29 de outubro de 2013

Almôndegas de peru gratinadas para um dia de trovoada :D

I simply must go...
(But baby it's cold outside!)
The answer is no...
(But baby it's cold outside!)
This welcome has been so nice and warm... 
(Look out the window at that storm!)

Ray Charles e Betty Carter


A trovoada acordou-nos de manhã: primeiro um, depois outro, ouviram-se dois trovões tão ensurdecedores que nos fizeram saltar na cama.

Pessoalmente depois dos primeiros milésimos de segundo de barulho fiquei a achar que aquilo não podia ser um trovão, e que devíamos estar a ser atacados com bombas nucleares. Mas depois lá me rendi às evidências: aquele som longo e barulhento era mesmo um trovão, provavelmente o maior que já ouvi na vida.

Sorri. Toda a gente sabe o quanto eu adoro o Inverno.


Estava a chover imenso quando finalmente nos levantámos, umas boas horas depois. O Pedro decidiu não ir à padaria, e por isso descongelei um muffin e comi-o ainda quentinho acompanhado por uma deliciosa caneca de chá verde.

A manhã foi passada na preguiça do estudo. Quando a hora do almoço chegou estávamos sentados no sofá, ainda de pijama, a partilhar a minha mantinha azul. A chuva continuava a bater na janela, e lá fora o tempo estava feio e sombrio.

Sorri. Toda a gente sabe o quanto eu adoro o Inverno.


O Pedro resmungou que era para ele um mistério como é que eu ficava tão contente com aquele tempo, quando o natural era toda a gente (incluindo ele!) ficar mais rezingona e deprimida. Mas a verdade é que há algo no Inverno que me faz feliz, e essa é uma das razões pelas quais gostava de um dia viver num país nórdico (se se mantiverem por aí, daqui a seis anos planeio realizar este meu sonho!).


Levantei-me do sofá, decidida a tirar o Pedro daquela melancolia. E assim surgiram estas almôndegas gratinadas, um belo exemplo da comidinha reconfortante, deliciosa e saudável com que podemos encher a barriga nas estações mais frias :D


Almôndegas de peru gratinadas

Ingredientes (para quatro almôndegas):

* 150g de peito de peru picado;
* Meia cebola picada;
* Dois dentes de alho picados;
* Meia colher de chá de pimentão-doce;
* Meia colher de chá de paprika;
* Meia colher de chá de salsa picada;
* Uma pitada de sal;
* Uma pitada de piri-piri;
* Um fio de azeite;
* Uma lata de tomate inteiro pelado;
* Meio copo de vinho branco;
* 100g de queijo mozzarella ralado.

Confecção:

* Juntar o peito de peru picado, a cebola picada, o alho picado, o pimentão-doce, a paprika, a salsa picada, o sal e o piri-piri;

* Misturar bem e formar bolinhas com as mãos;

* Untar as almôndegas com azeite e colocar num tabuleiro ou numa panela que possa ir ao forno;

* Cobrir com o tomate pelado e com o vinho branco;

* Levar ao forno pré-aquecido a 190º durante cerca de quinze minutos;

* Polvihar com o queijo ralado e levar novamente ao forno durante cerca de dez minutos;

* Servir com esparguete.


Cá em casa esta foi uma refeição muito apreciada :D Espero que gostem também! :D 

Até amanhã :D

13 comentários:

  1. Ficaram fantásticas, gosto muito e tb não gosto muito de trovoada, fico apreensiva!
    Kiss, Susana
    Nota: Ver o passatempo a decorrer no meu blog:
    http://tertuliadasusy.blogspot.pt/2013/10/dia-um-na-cozinha-e-escolha-do.html

    ResponderEliminar
  2. Cá em casa também gostamos muito de almondegas. Adorei a ideia do queijo ralado por cima! Na 5a feira é o que vou fazer para o jantar de halloween, apenas com uma coisa diferente das tuas. Mas isso fica para 5a feira ahaha
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  3. Olá Joana,
    pois eu também consigo encontrar encantos nos dias de chuva e o que mais gosto é o de ficar na cama ou no sofá é tão bom.
    Pois eu detesto quando está a trovejar e ainda este ano fui acordada por um clarão tão forte e um barulho enorme pensei o mesmo que tu:)
    Ficaram deliciosas e com tão bom aspecto aquele molho todo deve ser um tentação, uma maravilha.

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  4. Estas almôndegas sabem bem com qualquer tempo e em qualquer altura do ano, mas com o barulho da trovoada devem ser muito reconfortantes.

    ResponderEliminar
  5. Uma sugestão bem saborosa e bem prática de fazer :)

    Se puder ficar em casa, também adoro esses dias!! :)

    ResponderEliminar
  6. Que maravilha!!! Fiquei com àgua na boca!
    Beijinhos
    http://sudelicia.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  7. Que engraçado, ontem publicaste uma receita para que eu tinha estado a olhar (e que tinha guardado) há dois dias, e hoje fizeste a última receita (almôndegas de peru) que eu fiz :P têm muito bom aspecto! (Mas os muffins mais...;) )
    Acho que o teu texto é o conjunto de tudo o que eu acho extremamente confortável - estar em casa, frio, chuva, barulho de tempestade, muffin quente :D, sofá + manta quentinha, chinelos, acordar ao som da chuva e adormecer outra vez, a preguiça de um dia de pijama (adoro tomar o pequeno almoço e fazer coisas de pijama no inverno!)... Só faltava dizeres que o chá verde estava fumegante para estar completo ;) Até fazes estudar parecer confortável (eu sei que já usei esta palavra imensas vezes, mas é o sentimento principal no inverno!). Por acaso já tinha pensado que até era, na teoria, agradável - chá quente, livros e frio lá fora. Mas normalmente não acho assim tanta piada! :)
    Boa semana!
    Alexandra

    ResponderEliminar
  8. Ai que aspecto divinal, minha linda...

    ResponderEliminar
  9. Tem bom aspecto! Também gosto do Inverno mas nunca viveria num país nórdico, sou alérgica ao frio (?) e apesar de gostar do inverno tem mesmo de ser dentro de casa para não inchar nem parecer um bicho! Mas é disso mesmo que gosto, estar em casa e ver chover sentada à lareira a comer qualquer coisa boa e quente!

    ResponderEliminar
  10. Estou toda babada, que bom aspeto e parecem ser tão fáceis de fazer, tenho que experimentar um dia.
    Beijinhos.

    ResponderEliminar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...r: 0" />