18 de dezembro de 2013

Chili vegetariano e uma passagem pela consulta de IVG.

Some people say that I'm not worth it.
I've made mistakes but nobody's perfect.
Guess I'll give it a try.

I've got one last chance to get myself together.
I can't lose no more time, it's now or never.
And I try to remember who I used to be.
I've got one last chance to get myself together.

James Morrison


Durante o estágio de Ginecologia e Obstetrícia do quarto ano do curso passávamos por várias valências da maternidade, nomeadamente a consulta da IVG (ou interrupção voluntária da gravidez).

Vi muitas coisas naquela consulta. Vi crianças de onze anos e mulheres adultas de quarenta. Vi raparigas felizes por se livrarem de uma gravidez não desejada, mas também vi mulheres destruídas pelo golpe do destino e pelo peso da sua própria decisão.


O caso que mais me marcou foi o da rapariga ruiva. Quando a rapariga ruiva chegou à consulta a gravidez já estava demasiado avançada para a IVG ser feita por via medicamentosa, e por isso ela foi encaminhada para a cirurgia. Nos breves (mas incrivelmente longos) minutos em que a rapariga ruiva esperou para entrar na sala de operações decidiu sentar-se numa cadeira no canto da sala, a tremer indefesa dentro da sua bata verde clara. E chorou. Soluçou num pranto sem fim, enquanto as lágrimas lhe escorriam pelas bochechas pálidas até secarem.

Decididamente não nos ensinam a lidar com isto no curso, raios.

Sentei-me à frente dela e apertei-lhe a mão com força. Disse-lhe que não ia doer, e que ia ser rápido. Disse que nunca mais ia ter de voltar ali. Disse-lhe para ter calma e força.


A dada altura a rapariga ruiva começou a dizer que não estava a sentir-se bem, e foi uma questão de milésimos de segundo até vomitar para cima da minha bata da cirurgia. Depois começou a hiperventilar e a ficar ansiosa e irritada, e foi então que a anestesista achou melhor sedá-la completamente para o procedimento.

E depois a anestesista disse:

'Esta miúda fica sempre tão alterada, não sei porque raios continua a cá voltar.'

Demorei alguns segundos a digerir o que tinha acabado de ouvir. E foi então que fui ler a ficha da anestesista.

Rapariga ruiva, 16 anos, quarta IVG.


Gostava de vos dizer que foi a única rapariga que vi a fazer a quarta IVG, mas estaria a mentir-vos. No entanto, aquela foi a única com a qual eu me senti verdadeiramente enganada: afinal, tinha sentido empatia por ela, tinha-lhe dado a mão e tinha-a confortado.

Eu não sou ainda nem sequer uma amostrinha de médica, mas há dias em que juro-vos que só me apetece mandar tudo ao ar, virar as costas, sair da sala e nunca mais olhar para trás.

Mas não o faço. Em vez disso continuo a apertar mãos com força, continuo a dizer que não vai doer e continuo a levar com vomitado. Porque as bactérias limpam-se com a solução alcoólica, mas as marcas que as pessoas deixam no nosso coração não saem nunca. E ainda bem, porque nunca nos devemos esquecer de que todos merecemos uma nova oportunidade, por muito que supostamente tenhamos errado. Até a rapariga ruiva.


Por outro lado, já estava na hora do Estado obrigar as miúdas que fazem mais de duas IVGs a porem implantes, não? É verdade que é um possível problema ético, mas não seria melhor para proteger a saúde delas? 

Chili vegetariano

Ingredientes (para duas pessoas):

* Um fio de azeite;
* Uma cebola picada;
* Três dentes de alho picados;
* Uma lata pequena de feijão vermelho cozido;
* Uma lata pequena de tomate pelado;
* Uma colher de chá de pimentão-doce;
* Uma colher de chá de paprika;
* Meia colher de chá de cominhos;
* Meia colher de chá de coentros;
* Uma colher de chá de salsa picada;
* Uma colher de chá de piri-piri (ou a gosto);
* Uma pitada de sal.

Confecção:

* Refogar a cebola picada e o alho picado num fio de azeite até a cebola ficar translúcida;

* Juntar o feijão vermelho e deixar refogar;

* Acrescentar a lata de tomate pelado (com o respectivo molho) e mexer bem;

* Temperar com o pimentão-doce, a paprika, os cominhos, os coentros, a salsa picada, o piri-piri e o sal;

* Deixar cozinhar até ficar apurado.


Ultimamente temos servido assim o chili, em versão sopinha. Fica tão reconfortante :D Experimentem! :D 

Até amanhã! :)