14 de junho de 2013

Bolo de chocolate sem glúten e sem lactose com duas histórias :D

You see the smile that's on my mouth?
It's hiding the words that don't come out.
And all of my friends who think that I'm blessed,
They don't know my head is a mess.
No, they don't know who I really am,
And they don't know what 
I've been through like you do.

And I was made for you.

Brandi Carlile


Todas as receitas têm uma história. Este bolo tem duas.

No último jantar com os meus afilhados (aquele em que fiz as lemon bars) a Filipa comentou que tinha uma amiga intolerante ao glúten que sentia imensa dificuldade em cozinhar doces bons, e sugeriu que eu podia fazer algumas receitas sem glúten. 

Fiquei logo entusiasmada com a ideia, e decidi que a próxima sobremesa que fizesse para um jantar seria sem glúten.


Mas a vida trocou-me as voltas, e há duas semanas fiquei de cama com a maior faringite de sempre. Sentia-me tão doente que não estava bem de forma nenhuma: nem deitada, nem sentada, nem de pé. Não conseguia dormir, ler, estar no computador ou ouvir música, e por isso limitei-me a esperar que o tempo passasse depressa e a entupir-me de paracetamol

Quando eventualmente me comecei a sentir melhor nem hesitei, e comemorei a ocasião com um bolinho. O escolhido foi este bolo de grão e chocolate do blog Cozinhar sem Lactose (que por sua vez o adaptou desta receita do blog Bem Bons).


Fiz apenas uma adaptação na receita e juntei pepitas de chocolate. Ficou um bolo fofo e delicioso, relativamente húmido, não muito doce e com um sabor bem intenso a chocolate. Quem o provou (nomeadamente o Pedro, os meus pais, o meu irmão e a mãe e a irmã do Pedro) aprovou, e não pensou nem por um segundo que este não fosse um bolo normalíssimo feito com farinha e manteiga. 

E depois de todos se lambuzarem com este bolinho delicioso eu contei-lhes qual era o segredo da textura fascinante deste bolo: o grão-de-bico. Muahuahuahuahuah (riso maléfico) :D

Este é um bolo sem glúten e sem lactose, ideal para quem precisa ou gosta de seguir uma dieta específica. Porque não ingerir glúten não deve ser sinónimo de nunca mais comer doces deliciosos :D


Bolo de chocolate sem glúten e lactose 

Ingredientes:

* 400g de grão-de-bico cozido;
* Uma colher de sopa de azeite;
* Quatro ovos;
* Uma colher de chá de aroma de baunilha;
* 150g de açúcar amarelo;
* Uma colher de chá de fermento em pó;
* Uma pitada de sal;
* 140 g de chocolate negro (sem lactose);
* 100g de pepitas de chocolate negro.

Confecção: 

* Derreter o chocolate no microondas;

* À parte triturar com a varinha mágica o grão-de-bico misturado com o azeite;

* Juntar os ovos e bater bem;

* Adicionar o aroma de baunilha, o açúcar amarelo, o fermento e o sal, continuando a bater; 

* Acrescentar o chocolate derretido e metade das pepitas de chocolate e envolver bem; 

* Verter numa forma (usei uma forma redonda pequena) e cobrir com a metade restante das pepitas;

* Levar ao forno pré-aquecido a 180º durante 40 minutos;

* Deixar arrefecer na forma durante 15 minutos e desenformar.



Até amanhã! :D