1 de novembro de 2013

Crumble integral de banana, aveia e coco para uma miúda criativa :D

She's an extraordinary girl
In an ordinary world,
And she can't seem to get away.

She sees the mirror of herself,
An image she wants to sell,
To anyone willing to buy.

She's all alone again,
Wiping the tears from her eyes.
Some days he feels like dying,
She gets so sick of crying.

Green Day


Quando eu tinha dezassete anos fui falar com a psicóloga da minha escola - na altura era prática comum sermos chamados individualmente para conversarmos com a psicóloga sobre os cursos que ponderávamos e sobre as nossas perspectivas de futuro.

Depois de uma curta conversa a psicóloga concluiu que eu devia escolher um curso que me permitisse libertar toda a minha criatividade. Fiquei perplexa: criativa, eu?!


Tenho de vos enquadrar: eu era uma miúda de dezassete anos que passava no mínimo seis horas diárias com a cabeça enfiada nos livros. Tinha uma enorme paixão por resolver exercícios de matemática. Nos meus tempos livres saía com o meu namorado da altura, via episódios de CSI e comia pasteizinhos. Eu era a pessoa menos criativa que conhecia: não tinha jeito para pintar, não tinha jeito para desenhar, não tinha jeito para cantar, não tinha jeito para decoração ou para moda e não tocava nenhum instrumento. Eu tinha era jeito para estudar, isso sim. Vá, também tinha jeito para escrever.

Achei que a psicóloga não devia estar boa da cabeça, e na altura de escolher o curso a criatividade foi a última das minhas prioridades.


Pois adivinhem - parece que mudei. Continuo sem grande jeito para desenhar, mas estou bem melhor. Parece que tenho algum jeito para cantar. Aprendi que o jeito para a decoração e a moda se aprendem se tivermos boas fontes de inspiração. Estou a aprender piano. Continuo a escrever. E, acima de tudo, cozinho muito.


Quando li que o tema deste mês do grupo 'Dia 1... Na Cozinha!' era os crumbles de frutas da época tive logo umas mil ideias: muffins com crumble, bolos com crumble, crumble bars, crumble de maçã e passas, crumble de pêra e canela... No fim acabei por ceder aos pedidos da minha família e fazer estas crumble bars deliciosas de pêra, canela e baunilha, mas como isso me impediria de participar no grupo este mês decidi fazer um novo crumble que obedecesse a todas as regras do grupo.

Na verdade eu não gosto lá muito de obedecer a regras, mas achei que desta vez valia a pena.


Por isso aqui têm: um crumble integral de banana, aveia e coco. Saudável q.b. e bem delicioso. Cumpridor de todas as regras do grupo. E, modéstia à parte, bastante criativo.

Porque nunca é demasiado tarde para mudarmos.


Crumble integral de banana, aveia e coco

Ingredientes (para duas tacinhas):

* Uma banana cortada em rodelas finas;
* Uma colher de sopa e meia de açúcar mascavado;
* Uma colher de sopa e meia de farinha integral;
* Uma colher de sopa de flocos de aveia;
* Uma colher de sopa de sementes de linhaça moídas;
* Uma colher de sopa de coco ralado;
* Duas colheres de chá de manteiga.

Confecção:

* Colocar as rodelas de banana no fundo de duas tacinhas;

* Numa tigela misturar o açúcar mascavado, a farinha integral, os flocos de aveia, as sementes de linhaça moídas e o coco ralado;

* Juntar a manteiga e misturar com as mãos até se formarem migalhas grossas;

* Cobrir as rodelas de banana com o crumble e levar ao forno pré-aquecido a 200º durante trinta minutos.



 Tenham um óptimo fim-de-semana :)

29 comentários:

  1. Não sou nada criativa (nem na cozinha nem em lado nenhum) e sou pouco dada a cozinhados, mas gosto imenso do teu blog, e estas duas receitas seguidas de crumble deram-me vontade de experimentar, neste fim de semana! :)

    ResponderEliminar
  2. Olá Joana,
    além de saudável é um crumble super apetitoso e ficou lindo.
    Sair da nossa zona de conforto, ajuda-nos a saborear coisas novas.
    Parabéns pala participação
    Bjns
    Isabel

    ResponderEliminar
  3. Belo crumble! E sabes que mais, criativos somos todos, de uma maneira ou de outra! :-) Tudo depende do que se entende por criatividade!

    ResponderEliminar
  4. Olá de novoo =D
    Nhami nhami isso tem optimo aspecto e sinceramente és a pessoa mais criatuva na cozinha que conheço =D

    Beijinho*

    ResponderEliminar
  5. Quando soube que este mês já participavas no desfile fiquei curiosa como farias o crumble já que também gostas de cozinhar de uma forma mais saudável, está fantastico o teu crumble
    Bjkas

    ResponderEliminar
  6. Joana, o teu crumble ficou com um aspecto de babar, que vontade que eu tenho de lhe meter a colher. Muito apelativo e os ingredientes foram uma escolha excelente. ;) Adorei.
    Beijinho e bom fim de semana.

    ResponderEliminar
  7. Olá,

    Que belo crumble e mais saudável que os tradicionais.
    Eu substituo a manteiga por iogurte para a cobertura.

    Beijinhos,
    Clarinha

    http://receitasetruquesdaclarinha.blogspot.pt/2013/11/dia-um-na-cozinha-crumble-light-de-maca.html

    ResponderEliminar
  8. Bem crocante e saudável ;) perfeito este crumble. beijinhos

    ResponderEliminar
  9. Tem mesmo bom aspecto! Nunca fiz crumble de banana...mas este ficou fabuloso! Com sementes e tudo!
    Adorei
    Beijinhos

    http://bocadinhosdeacucar.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  10. Ficou com tão bom aspeto que nem parece light! Obrigada Joana por obedeceres às regras, mesmo com resistência! ;)
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  11. Such an inspirational post! I enjoyed reading it :) I love your blog, too!
    Would you like to follow each other via GFC and Bloglovin? If you would, just follow me and leave a comment on my blog, so that I can follow you back :)
    Tina from the Style Sinners

    Twitter - @TinaStefanovic
    Instagram - @tina_stefanovic
    http://tinasstylesinners.blogspot.com/

    ResponderEliminar
  12. Ficou tão apetitoso! Apetece mesmo provar. E foi, sem dúvida, original.

    ______________________
    Ana Teles | blog: Telita na Cozinha

    ResponderEliminar
  13. Hm... Como é que aos 17 estudavas 6h/dia? Estive a pensar e é surpreendente! Uau :P 24-9(dormir)=15- 1 (vestir/despir/banho)=14-7(escola)=7 - 1 (refeições, caminho para a escola = 6. Eu sei que é tudo aproximado, mas como é que ainda tinhas tempo para dair/fazer alguma coisa para lazer? Sei que tinhas de estudar muito nessa altura, mas mesmo assim :P.... Beijinhos! :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Acordava às 7.30, estava na escola até às 15.30, estudava das 16 às 20 e das 21 às 23 (mais ou menos, claro). Tinha tardes livres em que estudava das 14.30 às 20.30 e das 21 às 23 (8horas). No 12º ano tinha todas as tardes livres, por isso estudava 8h por dia todos os dias (menos quando estava com o meu namorado, claro). Ao fim-de-semana às vezes conseguia estudar 10h por dia! Não fazia grandes coisas de lazer, e para te ser muito sincera a única razão porque não fiquei maluquinha era porque adorava estudar (Onde está essa pessoa? Tenho saudades dela!) :)

      Mas hoje em dia nunca consigo estudar tanto tempo por dia, o estudo é muito mais aborrecido do que fazer exercícios de matemática e fisico-química (é pena) ;)

      Beijinhos :)

      Eliminar
    2. Hoje em dia como é que arranjas tempo para estudar Medicina? Com tantas coisas em que te envolves... (não estou aqui a insinuar nada, é mesmo curiosidade e alguma ponta de inveja :p - quero aprender com os melhores! :p)

      Eliminar
    3. Não é fácil. Basicamente durmo toda a manhã, acordo por volta do meio-dia, passo umas duas horas a procrastinar/fazer o almoço e começo a estudar por volta das duas da tarde. Estudo toda a tarde (vou fazendo umas pausas aqui e ali), faço o jantar, volto a estudar e depois paro por volta das duas ou três da manhã.

      Há um dia por semana em que estudo menos (por exemplo estudo só à tarde e fico com a noite livre) e aproveito para escrever os posts da semana. Durante as pausas vou arranjando algumas fotografias e escrevendo algumas receitas. De resto não faço mais nada nos tempos livres, tirando a tarde em que vou à Casa do Gil (que tem acontecido de duas em duas semanas).

      Não tenho visto filmes nem séries, não tenho organizado jantares e praticamente não saio de casa sem ser para ir às compras. A casa está um caos, não tenho feito exercício e tenho triliões de mails pendentes para responder. É assim que consigo :P Não sou exemplo para ninguém, portanto :P

      É muito importante teres algo que te distraia. No meu caso eu tenho a culinária, que não me rouba tanto tempo como as pessoas pensam porque tenho de cozinhar para comer, e tenho o blog que me rouba algum tempo mas não é nada que não se consiga. De resto a minha vida tem sido uma grande seca, e muito honestamente estou mortinha que passe o raio do exame para voltar a ter uma vida interessante :P

      Beijinhos!

      Eliminar
    4. Essa é a tua rotina durante o semestre inteiro ou apenas em época de exames? O namorado e as lições de piano têm de entrar aí, ou não? :p

      Bem, de qualquer das formas, é um bom método, se consegues ser bem-sucedida. =)

      Obrigada pela explicação!

      Eliminar
    5. Tem sido só agora enquanto estudo para o exame. Normalmente durante o semestre só estudava de tarde e tinha as noites só para mim, ou estudava de noite e passava a tarde a entreter-me e tirava os fins-de-semana para descansar ;)

      Já não tenho lições de piano há séculos. Vou praticando na mesma as músicas que já aprendi (temos um piano em casa) mas não tenho aprendido nada novo porque o meu senhor professor (que é o Pedro, que estudou piano durante doze anos) também está a estudar para o exame da especialidade :P

      Como vivemos juntos é muito fácil termos tempo um para o outro: mesmo quando estamos a estudar vamos conversando, fazendo umas pausas, etc.

      O que sinto mais falta é mesmo ter tempo para sair, para fazer exercício, para pôr a casa em ordem e para organizar jantares. Mas é uma questão de prioridades, e depois do exame vingo-me :)

      Nestas coisas não há verdades absolutas, e cada um tem o seu método ;) Não percebi se vais começar agora a estudar para o exame da especialidade, mas se sim e se quiseres alguma dica diz :)

      Beijinhos :)

      Eliminar
  14. Com este aspeto e ainda por cima saudável? Este é para fazer :)
    Parabéns.

    Beijinho

    http://chilabras.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  15. Quando fui à psicóloga da escola ela também disse uma série de barbaridades sobre aquilo que eu poderia escolher no futuro e uma delas era que eu tinha um pensamento orientado para a engenharia! Logo eu que não percebia nada de matemática :)
    Adorei este crumble integral de banana, deve ficar tão bom :)

    Beijinhos*

    ResponderEliminar
  16. só tenho uma coisa a dizer... queroooooooooo ;)
    http://asreceitasdoselminho.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  17. Adorei! Combinação de ingredientes excelente e tem um que adoro: o côco!
    Ai o que eu não dava por uma colherada! :D

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  18. Olá Joana,

    Lindas cores tem este teu crumble, invulgar e de facto com uma nota saudável sem perder o sabor típico desta sobremesa , acredito !
    Obrigada pela tua participação no desafio, obrigada por nos teres feito companhia ! :)

    Beijinho*

    ResponderEliminar
  19. Que maravilha!!!
    Beijinhos,
    http://sudelicia.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  20. Hummm que maravilha! E que bela história! Revejo-me em algumas partes, para desenho não tenho jeito nem para pintar. Para alguns crafts, sim. E para cozinhar, sim sim!
    Bjinhos e parabéns para o belo crumble!

    ResponderEliminar
  21. Mas que bom aspecto * _ * Vou guardar a ver se experimento depois :D

    xoxo,
    Lovely Seventy One

    ResponderEliminar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...r: 0" />