When you were young,
And your heart was an open book...
You used to say, 'Live and let live'.
But if this ever-changing world in which we live in,
Makes you give in and cry...
Say live and let die.
Guns N' Roses (Paul McCartney)
Quando eu andava no secundário coleccionava artigos do Público sobre as descobertas científicas feitas por investigadores portugueses. Mais do que o meu amor pelas pessoas, confesso que foi o meu amor pela ciência que me fez candidatar-me ao curso de Medicina: eu ambicionava tornar-me investigadora e ter uma carreira académica de sucesso.
Não sei ao certo o que aconteceu, mas de repente a pessoa que queria concentrar-se na carreira, empenhar-se na investigação, dar 200% de si e só casar e ter filhos aos 35 anos desapareceu.
Eu mudei. Percebi que o trabalho é uma parte importante da nossa vida, mas não a mais importante. Tornei-me na pessoa que vai casar, e que quer ter uma casa cheia de crianças. Hoje sou a que sorri de felicidade sempre que pensa em todas as fornadas de muffins que vou poder partilhar com a minha família.
As pessoas mudam, e os seus objectivos mudam com elas.
Hoje quero ter uma casa com um quintal onde possa montar um baloiço para as crianças e pendurar uma rede entre as árvores. Hoje quero viver num sítio relativamente pequeno. Hoje quero ser psiquiatra, e poder verdadeiramente ajudar as pessoas exercendo simultaneamente algo pelo qual sou apaixonada.
Hoje descobri onde pertenço.
Por outro lado, ainda não descobri bem qual é a minha relação com o tofu: às vezes adoro-o (o tofu à alentejana do meu pai é de comer e chorar por mais!), outras detesto-o e outras é-me absolutamente indiferente. Esta não foi uma experiência particularmente interessante, mas também não ficou nada má :)
Pode ser que um dia a minha opinião mude e eu volte a gostar imenso de tofu. Mas até esse dia chegar vou continuar a sonhar com muffins, baloiços, redes, chás fumegantes e dias de trabalho felizes :D
Bolinhos de tofu e azeitona no forno (receita adaptada do blog 'Frango do Campo')
Ingredientes (para seis bolinhos):
* 200g de tofu;
* Meia cebola picada;
* Três dentes de alho;
* Um punhado de azeitonas descaroçadas;
* Uma colher de chá de chá de especiarias italianas;
* Salsa picada q.b.;
* Uma pitada de sal;
* Pão ralado com ervas q.b.;
* Um fio de azeite.
Confecção:
* Juntar o tofu, a cebola, os dentes de alho, as azeitonas e a salsa picada e picar bem na picadora;
* Misturar as especiarias italianas e o sal;
* Juntar pão ralado aos poucos, até ficar uma massa mais ou menos consistente;
* Formar bolinhas e colocar num tabuleiro, pincelando com um fio de azeite;
* Levar ao forno pré-aquecido a 190º durante trinta minutos.
Até amanhã! :D