21 de outubro de 2013

Muffins de maracujá e leite de coco e uma reflexão sobre fotografia :)

People take pictures of the Summer,
Just in case someone thought they had missed it,
And to prove that it really existed.
Fathers take pictures of the mothers,
And the sisters take pictures of brothers,
Just to show that they love one another.

The Kinks


Quando eu criei o blog tinha uma Casio Exilim 12.1 e zero noções sobre fotografar comida. Isso reflectia-se bastante nos meus posts iniciais: as minhas fotos eram escuras, a minha comida parecia uma mistureba estranha com um aspecto esquisito, os meus pratos eram feios e os meus textos eram enormes e aborrecidos.

Seis meses depois fui para casa dos meus pais passar férias e comecei a usar a máquina fotográfica deles, uma Nikon D3100. E se notei a diferença! As minhas fotos ficavam claras e mais coloridas, os pratos ficavam com um aspecto delicioso e no geral conseguia imprimir nas minhas fotos uma profundidade que até então me era desconhecida.


Quando voltei para Lisboa todas as fotos que eu tirava com a minha Casio pareciam uma bela porcaria, e caí na maior crise existencial que este blog já conheceu. E foi então que conheci o Picasa.

O Picasa é um programa de edição de fotos bastante básico. Eu já trabalhei com o Photoshop e até trabalhei com o Lightroom (uma versão mais simples do Photoshop), mas confesso que é aos braços do meu Picasa que volto sempre. É um programa com as suas falhas e com as suas limitações, mas para mim é mais do que suficiente para deixar as minhas fotos com um aspecto mais claro, mais colorido e com mais realce.


No Natal os meus pais ofereceram-me uma Nikon D3100, e a minha auto-estima fotográfica subiu em flecha: juntamente com as capacidades recentemente adquiridas com o Picasa, senti que estava finalmente a avançar nos meus conhecimentos fotográficos.

Actualmente as expressões DSRL, composição, software de edição de fotografias, formato RAW, abertura do diafragma, velocidade do obturador, profundidade de campo, ISO, preenchimento de brancos, saturação e temperatura já não são chinesas para mim - de facto, são palavras bem presentes no meu dia-a-dia.


Continuo a ter um estilo muito próprio: gosto das minhas fotos com um aspecto muito 'clean', apenas com o prato branco e a comida em grande plano. Confesso que não sou muito de paninhos nem colherzinhas, mas não digo desta água não beberei - afinal, aposto que nunca acreditaria se há um ano atrás me dissessem que iria investir num tripé! :D

Para quem está desse lado e quer aprender mais sobre fotografia, pessoalmente recomendo este post do blog 'Sally's Baking Addiction'. Se tiverem curiosidade sobre o tema estou completamente disponível para falar sobre isso - enviem-me um mail ou uma mensagem para o Facebook do blog, e prometo que partilho tudo o que sei :)


Hoje olho para as minhas fotos com muito orgulho. Porque reflectem as receitas que testo e aprovo, porque reflectem o tempo que gasto a fotografar e a analisar as fotografias e porque, finalmente, sinto que reflectem a qualidade dos pratos que vos mostro. E prometo que vou continuar a crescer, até que vos faça querer morder o ecrã do computador :D


Muffins de maracujá e leite de coco
(Também tenho uma receita de muffins de maracujá e coco aqui)

Ingredientes (para doze muffins):

* 280g de farinha de trigo;
* Uma colher e meia de chá de fermento;
* Meia colher de chá de bicarbonato de sódio;
* Uma pitada de sal;
* Um ovo;
* 100g de açúcar;
* 80ml de óleo;
* 210ml de polpa de maracujá coada (sem sementes);
* 60ml de leite de coco light.

Confecção:

* Juntar a farinha, o fermento, o bicarbonato de sódio e o sal;

* Noutra tigela bater o ovo com um garfo e juntar o açúcar, o óleo, a polpa de maracujá e o leite de coco, batendo bem entre cada ingrediente;

* Juntar a mistura líquida aos ingredientes secos e misturar com uma colher de sopa apenas até os ingredientes ficarem ligados;

* Colocar em forminhas para muffins e levar ao forno pré-aquecido a 200º durante vinte minutos.


Podem polvilhar com coco, mas eu confesso que estava curiosa em relação à combinação do maracujá com o leite de coco. Não fiquei desiludida: estes muffins ficaram saborosos e leves, com um sabor suave a maracujá :) 

Espero que gostem! :D

Tenham uma óptima Muffin Monday! :D

10 comentários:

  1. As tuas fotos deixam sempre os teus pratos com ótimo aspeto (ou vice-versa)! Sem dúvida que uma boa máquina ajuda, e o picasa também é um bom amigo :)
    Ai esses muffins!! :) Beijinhos

    ResponderEliminar
  2. Engraçado, eu não me consigo entender com o Picasa! Tb ando a tentar melhorar a nível de foto e tb tinha uma casio Exilim. Actualmente tenho uma sony Nex 3 e de facto só pela mudança notei a diferença!
    Mas o programa ajuda imenso a tornar a foto mais clara e bonitinhas, eu ando a dar uns toque nas minhas, coisa que nem imaginava fazer!! Até as luzes da cozinha já troquei... lolol o que fazemos pelas fotos dos nossos blogs :)
    Claro que ajudava conseguir tirar fotos com luz do dia, mas o tempo ao almoço não me permite esmerar na cozinha e tirar fotos, temos de fazer o que conseguimos com as condições que temos né?!!! Temos de trocar umas informações, a ver se me ajudas a melhorar tb:)
    Bem, conversas à parte esses muffins estão super apetitosos :)
    beijinhos

    ResponderEliminar
  3. É sempre bom evoluirmos e aposto que ainda te vou ver a por paninhos e colheres... Oh se vou! beijocas

    ResponderEliminar
  4. Como te percebo! As minhas fotos iniciais eram do horror, mas gosto muito de olhar para elas com olhar critico e perceber onde estava a falhar: é um ensinamento enorme. Sempre achei que tirava boas fotos, até ao dia em que comecei a fotografar a comida e aí sim, percebi que era muito, muito limitada! Com tempo, fui lendo sobre o assunto, pesquisando blogues que davam dicas e neste momento estou a frequentar o curso de fotografia digital do IPF, que era uma coisa que eu já queria fazer há muito, mesmo quando não tinha o blogue.

    Quanto aos acessórios, um dia ainda te vais apaixonar pela parte do decor :D

    ResponderEliminar
  5. Também uso o Picasa.
    Mas o que eu gostava mesmo era de ter um workshop de fotografia direccionado para "comida". Se souberes de algum avisa :-)
    Entretanto levo um muffin :-)

    ResponderEliminar
  6. Passei pelo mesmo....Eu ainda ando a tentar descobrir o meu estilo, acho que depende da minha vontade ou do que me apeteça nesse dia, sejam panos e colheres, sejam somente o prato, sejam de perto ou afastado...
    Ainda quero fazer um curso para poder crescer e poder pegar numa máquina e brincar com ela e conseguir tirar partido de tudo o que ela me puder dar!
    Agora quanto ás tuas fotos, sim estão mesmo muito melhores, mas eu acho engraçado ver a evolução de um blog, desde as suas fotos menos boas até começar se a notar uma vontade de mostrar mais e melhor!
    E posso te garantir que muitas vezes já me deu vontade de trincar o ecrán...
    Bjoka
    Rita

    ResponderEliminar
  7. Eu adorava ter uma máquina boa (SLR ou uma mirroless, agora muito em voga) e fazer um curso de fotografia. Confesso que alguns desses termos me são familiares, mas outros são chineses. Quem sabe um dia...
    Quanto ao Picasa, também já utilizei esse programa, mas por agora tenho usado o Photoscape e gosto :)
    Beijinho

    ResponderEliminar
  8. Joana, querida, esses muffins estão com tão, tão, bom ar! Adoro os sabores, devem ficar uma delícia!
    Beijinhos e boa semana

    ResponderEliminar
  9. O drama das fotos... adorava conseguir tirar fotos como deve ser, que transmitissem o quão bom às vezes é um determinado prato, mas para além da minha sensibilidade estética estar ali a roçar o nulo, a minha máquina é daquelas manhosas, não sei usar nenhum programa de fotografia, a minha cozinha só têm uma janela e, pior de tudo, um candeeiro enorme daqueles horrorosos de lâmpadas fluorescentes!
    As tuas fotos estão sempre lindas, estes muffins por exemplo dão mesmo vontade de esticar o braço e pegar num!

    ResponderEliminar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...r: 0" />