13 de setembro de 2013

Muffins de queijo de cabra e um azar descomunal.

'Yo no creo em brujas, pero que las hay, las hay...'

Dom Quixote de La Mancha, Miguel de Cervantes


Há dias em que tudo corre mal. Há dias em que tudo descamba mesmo em frente dos nossos olhos, sem que possamos fazer nada para o impedir. Há dias em que resolver um problema que surge repentinamente não depende directamente da nossa vontade ou perícia.

Há dias em que estamos com massa crua de muffins já colocada dentro das formas de silicone quando percebemos que o forno está misteriosamente desligado. Há dias em que tentamos ligá-lo, só para perceber imediatamente que nem o forno nem o fogão se ligam. Há dias em que percebemos que ficámos sem luz em casa.


Se eu só vos pudesse transmitir duas coisas sobre a confecção de muffins seriam estas: nunca batam a massa (envolvam sempre o mínimo possível) e nunca misturem a massa se não a podem colocar imediatamente no forno. E no entanto ali estava eu: sem forno, sem luz e com um tabuleiro de massa crua na mão.

Como já tinha o forno pré-aquecido optei por colocar os muffins lá dentro e torcer para que tudo corresse bem. E depois tentei perceber o que se passava. Várias experiências, máquinas arrastadas e uma cozinha alagada depois o culpado foi encontrado: a máquina de lavar a louça, que provocou um curto-circuito na placa eléctrica. Problema (aparentemente) resolvido e luz de volta.


Os muffins não cresceram muito, mas ficaram  bastante saborosos e foram servidos como uma das entradas da festa de aniversário do meu irmão.

No fim tudo ficou bem, mas não conseguimos evitar pensar que há realmente dias em que tudo parece estar contra nós. Será culpa das bruxas? :D


Muffins de queijo de cabra (receita adaptada do livro 'Muffins - Fast and Fantastic')

Ingredientes (para doze muffins):

* 255g de farinha de trigo fina;
* Duas colheres de chá de fermento;
* Meia colher de chá de bicarbonato de sódio;
* Uma pitada de sal;
* Uma pitada de manjericão;
* Duas colheres de chá de mistura de especiarias italianas;
* 150g de queijo de cabra cortado em cubos pequenos;
* Um ovo;
* Duas colheres de sopa de açúcar;
* 120ml de iogurte natural;
* 180ml de leite;
* 90ml de óleo.

Confecção:

 * Juntar a farinha, o fermento, o bicarbonato de sódio, o sal, o manjericão, as especiarias italianas e o queijo de cabra;

* Noutra tigela bater o ovo com um garfo e juntar o açúcar, o iogurte, o leite e o óleo, batendo bem entre cada ingrediente;

* Juntar a mistura líquida aos ingredientes secos e misturar com uma colher de sopa apenas até os ingredientes ficarem ligados;

* Colocar em forminhas para muffins e levar ao forno pré-aquecido a 200º durante vinte minutos.


Tenham um óptimo fim-de-semana :D 

10 comentários:

  1. Apesar de tudo ficaram mt bonitos.
    Eu esta semana tb se avariou o carro e o computador queimou por causa doe um curto circuito cá também... são as estas da vila e sabe-se lá como está a luz a ir e vir. Lol. Beijinhos

    ResponderEliminar
  2. No final eles lá se cozeram e isso é que importam. E ficaram certamente deliciosos :)
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  3. É verdade, existem dias em que tudo corre mal...
    Esses muffins devem ser deliciosos :)

    beijinhos :)

    ResponderEliminar
  4. Apesar de tantas chatices com o forno os muffins ficaram maravilhosos :)
    Estão lindos!
    E que belas forminhas :) São mesmo giras!
    Um beijinho

    ResponderEliminar
  5. Quem vê esses muffins nem acredita que tiveram tantos percalços!
    Beijinhos
    http://sudelicia.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  6. Acho que já todos nós tivemos algum azar na cozinha, mas apesar disso ficaram com óptimo aspecto!

    Beijinhos e bom fim-de-semana*

    ResponderEliminar
  7. Estes vou experimentar com certeza!! Devem ser mará!! (como diz uma amiga minha brasileira)

    ResponderEliminar
  8. Olá! Sigo o teu blog há relativamente pouco tempo e até já experimentei algumas das tuas receitas... Antes de mais obrigada por as publicares e tornares os meus dias um pouco mais docinhos =) (estou viciada nas tuas "melhores bolachas com pepitas de chocolate de sempre")

    Depois, parabéns pelo casamento.... É uma das melhores coisas da vida (mesmo com os seus altos e baixos) e quem fala mal dele está a desvalorizá-lo exponencialmente... Como as melhores coisas da vida... Dá luta... mas é bom...

    Mas falando de coisas também doces.... Em relação aos muffins que costumas fazer mais ou menos quantos dias é que eles duram fofinhos e comestíveis?

    Obrigada!!

    ResponderEliminar
  9. Olá! Sigo o teu blog há relativamente pouco tempo e até já experimentei algumas das tuas receitas... Antes de mais obrigada por as publicares e tornares os meus dias um pouco mais docinhos =) (estou viciada nas tuas "melhores bolachas com pepitas de chocolate de sempre")

    Depois, parabéns pelo casamento.... É uma das melhores coisas da vida (mesmo com os seus altos e baixos) e quem fala mal dele está a desvalorizá-lo exponencialmente... Como as melhores coisas da vida... Dá luta... mas é bom...

    Mas falando de coisas também doces.... Em relação aos muffins que costumas fazer mais ou menos quantos dias é que eles duram fofinhos e comestíveis?

    Obrigada!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá :D

      Antes de mais muito obrigada pelo teu comentário! Adoro receber comentários de pessoas novas que gostam de me ler :)

      Que receitas minhas é que já experimentaste? Gostaste? Eu gosto de receber críticas construtivas ;)

      Realmente as melhores bolachas com pepitas de chocolate de sempre são mesmo viciantes. Na altura levei-as para Edimburgo e começaram a voar tão depressa que nós tivemos que racioná-las, cada um só comia duas por dia! ;)

      Pela minha experiência, os muffins cá em casa duram uns três dias. Não te sei dizer se é possível que durem mais, porque normalmente nessa altura já estão todos comidos (cá para casa faço só seis, para ser mais prático)! :P É claro que vão perdendo alguma da sua 'fofura' inicial, e no terceiro dia já não estão tão bons - já pensei em congelá-los, mas ainda não testei isso. Eu diria que duram uns dois, três dias :)

      Beijinhos e bom fim-de-semana! :)

      Eliminar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...r: 0" />