1 de junho de 2013

Senhor de Matosinhos 2013 :D

Hoje passei o início da tarde a passear por um dos meus eventos preferidos: o Senhor de Matosinhos :D 

Apresento-vos o melhor gelado de sempre! :D 
O Senhor de Matosinhos traz-me memórias de infância (e adolescência) tremendamente felizes: a tenda do Padre Grilo, os carrosséis com chávenas que rodavam, o carrossel do gelo, as pipocas com cores, os gelados de máquina, o cheiro a sardinhas assadas e a farturas, o som das músicas populares, as tendas que vendiam figuras do presépio, loiças de barro, cestas de palhinha e caixinhas com grilos e as tendas onde comprava brinquedos que faziam bolas de sabão, manjericos e pulseiras de tecido. 








Todos os anos vou ao Senhor de Matosinhos, e este não foi excepção. Matei saudades do pão com chouriço (que parece cada vez maior!), do cheiro das sardinhas assadas na brasa (não gosto de comê-las,  mas adoro cheirá-las!), do gelado de baunilha de máquina (sem dúvida o melhor gelado do mundo!), da igreja enfeitada com flores de todas as cores, da emoção de comprar senhas no Padre Grilo, das tendas coloridas e dos cheiros deliciosos dos mais variados docinhos.

Pão com chouriço feto em forno de lenha


Como sempre, foi fantástico. Comprei algumas coisinhas, enchi o coração e a alma de memórias felizes, conheci uma leitora do meu blog (que me reconheceu no meio da festa!) e tirei muitas fotos. 




Ganhámos um baralho de cartas, um sumo, um lápis, um porta-moedas, um balão e um mata-moscas :)

Imaginam o paraíso que isto era quando eu era criança? :D


Para caramelizar os frutos secos :D






O requinte do copo de chocolate é no mínimo caricato :D
Novas figuras para o presépio deste ano :D 
Os nossos bolinhos preferidos do Senhor de Matosinhos: bolinhos de coco recheados com marmelada :D
Para o ano há mais! :)

Tenham um bom fim-de-semana :D 

21 comentários:

  1. Nunca fui porque nunca calhou, mas gostava imenso, adoro esses ambientes (se bem que são óptimos
    e para gastar dinheiro!)

    ResponderEliminar
  2. woow, que espectáculo. deve ser brutal :)

    ResponderEliminar
  3. que maravilha!! vou lá amanhã :D

    http://justknowingmeknowingyou.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  4. Lembra-me a Feira de São Mateus em Viseu! :-)

    ResponderEliminar
  5. Quanta coisa boa... que saudades dessas feiras no Alentejo!
    Mas a saudade mesmo... vai para o gelado da primeira foto!

    Beijinhos
    Selene
    http://receitasdaselene.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  6. Esses gelados são qualquer coisa :p nhami

    ResponderEliminar
  7. Grande festa! Por acaso já estive em Matosinhos (zona Norteshopping), mas não em Senhor de Matosinhos. Saudades de algodão doce... Só provei uma vez na vida, era muito pequena ainda :) De resto, as loiças, sardinhas e tudo mais, assemelha-se ao São Pedro (Junho) e Nossa Senhora das Dores (Agosto) da Póvoa :p
    Beijinhos, Joana!

    ResponderEliminar
  8. Esses bolinhos de coco recheados com marmelada estão-me a fazer uma cobiça!!!

    ResponderEliminar
  9. Esses gelados são um máximo, lembram-me a minha infância na Nazaré, deixava-os cair montes de vezes, era uma tristeza :P

    ResponderEliminar
  10. Olá Joana!
    Eu também costumo ir, mas este ano ainda não fui... mas o que li e vi já me fez rir... pois revi-me em tudo o que escreveste, tudo...
    Obrigada pelas fotos e pelas boas recordações!
    bjinhos

    ResponderEliminar
  11. São maravilhosas estas festas, Joana. A tua reportagem fotográfica podia muito bem ser da feira dos Santos em Chaves, a que só teríamos de dar uns tons Outonais (acontece em Novembro) e o fumo das castanhas assadas. Eu adoro estas festas religiosas e as feiras que lhe estão associadas. Ah... e concordo que esses gelados de máquina são do melhor que há, só que os meus sabores de eleição são o chocolate e a baunilha.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  12. Oh, estive lá hoje mais ou menos a partir das 17h30... Por pouco ainda nos tínhamos encontrado :p

    Beijinhos
    Filipa

    ResponderEliminar
  13. Fui na semana passada ao Senhor de Matosinhos comer churros e passamos um frio horrível, mas é sempre divertido. Hoje depois de uma manhã inteira de ciências fomos espairecer um pouco à praia também em Matosinhos e comi um gelado igualzinho, estava mesmo a apetecer... O Senhor de Matosinhos é uma espécie de treino para o São João :) Beijo

    ResponderEliminar
  14. Fui na semana passada ao Senhor de Matosinhos comer churros e passamos um frio horrível, mas é sempre divertido. Hoje depois de uma manhã inteira de ciências fomos espairecer um pouco à praia também em Matosinhos e comi um gelado igualzinho, estava mesmo a apetecer... O Senhor de Matosinhos é uma espécie de treino para o São João :) Beijo

    ResponderEliminar
  15. Eu adorei especialmente as senhas do padre grilo!~
    lol

    ResponderEliminar
  16. Já tenho saudades de uma festa assim...Adoro esses ambientes e as tendinhas...
    Bjoka
    Rita

    ResponderEliminar
  17. Eu adoro esse tipo de festas mais populares! Tem mesmo espírito de bairro e do Portugal mais antigo (sou uma saudosista de tempos que não vivi :P).
    Eu acho que isso no copo de chocolate era ginginha, mas se uma pessoa acreditar muito, e com a pessoa certa ao lado, acho que o efeito é o mesmo. ;)

    Beijinhos e um óptimo resto de fim-de-semana!

    ResponderEliminar
  18. Nunca foi ao Senhor de Matosinhos, mas tenho pena. Parece bem divertido e passa-se na estação do "bom tempo".
    Na verdade, aqui em Chaves há uma festa muito semelhante no dia 1 de Novembro a que nos chamamos "Os santos", mas normalmente chove.

    Beijinhos e bom fim de semana,
    Aida

    ResponderEliminar
  19. Que post tão refrescante! Gostei muito :) Nunca fui ao Senhor de Matosinhos mas parece-me uma festa muito animada!
    Beijinhos,
    Inês

    ResponderEliminar
  20. Joana,
    adoro esse tipo de feira, adorei as fotos, tudo perfeito!

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  21. Olá Joana,

    Também estive na festa mas já foi há duas semanas e adorei, foi a primeira vez que fui, e adorei.
    Acho que não há criança que não se perca naquelas diversões todas e em tantos brinquedos, as figuras para o presépio são realmente bem interessantes:)
    Por acaso demos todos um sorriso ao ler o famoso nome do licor, mas ninguém provou acho que foi um erro, o copo em chocolate deve ser delicioso.

    Beijinhos

    ResponderEliminar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...r: 0" />