21 de outubro de 2013

Muffins de maracujá e leite de coco e uma reflexão sobre fotografia :)

People take pictures of the Summer,
Just in case someone thought they had missed it,
And to prove that it really existed.
Fathers take pictures of the mothers,
And the sisters take pictures of brothers,
Just to show that they love one another.

The Kinks


Quando eu criei o blog tinha uma Casio Exilim 12.1 e zero noções sobre fotografar comida. Isso reflectia-se bastante nos meus posts iniciais: as minhas fotos eram escuras, a minha comida parecia uma mistureba estranha com um aspecto esquisito, os meus pratos eram feios e os meus textos eram enormes e aborrecidos.

Seis meses depois fui para casa dos meus pais passar férias e comecei a usar a máquina fotográfica deles, uma Nikon D3100. E se notei a diferença! As minhas fotos ficavam claras e mais coloridas, os pratos ficavam com um aspecto delicioso e no geral conseguia imprimir nas minhas fotos uma profundidade que até então me era desconhecida.


Quando voltei para Lisboa todas as fotos que eu tirava com a minha Casio pareciam uma bela porcaria, e caí na maior crise existencial que este blog já conheceu. E foi então que conheci o Picasa.

O Picasa é um programa de edição de fotos bastante básico. Eu já trabalhei com o Photoshop e até trabalhei com o Lightroom (uma versão mais simples do Photoshop), mas confesso que é aos braços do meu Picasa que volto sempre. É um programa com as suas falhas e com as suas limitações, mas para mim é mais do que suficiente para deixar as minhas fotos com um aspecto mais claro, mais colorido e com mais realce.


No Natal os meus pais ofereceram-me uma Nikon D3100, e a minha auto-estima fotográfica subiu em flecha: juntamente com as capacidades recentemente adquiridas com o Picasa, senti que estava finalmente a avançar nos meus conhecimentos fotográficos.

Actualmente as expressões DSRL, composição, software de edição de fotografias, formato RAW, abertura do diafragma, velocidade do obturador, profundidade de campo, ISO, preenchimento de brancos, saturação e temperatura já não são chinesas para mim - de facto, são palavras bem presentes no meu dia-a-dia.


Continuo a ter um estilo muito próprio: gosto das minhas fotos com um aspecto muito 'clean', apenas com o prato branco e a comida em grande plano. Confesso que não sou muito de paninhos nem colherzinhas, mas não digo desta água não beberei - afinal, aposto que nunca acreditaria se há um ano atrás me dissessem que iria investir num tripé! :D

Para quem está desse lado e quer aprender mais sobre fotografia, pessoalmente recomendo este post do blog 'Sally's Baking Addiction'. Se tiverem curiosidade sobre o tema estou completamente disponível para falar sobre isso - enviem-me um mail ou uma mensagem para o Facebook do blog, e prometo que partilho tudo o que sei :)


Hoje olho para as minhas fotos com muito orgulho. Porque reflectem as receitas que testo e aprovo, porque reflectem o tempo que gasto a fotografar e a analisar as fotografias e porque, finalmente, sinto que reflectem a qualidade dos pratos que vos mostro. E prometo que vou continuar a crescer, até que vos faça querer morder o ecrã do computador :D


Muffins de maracujá e leite de coco
(Também tenho uma receita de muffins de maracujá e coco aqui)

Ingredientes (para doze muffins):

* 280g de farinha de trigo;
* Uma colher e meia de chá de fermento;
* Meia colher de chá de bicarbonato de sódio;
* Uma pitada de sal;
* Um ovo;
* 100g de açúcar;
* 80ml de óleo;
* 210ml de polpa de maracujá coada (sem sementes);
* 60ml de leite de coco light.

Confecção:

* Juntar a farinha, o fermento, o bicarbonato de sódio e o sal;

* Noutra tigela bater o ovo com um garfo e juntar o açúcar, o óleo, a polpa de maracujá e o leite de coco, batendo bem entre cada ingrediente;

* Juntar a mistura líquida aos ingredientes secos e misturar com uma colher de sopa apenas até os ingredientes ficarem ligados;

* Colocar em forminhas para muffins e levar ao forno pré-aquecido a 200º durante vinte minutos.


Podem polvilhar com coco, mas eu confesso que estava curiosa em relação à combinação do maracujá com o leite de coco. Não fiquei desiludida: estes muffins ficaram saborosos e leves, com um sabor suave a maracujá :) 

Espero que gostem! :D

Tenham uma óptima Muffin Monday! :D