27 de junho de 2013

Muffins de banana e nozes e uma tríade de defeitos.

Não me deixe só,
Que eu saio na capoeira,
Sou perigosa, sou macumbeira!
Eu sou de paz, eu sou de bem mas...

Não me deixe só.
Eu tenho medo do escuro.
Eu tenho medo do inseguro,
Dos fantasmas da minha voz.

Vanessa da Mata


Eu conjugo em mim três defeitos muito estranhos e especialmente irritantes. 

Eu sou uma nazi da gramática. Sou aquela pessoa que numa conversa de amigos diz 'é o grama e não a grama' ou 'é tinha ganhado o jogo, e não tinha ganho o jogo'. Sou aquela que repara sempre nos erros ortográficos dos outros, e tem de se controlar para não os corrigir (às vezes sem sucesso, diga-se). 

Isto é incrivelmente irritante para quem me rodeia, eu sei. Mas eu não o faço por ser má, por gostar de criticar ou por me achar melhor do que os outros: simplesmente tenho uma sensibilidade muito particular para os erros.


Eu adoro deitar coisas fora. Divirto-me imenso a fazer arrumações e encaixotar tudo aquilo que não preciso para levar para associações, para a reciclagem ou simplesmente para o lixo. Tudo aquilo que não me lembro quem me ofereceu ou para que serve? Rua. Tudo aquilo que não uso há pelo menos seis meses? Rua. 

É claro que já tive situações muito constrangedoras em casa por causa disto. Onde está aquele parafuso que eu guardei não-sei-onde? A Joana pôs ao lixo. Onde está aquele caderno com apontamentos do ano passado que agora me iam fazer falta? A Joana pôs ao lixo. Onde está a carta de condução do Pedro? A Joana pôs ao lixo (em minha defesa, foi por engano!).


O último defeito da minha tríade é algo ainda mais particular: eu sou obcecada por críticas construtivas. Quando alguém prova a minha comida pergunto sempre 'há alguma coisa que eu possa melhorar?'. Quando acabo de apresentar algum trabalho pergunto sempre 'houve alguma coisa que me escapou?'.

Na verdade, e ao contrário do que parece acontecer com a esmagadora maioria das pessoas, eu gosto de críticas construtivas: fazem-me ter os pés bem assentes na terra e perceber que há sempre espaço para nos superarmos.


Estes muffins foram o exemplo de uma crítica construtiva que coloquei em prática: depois de provar os meus muffins de banana e aveia com pepitas de chocolate o Pedro comentou que não gostava muito da consistência da aveia. Assim sendo, decidi repetir a experiência, desta vez sem aveia e substituindo as pepitas de chocolate por nozes.

O resultado? Uns muffins deliciosos, intensos e com uma consistência perfeita.

Quem disse que os nossos defeitos não nos ajudam a melhorar? :D


Muffins de banana e nozes

Ingredientes (para doze muffins):

* 280g de farinha de trigo;
* Uma colher de chá de fermento;
* Uma colher de chá de bicarbonato de sódio;
* Uma pitada de sal;
* Três bananas esmagadas em puré;
* Um ovo batido;
* 100g de açúcar;
* 120ml de leite;
* 90ml de óleo;
* 60g de nozes picadas.

Confecção:

* Juntar a farinha, o fermento, o bicarbonato de sódio, o sal e as nozes picadas;

* Noutra tigela bater o ovo com um garfo e juntar o açúcar, as bananas esmagadas, o leite e o óleo, batendo bem entre cada ingrediente;

* Juntar a mistura líquida aos ingredientes secos e misturar com uma colher de sopa apenas até os ingredientes ficarem ligados;

* Colocar em forminhas para muffins e levar ao forno pré-aquecido a 200º durante vinte minutos.


Tendo em conta isto, tenho um pedido a fazer-vos: se já experimentaram alguma receita minha digam-me o que acharam, se gostaram ou não ou o que pode ser melhorado. Se não têm blog enviem-me um comentário anónimo, um mail ou uma mensagem para o facebook do blog - estejam à vontade :) 

Até amanhã :D

44 comentários:

  1. Tens uns defeitos muito estranhos :)
    Adorei esses muffins, bela critica o Pedro te fez! Adoro a mistura de banana com nozes.
    beijinhos e um bom dia :)

    ResponderEliminar
  2. Bom dia! Eu também sou uma nazi da gramática muaha :) Mas não costumo emendar as pessoas, só se me forem chegadas, porque tenho medo que levem a mal e achem que estou a armar-me em sabichona. Mas também não gosto que me emendem se digo "tinha ganhado" e dizem "não é ganhado, é ganho!"... Existem as duas formas do verbo, depende do auxiliar!! Pronto, já me acalmei... :P
    De resto, tenho bem mais que uma tríade de defeitos. :)
    Eu também acho que ia preferir o muffin de banana e nozes, pela consistência (e adoro os dois fruto conjugados). O Pedro leva uma vida bem difícil como "provador"... ;)

    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Por acaso podes "espetar" na cara dos teus amigos que é mesmo tinha ganhado, não ganho.

      Eliminar
    2. (ganho é com o verbo ser, com ter é mesmo ganhado)

      Eliminar
  3. Adorei a parte da carta de condução! eheh

    ResponderEliminar
  4. Tens uns defeitos engraçados, revi-me no das arrumação e deitar as cisas fora
    Que bonitos ficaram e a mistura dos 2 sabores deve ser deliciosa

    ResponderEliminar
  5. Olá Joana,
    a carta de condução para o lixo!:) ai essa é mesmo muito forte, mas em relação ao colocar tudo na rua eu sou assim, menos na roupa fico sempre na esperança que vou andar mas lá vem um dia que é só colocar em sacas.
    Quanto à gramática, sempre fui muito certinha e alertava as pessoas para o erro, aqui é muito usual dizer...vou ir a Viana..., eu dizia sempre se vais não precisas de ir!
    Mas a verdade é que desde que há as sms que fiquei muito mais pobre a nível de escrita, mas ando a tentar melhorar até por uma questão de trabalho.
    Estes muffins estão perfeitos com nozes e bananas é uma combinação fantástica, inclusive quando era mais nova o meu lanche era banana e nozes, agora é só banana e mais banana.
    A cor é tão fofa, gostei muito e ando com saudades de fazer muffins:)

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  6. Podia dizer que não considero qualquer uma dessas características um defeito, mas até isso penso que varia de pessoa para pessoa. Talvez eu pense assim por ser parecida (e bem parcial, pelos vistos :)!

    Também tens essa vontade quando se trata de comentários aqui no blog?
    Eu corrijo mais as pessoas que vivem comigo. "Não é «hádem» é «hão-de»; não é «pujos», é «pu-los» - esta sou eu.
    No entanto, e como nem eu estou isenta de me enganar, gosto que me corrijam.
    Por exemplo, como passo nos blogs a correr, já devo ter dado alguns erros, embora me esforce por rever o comentário antes de publicar.
    Acredito que podemos estar sempre a aprender, seja na gramática ou noutra área qualquer. Assim seremos melhores! :)

    A minha mãe diz que parto os cacos (aquilo que eu chamo às pequenas coisas que se acumulam nas mesinhas e lá ficam a criar pó e a ocupar espaço) de propósito para os poder deitar fora, mas o que acontece na verdade é que sou mesmo desastrada (não que não tivesse vontade de os deitar fora).

    É interessante ver como nos identificamos tanto com algumas pessoas, por vezes. Eu podia estar aqui todo o dia a falar sobre estas características, mas tudo se resume, por fim, aos teus muffins.
    Confesso que preferia que eles tivessem pepitas de chocolate, pois adoro a combinação com a banana. No entanto, também acredito nos teus novos muffins, não só porque tu acreditas, mas também porque intuitivamente acredito em nozes e bananas! :D

    Ainda não tive tempo de experimentar as lemon bars. Direi de minha justiça assim que as fizer!
    Ufa...quase que faço um comentário mais longo que o teu post...ahahahah


    Beijinho,
    Aida

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Gosto tanto dos teus comentários Aida :D

      Por acaso nos comentários no blog nunca corrijo os outros porque tenho medo de não ser bem recebida. Mas com as pessoas que conheço bem confesso que faço isso algumas vezes - aliás, a minha família já nem me pode ouvir a dizer 'é o grama!' ;)

      De vez em quando também dou alguns erros, ninguém é perfeito. Mas eu não me importo nada que os corrijam - só assim é que posso melhorar! Acho que ser abertamente corrigida é bem melhor do que todos pensarem que estou a dizer algo mal, mas ninguém dizer! ;)

      Eu tenho quase uma obsessão por deitar coisas fora. Sou como aqueles coleccionadores compulsivos, mas ao contrário :D Não gosto de ter as prateleiras muito cheias, nem de guardar coisas que sei que não vou usar. Isto é muito problemático porque o Pedro é exactamente o oposto, e adora guardar todas as coisinhas :D

      Podes substituir as nozes por pepitas de chocolate, aposto que fica bom na mesma :) E tens mesmo de fazer as lemon bars, são deliciosas! :D

      Beijinhos :D

      Eliminar
    2. De facto, concordo que não serias bem recebida. É melhor não! :D

      Bem, o Pedro que me perdoe a comparação (pode não gostar, por algum motivo), mas ele parece a minha mãe :).

      Dada a quantidade de laranjas que tenho em casa, até já pensei fazer umas orange bars, mas sei que tu continuarias a preferir as de limão!


      Um beijinho! :)

      Eliminar
  7. Uma crítica construtiva: tenho ganho também está certo, pode-se dizer das duas maneiras embora tenho ganhado seja a mais usada em termos de língua portuguesa. Por outro lado, acho que "pôs ao lixo" não existe, mas sim "pôs no lixo", e "a grama" é uma palavra, apesar de, talvez, não ser aquela a que te referes.
    Beijinhos!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A ideia que eu tinha era que correctamente devia dizer-se 'tenho ganhado', mas 'foi ganho'. Confesso que não sabia que se podia dizer das duas formas, tenho de ir pesquisar isso ;)

      Sim, a questão do 'pôr ao lixo' já me foi apontada no facebook! Julgo que será uma questão regional porque em minha casa todos dizem isso, mas não invalida que esteja incorrecto! Eu não disse que era perfeita - também eu faço erros, e é precisamente com estas correcções que conseguimos aprender a evitá-los :)

      Eu estava a referir-me ao grama, unidade de peso.

      Obrigada pelas correcções! :D

      Beijinhos!

      Eliminar
    2. Eu não queria de maneira alguma insinuar que eras ou não perfeita, até porque também sou um bacado grammar nazi :)
      eu também pensei logo que deveria ser regional porque é-me (muito) estranho ouvir "pôr ao lixo", e nunca ouvi isso :P
      Sempre ouvi dizer que ganhado ou ganho era aceitável, até por professores de português, embora não tenha a certeza ;)

      Eliminar
    3. Por acaso fico feliz em saber que não estou sozinha e que há por aí outros grammar nazis que me compreendam ;)

      Eu acho que a questão do 'pôr ao lixo' é como a questão de dizer 'à minha beira', enquanto que as pessoas do Sul dizem 'ao pé de mim'. Soa-me tão estranho, ao pé de mim ;)

      Beijinhos :)

      Eliminar
    4. Ao pé de mim parece-me o título de uma canção de amor, é demasiado delicado :/

      Eliminar
    5. Como grammar nazi que também sou, a questão do ganho vs. ganhado tem a ver com formas regulares e irregulares do particípio do verbo. São os dois possíveis como, por exemplo, escrito e escrevido... Escrito é a forma irregular, mas aquela que toda a gente considera correcta e comum. =)
      Para saber mais:
      http://www.recantodasletras.com.br/gramatica/1486102

      Beijinhos*

      Eliminar
  8. Adorei esta receita! Vou levar :)!
    http://flordobrownie.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  9. Banana e Noz é uma das combinações que mais gosto! :)

    A aceitação dos erros faz parte do crescimento... :)

    ResponderEliminar
  10. Podes sempre conjugar dois dos teus defeitos... Fazes um erro de gramática, corrijes o erro, e agradeces-te pela crítica construtiva ;)
    (se fores bipolar deve funcionar melhor).
    já agora, diria que a tua melhor qualidade é admitires os defeitos :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada :) Por acaso nunca tive problemas com isso, nem com admitir os meus defeitos nem com admitir as minhas qualidades! Não gosto de pessoas convencidas, mas também não gosto de falsas modéstias ;)

      Eliminar
  11. Uma combinação deliciosa resultaram nuns muffins deliciosos.
    bjs

    ResponderEliminar
  12. O melhor de tudo e que podemos aprender não só com os nossos erros, mas também com os erros dos outros. E acho que o importante e sempre tentarmos melhorar quem somos. Lindos muffins.

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  13. Eu também gosto de criticas construtivas, o meu problema com elas é o modo como são transmitidas... Adorava, mas adorava mesmo deitar coisas para o lixo com tanta facilidade... a sério, tenho caixas e caixinhas de roupa, tralha que não uso à espera não sei de quê... vou ter que treinar essa habilidade...
    Só uma deixa o grama é uma unidade de massa, a unidade do peso é o Newton porque o peso é uma força!! (é o que dá ser prof de FQ!!! - Ok eu confesso - quando vou ao supermercado digo 100 g de ... sabendo que é asneira, tb não quero passar por totó!!) Outro erro comum com as unidades é colocá-las no plural e isso não é correto - 100 grama e não 100 gramas! ;)
    Beijinhos ;)

    ResponderEliminar
  14. Uma coisa que me intriga imenso: tens de aprovar os teus próprios comentários?

    ResponderEliminar
  15. Um post divertido e uns muffins saborosos! :-)

    PS Não te esqueças do passatempo a decorrer no meu blogue! Conto com a tua criatividade! ;-)

    ResponderEliminar
  16. Olá Joana,

    em primeiro lugar, nós não temos defeitos... temos feitios ;)

    em segundo lugar, estes muffins estão deliciosos... como sempre... e sem defeito ;)



    Beijinhos
    http://fabricocaseiro.blogspot.pt/2013/06/biscoitos-de-coco-laranja-e-queijo-creme.html

    ResponderEliminar
  17. Hehehe... eu sofro de um mal oposto: a minha irmã também é "nazi" da gramática e até já desistiu de ver o que publico no blogue uma vez que eu sou uma desleixada! Eu sei que eu é que estou errada, e quando ela me diz "tens um o em vez de um p" ou "a vírgula não está correcta" la vou eu corrigir...
    Quanto aos muffins acho que comia os dois ;)
    Beijinhos
    http://sudelicia.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  18. Joaninha,
    Já vi que as incorreções de português dão "pano para mangas". Com este Novo Acordo Ortográfico(que é mas não é), ainda fiquei mais "às aranhas".

    Histórias de meter coisas para o lixo...na semana passada andei a vasculhar o caixote publico (sim! adqueles verdes que estão na estrada!!) porque deitei uma sapatilha fora que afinal tinha dono.

    Venham as frutas de verão, as frutas exóticas e desconhecidas...sabe-me tudo bem! mas a banana será sempre a minha preferida.

    Vanessa da Mata - já vi no Coliseu e gostei :)

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  19. Ontem apaguei um comentário anónimo sem querer (é o que dá aprovar comentários do telemóvel!). De qualquer das formas a ferramenta da pesquisa já está disponível! :)

    ResponderEliminar
  20. Não considero defeitos, e todos temos as nossas manias.
    Sem querer dizer que sejam más de todo, fazem parte de nós :)
    Acho que sou um bocadinho como tu!
    E adorei a nova versão dos muffins :) lindos!
    Um beijinho.

    ResponderEliminar
  21. Hmmm....não acho que sejam defeitos!
    Para mim um defeito é não saber aceitar críticas, principalmente as construtivas!
    Deitar coisas fora também não me parece um defeito, a acumulação de papeladas e coisas inúteis só nos fazem perder tempo.
    Quanto à gramática confesso que não sou expert, escrevo por intuição e não penso minimamente nas regras. Mas tinha uma colega na faculdade que tinha esse vício e nunca me incomodou, era um espectáculo nos trabalhos de grupo, ela dava sempre conta das nossas calinadas! :P

    Mas se esses "defeitos" te servirem para fazer muffins deliciosos como estes, bem podes ficar feliz por tê-los!! ;)

    beijinho*


    ResponderEliminar
  22. Olá Joana!
    A expressão adequada é "pôr no lixo" e não pôr ao lixo" (dá-se na mesma contração da preposição, mas trata-se de uma preposição diferentes.

    Luísa

    ResponderEliminar
  23. Joaninha,
    Entendo bem o que dizes quando te dá vontade de corrigir um erro, também me acontece o mesmo e claro que todos erramos. Corrijo muitas vezes as pessoas com quem tenho mais confiança, quanto às outras tenho que me segurar :) e não é por saber mais ou por snobismo, é mesmo por "feitio" e (de)formação profissional. Há erros que me põem os cabelos em pé :)
    Costumo dizer que não há saberes mais ou saberes menos, há saberes diferentes.
    Sou mais de guardar tudo, mas bem arrumadinho, anos a fio até perceber que "aquilo" não me faz falta, mas depois quando faço uma limpeza, vai tudo à frente :)
    Críticas construtivas aceito-as sempre, ajudam a melhorar e a crescer.
    Os muffins estão lindos, de banana, chocolate, nozes, aveia... são sempre irresistíveis e uma verdadeira tentação.
    Bjns
    Isabel

    ResponderEliminar
  24. Olá Joana.
    Se eu quiser fazer essa receita para a minha familia mas fazendo apenas 6 muffins, teria de reduzir tudo para metade correcto? Tenho duvidas é com a quantidade de ovo ou banana. Mantenho o ovo e ponho 1 banana e 1/2? :)

    Beijinho

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Exactamente :) Depois diz como correram! :D

      Beijinhos e bom resto de fim-de-semana :)

      Eliminar
    2. Obrigada :D
      São mesmo saborosos? :)
      Posso utilizar manteiga em vez de oleo? 40ml de oleo = 40g de manteiga?

      Depois eu tiro fotografias ;)

      Eliminar
    3. Eu achei que sim :) Podes usar manteiga, utiliza umas três colheres de sopa :)

      Beijinhos! :)

      Eliminar
    4. Espero que aqui casa também gostem :)

      Beijinhos e obrigada!

      Eliminar
  25. Acabei de experimentar a fazer estes muffins e são uma verdadeira delícia! Podes vê-los no meu blog ;)
    Beijinhos
    http://candyloveapa.blogspot.pt/

    ResponderEliminar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...r: 0" />