16 de novembro de 2013

Alguém testou e gostou #19

A Isabel já testou imensas receitas minhas ao longo dos últimos meses, e envia-me com alguma frequência fotos dos seus cozinhados :) Aqui vão algumas adaptações! :D









Obrigada Isabel! :D 

8 comentários:

  1. Olá! Se não quiseres não respondas, mas gostava muito de saber que notas tiravas no 10 ano - como és inteligente e conseguiste entrar em medicina (=és o meu ídolo lol) gostaria de ter uma ideia (sim, estou agora no 10o) ;) adaptaste-te bem? Eu sei que eras estudiosa ... Provavelmente a melhor da turma (adivinhei? :D) ... E começaste logo nos primeiros testes com 19s? :)
    Gosto muito do teu blog! Espero um dia chegar onde estás! Beijinhos :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá! :)

      Bem, antes de mais aviso já que o meu percurso não foi lá muito comum ;) No nono ano eu entrei numa fase um bocado revoltada e idiota e deixei de estudar. Não tirava propriamente más notas, mas também não tirava notas particularmente boas ;) No décimo ano a fase da parvoeira continuou, e acabei com média de 15 ponto qualquer coisa (lembro-me que tive 18 a inglês e a português, mas por outro lado tive 13 a matemática e 14 a fisico-química). De qualquer das formas ninguém tinha notas brilhantes no décimo ano: lembro-me que estava numa turma bastante boa e que no primeiro teste de português tive 16 e a melhor nota a seguir à minha foi 13! ;)

      Nas férias de Verão do 10º decidi ir trabalhar para uma escola, e foi aí que a minha postura mudou. Percebi que trabalhar diariamente em algo que não gostamos (o que foi o meu caso na dita escola) era horrível, e que só me restava esforçar-me mesmo a sério e subir a minha média ao máximo para poder escolher um curso que me permitisse fazer algo que realmente gostasse.

      Vai daí, no 11º ano comecei a trabalhar mesmo a sério. Estudava praticamente todos os dias (fins-de-semana incluídos), várias horas por dia. Tinha imensos livros de exercícios, que fazia várias vezes. Fui até para a explicação de matemática, o que foi um bocado totó porque era sem dúvida a disciplina em que eu me saía melhor ;) Acabei o 11º com média de 18.5.

      No 12º ano tinha um horário bem melhor, com todas as tardes livres. Podia estudar ainda mais (o que no meu caso era bom porque eu adorava estudar, por muito nerd que isto possa parecer) e isso reflectiu-se nas minhas notas: acabei o 12º com média de 20 (tive 20 a tudo, menos a educação física porque tive 16!).

      Nesse ano tive a sorte da minha faculdade exigir só uma prova de ingresso, e como eu tive 20 no exame nacional de matemática e 17.7 de média total do secundário entrei com 18.85. Sem sombra de dúvida a parte mais complicada de entrar no curso são os exames nacionais, porque são difíceis e dependem muito do quão bem te preparaste para lidar com o desconhecido e com as perguntas estranhas (isto falando por exemplo de BG ou FQ).

      Por isso não te preocupes se não tirares tudo 19s no 10º ano. O mundo não acaba amanhã, e ainda tens 2 anos para recuperar (sendo que dos três o 10º é normalmente aquele em que se tiram piores notas!). Compra livros de exercícios (do estilo do 'Preparar para os testes', ou aqueles dos exames) e faz várias vezes, até que consigas fazê-los de olhos fechados (a dada altura eu até resolvia exercícios nos meus sonhos enquanto dormia!) :P E acima de tudo tenta não deixar que a ansiedade te controle ;)

      Outro bom conselho que eu te posso dar é este: só venhas para Medicina se quiseres mesmo muito ser médica. O curso é difícil, extenso e saturante, quase toda a gente fica um bocado desmoralizada, as perspectivas de emprego já estiveram bem melhores e regra geral lidas todos os dias com pessoas que acham que tens a mania (isso sem falar do facto de alguns dos teus colegas de curso terem efectivamente a mania). A sério, o meu irmão está agora no 11º ano e eu passo a vida a dizer-lhe para ir para gestão ou assim :P Não quer dizer que esteja arrependida porque não estou, mas gostava de ter sabido o lado mau antes de escolher o curso em vez de pensar 'vou salvar pessoaaaaaaaaas' ;)

      Se tiveres mais alguma dúvida estás à vontade para perguntar! :)

      Beijinhos e bom fim-de-semana :)

      Eliminar
    2. Agora puseste-me a pensar... :P
      E PA-RA-BÉNS uau és um génio :P 20 a tudo?! E no exame?! Não saíste nas notícias nem nada? :O

      Eliminar
    3. Por acaso não :P Mas a minha mãe andou literalmente MESES a falar disso a toda a gente, acho que já ninguém suportava ouvi-la a dizer que eu tinha tido 20 a tudo (e no ano seguinte quando o meu irmão entrou para a minha escola antiga todos os professores sabiam quem ele era por causa do nosso apelido) :P Não apareci na televisão, mas sinceramente para mim foi como se tivesse aparecido :P

      O melhor conselho que te posso dar é mesmo que te esforces ao máximo e que deixes a questão da escolha do curso por agora. Tens tempo para isso, e o mais provável é que mudes de ideias umas 28129462384 vezes ;)

      Beijinhos! :)

      Eliminar
  2. Olá Joana,
    Claro que toda a gente testa e gosta, pois este teu blogue é recheado de iguarias super deliciosas!
    Beijinhos,
    Lia

    ResponderEliminar
  3. Olá!
    Eu sei que não é nada relacionado com o tema do blog, mas há pouquinhos fóruns de médicos em que se pode confiar e gostava de ter a tua opinião, como leio o blog lembrei-me :P
    É que tive uma otite no dia 6 de novembro, fui ao médico e como não melhorei fui outra vez, no dia 10; o médico receitou-me vários medicamentos, como antibiotico (que ainda estou a tomar, acaba daqui a 3 doses, uma de 12/12 horas) e gotas. A dor passou, mas fiquei com aquela sensação de ouvido tapado e pegajoso até anteontem; aí ficou menos pegajoso, mas continuo com o ouvido tapado... Será que é normal? Já agora, aquilo que fazes na Casa do Gil é fantástico :D E fiquei mesmo contente por saber que marcas conhecidas, como a vahine, ajudam assim! Eu até comecei a comprar mais pepitas de chocolate por causa disso :P ( porque convenhamos que o preço não é tão convidativo...) E o teu blog é fantástico! Eu faço sempre os teus muffins e saem sempre bem! Nunca tinha cozinhado praticamente nada do género, agora faço sempre os teus... Bem, já me alonguei de mais (e não pude deixar de ver o comentário acima; 20 a tudo??? Sim senhora ;))

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá!

      Se já não te dói é sinal de que o antibiótico está efectivamente a fazer efeito. A sensação de ouvido tapado deve-se ao facto de provavelmente teres 'líquido' no ouvido, que está relacionado com a infecção e que demora mais algum tempo a passar. A minha sugestão é que esperes uns dias depois de terminares o antibiótico (talvez uma semana) e se não sentires melhoras voltares ao médico :)

      Eu também fiquei mesmo contente, tanto com a contribuição da Vahiné como com a contribuição da Açúcar RAR :) Mas sim, confesso que também acho o preço das pepitas um bocado proibitivo... Ainda hoje fomos às compras e trouxe três embalagens, mas conto que cheguem até ao Natal! :)

      Ainda bem que gostas das minhas receitas de muffins :D É de longe o que gosto mais de cozinhar! :D

      Beijinhos e bom resto de fim-de-semana! :D

      Eliminar
  4. Entãão tinhas 20 na maioria dos testes? (Ou 19s?) uau :0 não sejas modesta devias gabar-te ;)

    ResponderEliminar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...r: 0" />