5 de julho de 2013

Bolo Brigadeirão para um jantar especial :)

Tonight, we are young!
So let's set the world on fire!
We can burn brighter than the sun!

Fun


Na semana passada eu e o Pedro tivemos o privilégio de sermos convidados para o jantar anual na casa da Costa da Caparica da Ana, uma das terapeutas ocupacionais do Hospital de Dia (onde estagiei duas vezes durante o sexto ano).

A casa era mesmo em frente ao mar :D
Eu voluntariei-me para fazer uma sobremesa, e como a Ana (uma das alunas de terapia ocupacional) fazia anos fiquei de levar um bolo de aniversário. Perguntei à Ana que bolo preferia, e logo ela perguntou 'sabes fazer aqueles bolos com bonequinhos?'. Face à minha resposta negativa, rematou um 'então pode ser um bolo brigadeiro!' :)


À última da hora a Ana não conseguiu vir ao jantar (foi o dia da greve geral), mas como já tinha os ingredientes em casa optei por fazer o dito bolo.

E assim surgiu este bolo brigadeiro, feito com muito carinho para um jantar especial. Divertimo-nos à brava, rimos imenso, partilhámos histórias, tirámos fotografias parvas, enchemos a barriguinha de arroz de peixe e camarão e de sangria, cantámos imensas músicas no karaoke e por fim abrimos o meu bolo, que reuniu opiniões muito positivas.

Eu nem gosto de sangria, mas esta estava divinal! :D 

O jantar :)
Diverti-me imenso no jantar, e confesso que tive muita pena quando chegou a hora de ir embora.

Até à próxima, pessoas loucas do Hospital de Dia :D


Bolo Brigadeirão (receita adaptada do site 'Sabor Intenso')

Ingredientes:

* 200g de chocolate com 70% de cacau;
* 100g de manteiga;
* Cinco ovos separados;
* 150g de açúcar branco;
* 100g de açúcar mascavado;
* 200g de farinha;
* 200ml de leite;
* Uma colher de chá de fermento em pó;
* Uma pitada de sal fino;
* Duas latas de leite condensado;
* Duas latas (de leite condensado) de leite;
* 65g de chocolate em pó;
* 60g de cacau em pó;
* Duas colheres de sopa de manteiga;
* Pepitas de chocolate q.b.

Confecção:

* Derreter o chocolate e a manteiga no micro-ondas, mexendo de vinte em vinte segundos;

* Numa tigela juntar as gemas, o açúcar branco e o açúcar mascavado e bater bem até ficar um creme claro e espesso;

* Adicionar o chocolate derretido, continuando a bater;

* Juntar alternadamente o leite, a farinha e o fermento;

* Bater as claras em castelo com uma pitada de sal fino e envolver com cuidado na massa do bolo;

* Verter a massa para uma forma untada e levar ao forno pré-aquecido a 170º durante cinquenta minutos (o meu ficou com o centro um pouco húmido, se quiserem o bolo mais seco podem deixar no forno durante uma hora);

* Desenformar o bolo e abrir ao meio, deixando arrefecer as duas metades;

* Juntar as latas de leite condensado, o chocolate em pó, o cacau em pó, o leite e a manteiga;

* Aquecer em lume brando, mexendo sempre até engrossar e começar a fazer estrada (isto demorou-me cerca de 45 minutos!);

* Deixar arrefecer e rechear o bolo com metade do creme;

* Cobrir com a metade restante do creme e polvilhar com as pepitas de chocolate.

  

Pessoalmente não gostei muito do bolo - se fosse um bolinho de limão ou laranja podem crer que estava aqui a fazer imensa publicidade, mas como era 'só' um bolo de chocolate não me deixou particularmente fascinada. Mas quem provou gostou e gabou bastante, por isso se gostarem de bolo brigadeiro recomendo que experimentem esta receita :D 


Tenham um óptimo fim-de-semana :D

32 comentários:

  1. Ai Joana que ainda são 9 e 30 da manhã e já deste cabo da minha dieta! Focus: I´m on diet! I´m on diet! I´m on diet! (inspira, expira, inspira, expira)

    ResponderEliminar
  2. Jantar perfeito! Só essa sangria e o bolo bastam para me fazer feliz ;)

    ResponderEliminar
  3. Olá joana, adoro esse bolo, ficou lindo!
    Bjs

    ResponderEliminar
  4. Adoro bolo brigadeiro!!! Sou tão gulooooosa !!!!
    O teu ficou tãoooo apetitoso:)
    Beijinho grande!

    ResponderEliminar
  5. Mas que bom aspecto minha querida, um bolo deliciosos, e que bela jantarada...bjokitas

    ResponderEliminar
  6. Eu sei como é com o chocolate e não me importo nada. Podes gostar das frutas todas à vontade e partilhar muitos bolos destes "só" de chocolate comigo :D. Eu não me importo, vou adorar!

    Bolo brigadeiro é um dos meus bolos preferidos. Ainda não consegui fazê-lo com o sabor de um que provei numa pastelaria aqui da zona. É difícil encontrar a receita certa! Vou guardar esta para depois experimentar!

    **
    Aida

    ResponderEliminar
  7. É daqueles bolos que eu adorava provar mas se o fizesse cá em casa teria que o comer todos pois os homens não apreciam assim tanto o chocolate.
    O bolo ficou fantástico, o arroz tem um aspecto super delicioso.
    Foi com certeza uma noite bem passada
    bjs

    ResponderEliminar
  8. Esse jantar parece-me ter sido bem delicioso, especialmente a sobremesa^^
    Beijinho

    ResponderEliminar
  9. Olá, Joana!
    Acredito mesmo que o bolo devia estar divinal! Que aspecto fofinho e recheio cremoso!
    Bjs e bom fim de semana!

    ResponderEliminar
  10. Ai eu gosto tanto de bolo brigadeiro! Nos meus anos é sempre o que peço! :)
    Lanças logo assim duas bombas num só post: o "não apreciares por aí além chocolate" (o que já sabíamos, mas é sempre um sacrilégio assim escrito :p) e agora isto de "não gostares de sangria"... O que se há-de fazer contigo, Jo Xi?!!! ;D

    Beijinhos grandes

    ResponderEliminar
  11. O que vale (à dieta, entenda-se) é que a tecnologia ainda não evoluiu ao ponto de engordar com estes posts!! Mas já dá para babar... nham!
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  12. Olá, Joana!

    Já conheço o teu blogue há uns meses, e confesso... espreito-o todos os dias, é o meu guilty pleasure. Gosto muito do facto de complementares as tuas receitas com um bocadinho de ti... cada uma dessas receitas é um pouco da tua história, e essa partilha com os leitores faz com que cada um de nós se sinta mais próximo de ti.
    Posto isto, apesar de não te conhecer, tenho um desafio (que és livre de recusar, obviamente): Um bolo floresta negra! Sei que não és grande apreciadora de chocolate, but I'd like to see your take on an old classic.

    Parabéns pelo excelente blog e espero que aceites o "desafio"! :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá! :)

      Muito obrigada pelo comentário :D Fiquei muito feliz ao ler as tuas palavras :D

      Em relação ao bolo: é realmente um belo desafio! A minha questão nem é tanto com o chocolate (não é que eu não goste, simplesmente acho que há coisas melhores!) e muito menos com o chantilly/natas batidas (OH-MEU-DEUS quem não gosta de chantilly caseiro?) mas sim... Com as cerejas ;) É que eu não gosto mesmo de cerejas, muito menos daquelas em calda (que são as que leva o bolo!). Aliás, eu não gosto de fruta em calda nenhuma, acho que fica tão artificial...

      Tenho por isso duas hipóteses: ou substituo as cerejas (chocolate+chantilly+morangos é coisa para me deixar entusiasmada!) ou espero por uma boa altura para fazer o bolo e impingi-lo a apreciadores de cereja. Até tenho dois aniversários perto, mas a minha mãe deve querer um bolo com cobertura de amêndoa que costumamos comprar e para o meu irmão já me comprometi a fazer um bolo de chocolate com recheio de Ferrero Rocher e cobertura de Nutella.

      Mas vou manter a ideia em mente se surgir a oportunidade ;)

      Obrigada pelo comentário e desculpa a resposta gigante ;)

      Eliminar
    2. Folgo muito em saber que gostaste das minhas palavras!

      Sim, penso que com os morangos ficaria muito bom e seria uma alternativa ao clássico! Quer faças realmente o bolo ou não, o facto de teres ponderado acerca do meu desafio e teres tido a consideração de me responder (já agora, gosto de respostas grandes, é sinal que a pessoa realmente teve gosto e se preocupou com a resposta a dar) já me sabe muito bem, por isso quem tem de agradecer sou eu. :)

      Eliminar
  13. Olá Joana,
    gosto muito de chocolate mas bolo brigadeiro não está no topo das minhas preferências, mas este parece ser bem guloso, e ficou bem bonito.

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  14. Eu adoro bolo brigadeirão, não resisto! É daqueles que me hipnotiza e chama por mim :)
    Mas se fosse de limão também estaria a babar :)
    Ficou fantástico!!

    Beijinhos*

    ResponderEliminar
  15. Joana,
    está fabuloso este teu bolo!!
    Adoro o exterior e essa fatia está mesmo a pedir para vir até mim :)
    Jantares assim são sempre animados!
    Um beijinho.

    ResponderEliminar
  16. Que pena a Ana não ter ido.. tenho a certeza que iria adorar o bolo!
    Beijinhos
    http://sudelicia.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  17. Nunca experimentaste fazer misturas de cereais no forno? Não é relacionado com este post, mas é melhor do que os cereais processados, e podes por basicamente todas as gorduras saudáveis que quiseres... Podes pôr, aveia, centeio, sementes de sésamo, sementes de papoila, sementes de girassol, farelo de trigo, germen de trigo, amendoins, linhaça moída, nozes, amendoas, avelãs... E é muito útil, dá para por em qualquer coisa...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Já experimentei sim ;) Já fiz algumas vezes granola caseira com flocos de trigo, milho, aveia, centeio, cevada e com sementes de sésamo, coco, nozes, amêndoas... Já há algum tempo que não faço por acaso, ultimamente tenho encontrado flocos sem açúcar e acabo por comê-los simples com o iogurte. Mas é uma óptima ideia, até porque a minha prateleira dos cereais parece uma feira e já precisava de os gastar ;) Há uns tempos até comprei banana seca para fazer granola, mas a embalagem continua intacta, que vergonha ;)

      Obrigada pela sugestão :D

      Eliminar
  18. Confesso que adoro bolo de chocolate mas brigadeiro não gosto muito, mas o teu parece delicioso, tem um aspeto fofo, húmido hummmmmm comia já uma fatia (=
    Beijoca joaninha e bom fim de semana*

    ResponderEliminar
  19. Adoro este bolo! :D

    Ficou uma maravilha! Oh pah, não há condições...apetecia já uma ganda fatia!*

    ResponderEliminar
  20. Vou-te ser sincera Joaninha: nunca comi bolo brigadeirão! É demais para mim!
    ahaha

    Beijinhos ;)

    ResponderEliminar
  21. Eu adoro este bolo. Comia agora uma fatia! Que bom aspeto :)
    Bom fim de semana! Beijinhos

    ResponderEliminar
  22. Eu como adoro chocolate, adoro esse bolo, mesmo que afinal de contas...não tenha assim tanto!

    O melhor das nossas receitas é a partilha, e estes momentos especiais com as pessoas que gostamos :)

    É normal que não te quisesses vir embora, boa companhia, e boa comida, não há que querer nem pedir melhor :)

    ResponderEliminar
  23. Isso é o que chamo de um doce pecado :) adoro esses bolos bem gulosos e ao contrário de ti, não me importo nada que seja "só" de chocolate :)
    Bjns
    Isabel

    ResponderEliminar
  24. Olá Joana,
    Esse bolo fez as minhas delicias gustativas mesmo só de olhar. Quem comeu deve ter ido ao céu e voltado, pois eu fiquei a sonhar com ele...
    Kiss, Susana
    Nota: Ver o passatempo a decorrer no meu blog:
    http://tertuliadasusy.blogspot.pt/2013/07/4-edicao-do-projeto-escolha-do.html

    ResponderEliminar
  25. Parabéns pelo blog.
    Publicas receitas fantásticas.
    Serviste-me de incentivo a criar também um blog.
    Iniciei com uma receita tua :)
    Fica o convite para visitares: janeladealcantara.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  26. O bolo brigadeirão foi feito e suuuper aprovado!! Ainda sobrou recheio/cobertura que deu para cobrir outro bolo (e tb pus em pipocas :p )

    ResponderEliminar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...r: 0" />