14 de outubro de 2013

Death By Chocolate Muffins para ele :D

E tu que sabes tanto de mim,
Tu que sentes quem eu sou.
Dá-me o teu corpo como ponte que me salve
Do que o medo fechou.

Tu que sabes tanto do sol,
És uma espécie de outra margem de mim.
Olha-me dentro como chão que me agarre.

Mafalda Veiga


Ele.
O sorriso dele, as piadas dele, o cheiro do pescoço dele.
A almofada dele, onde me abraço sempre que ele sai mais cedo da cama.

O abraço forte dele, que faz tudo ficar melhor.
O ar paternalista dele sempre que me tenta dar conselhos (e o ar chocado dele quando eu os ignoro).
A cara chateada dele quando eu lhe chamo peixe morto.


Aquele puxão suave da minha mão, que ele faz sempre que eu começo a tirar fotografias a tudo.
A forma como ele me rodeia com os braços quando é a minha vez de lavar a louça.
A comida dele.
Os ombros fortes dele.


A forma como ele resmunga quando eu demoro a sair de casa.
O pão que ele traz todos os dias da padaria.
As mensagens de boa noite que ele manda quando vou a casa dos meus pais.
A forma como ele encontra sempre aquela falha óbvia do meu plano, que eu não vi antes porque estava demasiado histérica para me preocupar com detalhes.


O ar teimoso dele, que só me dá vontade de lhe arrancar a cabeça.
Os olhos claros dele quando acordamos.
A voz dele enquanto me lê a história da China, da Índia ou de África.
As mãos dele enquanto conduz, toca piano ou toca guitarra.

A gargalhada dele.
Os miminhos dele.
Ele.
Todo ele.


Por ele, para ele, muffins de chocolate. Porque ele gosta de chocolate, e eu nunca lhe faço a vontade. Porque ele é a cobaia de todas as minhas comidinhas, mesmo quando não sabe disso. Porque ele merece o melhor, e estes são simplesmente os melhores muffins de chocolate que eu já comi.


Death By Chocolate Muffins (receita adaptada do blog 'Sally's Baking Adiction')

Ingredientes (para seis muffins):

* 60 ml de leite;
* Uma colher de chá de vinagre ou sumo de limão;
* Quatro colheres de sopa de óleo vegetal (ou manteiga);
* 30g de chocolate de culinária (usei Pantagruel com 70% de cacau);
* Quatro colheres de sopa de cacau magro em pó sem açúcar;
* Seis colheres de sopa de farinha sem fermento;
* Um terço de colher de chá de bicarbonato de sódio;
* Meia colher de chá de fermento em pó;
* 50g de pepitas de chocolate (usei da Vahiné);
* Uma pitada de sal;
* Um ovo;
* Quatro colheres de sopa de açúcar amarelo;
* Duas colheres de sopa de açúcar branco;
* Meia colher de chá de essência de baunilha.

Confecção:

* Misturar o leite com o vinagre e deixar actuar durante cinco minutos (para formar buttermilk);

* Derreter chocolate e o óleo vegetal no micro-ondas (verificando e mexendo de vinte em vinte segundos);

* Deixar arrefecer ligeiramente;

* Numa tigela média juntar o cacau em pó, a farinha, o bicarbonato de sódio, o fermento, o sal e as pepitas de chocolate e misturar bem;

* Numa tigela grande bater o ovo com o açúcar amarelo e o açúcar branco até ficar um creme claro e espumoso;

* Juntar a essência de baunilha;

* Juntar a mistura de chocolate e óleo e bater bem até ficar uma mistura homogénea;

* Misturar metade da mistura de farinha, metade do buttermilk, a metade restante da farinha e a metade restante do buttermilk;

* Misturar suavemente apenas até os ingredientes ficarem ligados - não misturar demasiado!;

* Dividir a massa entre seis forminhas de muffins e levar ao forno pré-aquecido a 180º durante dezoito minutos.



Muffins com chocolate derretido, cacau em pó e pepitas só podiam dar bom resultado cá em casa, e o facto é que o Pedro amou a surpresa :) Mesmo não sendo eu a maior fã de chocolate de sempre confesso que me rendi a estes muffins intensos, húmidos e extremamente deliciosos. Experimentem, a sério! :D


Estes muffins fizeram tanto sucesso cá em casa que decidi fazê-los para a minha primeira aventura culinária na Casa do Gil :) Logo à tarde mostro-vos tudo! :D

Tenham uma óptima semana! :D

17 comentários:

  1. Joana,
    Além da bonita declaração de amor e do brilho que vejo nos teus olhos enquanto escreves este post (imagino aquilo que as tuas palavras transmitem), tenho a ressaltar a maravilha que são estes muffins, lindos de morrer, tentadores...que bom aspecto! Receita imediatamente anotada no meu caderno para fazer (disse-te que fiz as intensamente cítricas lemon bars?).

    Ele decerto vai adorar mais esta surpresa ;)

    Beijinhos,
    Aida

    ResponderEliminar
  2. Aii que esses muffins devem ser maravilhosos!!! :)

    ResponderEliminar
  3. Que bons!!!Conquistam à primeira vista!!!
    Bjoka
    Rita

    ResponderEliminar
  4. Que tentação Joana!
    Beijinhos,
    http://sudelicia.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  5. Adoro muffins e os teus ficaram com um aspeto delicioso!
    Bjs
    http://colherdepauesaltoalto.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  6. já guardei nas receitas!! devem ser qualquer coisinha de deliciosos!!!

    ResponderEliminar
  7. Bem... bem... oh meu Deus! Joana, estes muffins parecem brownies! Adorei, mesmo, irresistíveis!
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  8. Estão maravilhosos, Joana! E o Pedro deve estar babado, com a tua descrição :)
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  9. Uma morte por chocolate...parece-me uma "boa morte" :D

    Ficaram absolutamente lindo e deliciosos!

    _____________________
    aculpaedasbolachas.com

    ResponderEliminar
  10. Ficaram tão lindos :)...
    Adorei !!!
    beijinhos

    ResponderEliminar
  11. Olá Joana! Queria fazer nesta receita amanha mas não estou a percebe-la bem...nomeadamente a parte do "Misturar metade da mistura de farinha, metade do buttermilk, a metade restante da farinha e a metade restante do buttermilk". Isto não é o mesmo que misturar tudo e pronto? E estou a misturar isto com o quê, com a junção prévia de ovo\acucar +baunilha +chocolate é isso? Desculpa a
    lentidão! Beijinhos!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É o mesmo que misturar tudo sim, mas é por parcelas. Primeiro a farinha, depois o buttermilk, depois novamente a farinha e depois novamente o buttermilk :) Misturas devagar, no fundo :) E sim, é com a junção prévia de ovo e açúcar :)

      Beijinhos e boa sorte :D Depois quero saber como é que correu :D

      Eliminar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...r: 0" />