a dizer mal do que faço, muito provavelmente ia ter uma decepção enfim!
    Os iogurtes devem ser delicioso!
    Bjs

    ResponderEliminar
  12. Olá Joana, não precisavas de recorrer ao "big brother" para chegar a essas conclusões :) Acho que pelos comentários, somos perfeitamente capazes de descobrir quem nos lê com atenção e gosto, e quem anda por aqui para se mostrar.
    Mas acho que quer nos blogs, quer na vida real, "revistar os bolsos" à procura de traições, nunca é boa ideia...
    Quanto aos iogurtes, acho que devem ser muito bons, apesar de iogurtes não serem a minha praia :)
    Beijinhos
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  13. Amarguras de lado e sigamos em frente, não há outra forma. Estes iogurtes são uma boa sugestão. Por estes lados também andamos em maré deles :) boa semana e até breve.

    ResponderEliminar
  14. A tua mãe tinha toda a razão Jo, feliz ou infelizmente.

    ResponderEliminar
  15. Que giro conseguires ver essas coisas. A sério, porque é que eu não sou um génio de informática? :) também gostava de saber descobrir passwords da internet, é muito útil! Haha
    Não sabia que dava para ver quanto tempo as pessoas lêem o post, mas eu, por exemplo, tenho de escrever o comentário à parte (às vezes a página recarrega e apaga tudo ou bloqueia) e portanto poderei eventualmente ficar durante pouco tempo na página... Não gosto de comentar por comentar, agora fiquei com medo de teres achado que fiquei pouquinho tempo aqui... :P Por outro lado, acho que te dou imensas (mas mesmo muitas) visitas, porque estou sempre a visitar as tuas receitas antigas, a clicar em links e a recarregar a página. Ok, se viste o número de visualizações de páginas que te dou poderás achar que sou uma perseguidora ou assim...
    Ainda bem que criei uma conta mesmo a tempo de comentar em não anónimo :P acho que teria de criar uma de propósito...
    Já agora, eu sei que a minha irmã comentou às vezes a fazer perguntas (mas acho que não te insultou! Só perguntas.). Eu não sei se dá o mesmo endereço IP, mas tenho quase a certeza que sim... Tirando aquele que eu disse que não tinha assinado :) só para não achares estranho (mas é mesmo verdade! Eu já te tinha dito que ela lia o teu blog, não sei se te lembras.). Não mencionei isso só porque achei que não havia necessidade, mas agora podias achar que eu tinha uma dupla personalidade ou assim...
    Fiquei na dúvida sobre se isto tem a ver com outro post que escreveste há algum tempo...
    Só 2 pessoas fazem todos os comentários anónimos? Que estranho... De certa maneira comentários anónimos significam que alguém lê o teu blog porque o quer ler, mas também podem ser um bocado odiosos :( se são 2 pessoas até parece perseguição! Mas também recebes comentários anónimos bons, não recebes ?
    Assustaste-me um bocado com isto... Não se tem noção do que dá para descobrir na internet!
    Tu e as receitas de iogurtes... Ultimamente tenho visto muitas interessantes, ainda por cima! :)
    Beijinhos :)

    ResponderEliminar
  16. Eu não andei a ver pessoa a pessoa, calma ;) Só vi mesmo no geral, e depois ia reparando em alguns casos mais pontuais. Já há algum tempo que desconfiava de algumas situações e fui pesquisar especificamente essas ;) Calma que continuas a ser das boas (e depois de me teres encontrado a receita de bolo de chocolate, acho que te tornaste uma das minhas pessoas preferidas) :D Há IPs que me visitam com bastante frequência, mas como recebo mais de duas mil visitas por dia é óbvio que não ando a perseguir as pessoas ;)

    Há mais pessoas a fazerem comentários anónimos, mas normalmente são fofos e agradáveis ;) Dos maus/parvos só há mesmo duas. Nunca os publico mas tinha-os guardados no spam no caso de conseguir fazer algo do género (aprende, as gajas do Norte são mesmo lixadas) ;) Tenho mesmo pena de ter eliminado os comentários anónimos, mas não estou mesmo para me aborrecer e para gastar espaço mental com pessoas que não interessam. Tenho mesmo mais o que fazer à vida! ;) E adiante, que já estou enjoada deste assunto :P

    É a minha última receita de iogurtes! Fiz as três no Natal quando fui ao Porto, e como em Lisboa não tenho iogurteira nunca mais fiz... Agora tem sido mais complicado ir, tenho sempre coisas para fazer ao fim-de-semana! (Mas são coisas boas, tipo jantares com amigos e cozinhar!) :D

    Beijinhos :D

    (O bolo de chocolate está no forno!) :D

    ResponderEliminar
  17. Bem, é fantástico e um bocado assustador o quanto se pode fazer através de um computador. Não me admira nada que teres conseguido obter essas informações e sabes que mais? Apesar de um dos anónimos ser de uma pessoa que não estavas à espera, agora sabes o que contar dessa pessoa!
    E acredito que haja curiosidade por tua parte saber as preferências das pessoas e se realmente leram quantos ovos leva a receita ou se viram só as fotografias deliciosas que mostras :p
    Não é crime o que fizeste, não tenho problema nenhum com isso :)
    Beijinho**

    ResponderEliminar
  18. Olha, há textos maiores que outros e há pessoa que lêem rápido! Aposto que li este texto e deixei este comentário em menos de 5 minutos! :-D Agora a sério, será que queres mesmo saber essas coisas? Há coisas na vida que não precisamos de saber, acho eu...

    ResponderEliminar
  19. entre o sabor dos iogurtes e o saber que há pessoas que não são o que parecem, os primeiros levam a melhor. beijinho. :)

    ResponderEliminar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...r: 0" />